Sensedia lança e-Book sobre o futuro das APIs em 2023

Soluções de API
Imagem: Freepik

Escrito em parceria com Randy Heffner, especialista em APIs, material revela tendências e melhores práticas de longo prazo em gerenciamento de APIs

A Sensedia, líder global no fornecimento de soluções de API e microsserviços, anuncia o lançamento do “Além das Tendências: Prevendo o Futuro das APIs em 2023”, um e-Book que revela o estado do gerenciamento das APIs e o que os líderes precisam saber agora para se preparar para o futuro. 

O material foi escrito por Randy Heffner, especialista em APIs e ex-analista da Forrester, em colaboração com Kleber Bacili, CEO da Sensedia. É uma leitura obrigatória para líderes empresariais durante esse período de rápidas mudanças e incertezas.

“Toda empresa funciona com softwares e pode mudar tão rapidamente quanto seus softwares mudam. A equipe de software de uma organização pode ser boa e rápida, mas APIs bem projetadas podem torná-las mais rápidas ainda, porque haverá menos software para construir”, diz Heffner. “As APIs fornecem uma vantagem de sobrevivência, ao direcionarem investimentos específicos em eficiência e oportunidades de negócios. Compreender as tendências de API e as melhores práticas fornece uma base para a agilidade dos negócios”, complementa. 

O e-Book revela as principais tendências a serem consideradas em 2023 e as melhores práticas de longo prazo para ajudar na criação de negócios mais abertos e flexíveis nos próximos anos. Heffner e Bacili trazem análises e experiências ricas, como base para tendências que geram conscientização sobre as possibilidades futuras e oferecem estratégias de gerenciamento de risco quando as situações mudam. 

“O Open Business está se tornando parte de todos os negócios”, comenta Bacili. “As APIs evoluíram como uma parte integrada de todos os aspectos do cenário da arquitetura da solução. Randy e eu gostamos de discutir, debater e resumir essa evolução e acreditamos que os líderes que levam essas tendências em consideração aumentam suas chances de criar plataformas e sistemas mais ágeis.” 

Além das sete melhores práticas e seis tendências de curto prazo para este ano, o e-Book oferece uma coleção de seis considerações de planejamento específicas. 

Os destaques do eBook incluem:

  • “Open everything” vai além de mandatos regulatórios para resultados de negócios

À medida que as visões, os planos e a cooperação do setor de API de negócios crescem em vários setores, o termo “open everything” está permitindo uma espécie de discussão “sem limites” sobre o escopo potencial e o impacto comercial da estratégia de API. 

  • O gerenciamento de API abrange cenários de vários gateways

As soluções de gerenciamento de API estão expandindo a funcionalidade e as arquiteturas de implantação para acomodar conectividade e segurança multi-cloud complexas. 

  • A entrega de API combina com cadeias de ferramentas, integração e outras infraestruturas adjacentes

As APIs agora estão incorporadas em todas as partes do cenário da arquitetura da solução, permitindo que cada peça do quebra-cabeça desempenhe seu papel em toda a arquitetura. Quer se trate de plataformas de nuvem, internet das coisas, IA, dados ou infraestrutura de segurança, SaaS, aplicativos móveis ou da web, microsserviços, integração, ferramentas de entrega de software etc., as APIs facilitam a integração de muitas peças desconectadas e distribuídas em um todo coerente.

  • A governança adaptativa de ponta a ponta surge da governança de API

A governança está deixando de ser um modelo único para todos e se tornando mais flexível e automatizada. Isso é especialmente importante para portfólios de API de negócios, onde o design e a governança de domínio trabalham juntos para manter as APIs alinhadas para fornecer métricas de resultados de negócios bem-sucedidos. 

  • APIs e infraestrutura de API se beneficiam da engenharia de plataforma

Para aumentar a velocidade de entrega e a resiliência operacional, a engenharia de plataforma consolida as preocupações de design e configuração de infraestrutura de software em equipes de plataforma, separadas dos timesde desenvolvimento de aplicativos. As equipes de desenvolvimento podem se concentrar mais nos aplicativos, enquanto que aqueles que trabalham com plataforma lidam com questões complexas de resiliência e segurança da plataforma. Os conceitos e práticas de engenharia de plataforma estão sendo aproveitados de várias maneiras para melhorar as plataformas, estratégias e operações de API. 

  • As APIs se tornam um pilar para a eficiência da empresa ao longo do tempo

Estes são tempos incertos e as empresas estão explorando a tecnologia em busca de respostas e oportunidades. Os investimentos baseados em API atendem às necessidades imediatas de eficiência operacional, ao mesmo tempo em que criam uma base para facilitar a mudança, experimentação e inovação contínuas nos negócios. 

“As empresas podem responder às tendências de curto prazo construindo cuidadosamente para o futuro, independentemente de darem saltos ou pequenos passos à frente”, comenta Heffner. “Ao se considerar  agir com base em alguma das tendências apresentadas aqui, é aconselhável praticar compromisso tardio, deixando assim as opções em aberto neste mundo fluido. E lembre-se, ao aderir aos princípios de longo prazo das melhores práticas de API, continue a relembrar continuamente suas equipes da importância dessas práticas”, conclui.


Leia também
Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração
Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração

Modelo é a combinação perfeita entre eficiência e beleza; e tem bateria de 6.000 mAh e duração de até dois […]

Lity expande linha de fones TWS que favorece chamadas de voz
Lity expande linha de fones TWS que favorece chamadas de voz

A Lity, marca de eletrônicos e acessórios compatíveis com dispositivos de última geração, anuncia expansão da linha TWS. Os novos […]

ASUS ROG lança linha de notebooks gamer no Brasil
ASUS ROG lança linha de notebooks gamer no Brasil

Neste ano, a marca está com foco no público gamer brasileiro, trazendo uma linha completa de produtos que atendem à […]

Epson lança quatro novos scanners profissionais no Brasil
Epson lança quatro novos scanners profissionais no Brasil

Novos DS-C330 e DS-C490 foram desenvolvidos para escritórios, enquanto ultracompactos ES-C320W e ES-C380W são ideais para home office A Epson […]

Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil
Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil

Marca também lança acessórios para elevar ainda mais a experiência de jogo do público local, como kit de teclado e […]