Opera apresenta o Opera One, um navegador totalmente redesenhado

Opera One
Imagem: Divulgação / Opera

A Opera lança hoje o Opera One, versão de acesso antecipado de um navegador completamente redesenhado que está planejado para substituir o principal navegador Opera para Windows, MacOS e Linux ainda este ano. Baseado no Design Modular, o Opera One transforma a forma como você interage com seu navegador, entregando uma experiência de navegação líquida mais intuitiva para o usuário. Com o lançamento de hoje, o Opera One também se torna o primeiro grande navegador baseado no Chromium com um compositor multithread que dá vida à interface do usuário como nunca antes. O Opera One também apresenta o Tab Islands, uma maneira nova e mais intuitiva de interagir e gerenciar várias guias. Esta notícia vem apenas algumas semanas depois de anunciar seus primeiros recursos generativos de IA, incluindo AI Prompts, bem como acesso ao ChatGPT e ChatSonic na barra lateral. 

Opera One
Divulgação / Opera

 

Apresentando a primeira implementação do Design Modular

A Opera tem um histórico de se reinventar para atender às necessidades em constante mudança de seus usuários, bem como à evolução da natureza da web. Com o Opera One, o navegador foi redesenhado de acordo com o Design Modular. A nova filosofia de design, que está sendo apresentada hoje pela primeira vez, permitirá que a Opera construa com o tempo um navegador mais poderoso e rico em recursos, pronto para um futuro generativo baseado em IA. O navegador Opera está, assim, iniciando sua metamorfose em um navegador que se adaptará dinamicamente às necessidades do usuário, trazendo apenas os principais recursos para o primeiro plano: os módulos relevantes dentro do Opera One se ajustarão automaticamente com base no contexto, fornecendo ao usuário uma experiência de navegação mais líquida e sem esforço.

Em vez de adicionar mais e mais recursos e destacá-los, cada elemento do Opera One foi avaliado de perto quanto à relevância. Como resultado, o navegador tem uma aparência mais limpa e organizada, com muito espaço para futuros recursos e extensões baseados em IA na barra lateral e na barra de endereço do navegador. Com o Opera One, ChatGPT, ChatSonic e o novo recurso AI Prompts são ativados por padrão.

Além de criar espaço para serviços de IA generativos existentes, o novo design também está lançando as bases para os serviços de IA que a Opera planeja lançar em um futuro próximo.

Primeiro grande navegador com Multithreaded Compositor para uma experiência de interface do usuário super suave

O poder da web vem crescendo continuamente, permitindo operações gráficas de alto desempenho em sites sem interrupções por outros processos. Com o Opera One, a Opera está introduzindo uma abordagem semelhante à interface do usuário do navegador, implementando um novo compositor multithread para fornecer uma camada de interface do usuário mais rápida e suave. Com o Multithreaded Compositor, o Opera One é o primeiro grande navegador baseado em Chromium que dá vida à interface do usuário como nunca antes. Combinada com os novos Princípios de Design Modular, esta nova arquitetura permite a implementação de novos recursos e permite que a Opera continue a se diferenciar de outros navegadores baseados no Chromium. Um dos novos recursos possibilitados pela nova arquitetura do navegador é o Tab Islands. 

Imagem Opera One
Divulgação / Opera

 

Tab Islands: uma forma nova e intuitiva de interagir com as abas

Tab Islands é um novo recurso que oferece uma experiência suave e intuitiva criada para usuários que interagem com várias abas.

Os pesquisadores descobriram que o design de abas existente nos navegadores torna difícil alternar entre conjuntos de tarefas. Além disso, de acordo com a pesquisa da Opera, a maioria das pessoas se sente sobrecarregada com a confusão de suas guias e deseja que os navegadores façam mais para ajudá-los a gerenciar suas abas.

As novas Tab Islands do Opera One abordam esse desafio. Ilhas de guias são uma nova maneira de manter abas relacionadas entre si de maneira intuitiva – sem forçar os usuários a mudar seus hábitos. Você está procurando o melhor restaurante para almoçar? As abas com os menus, locais e detalhes do restaurante serão abertas em uma ilha de guias dedicada. Você tem um monte de Google Docs que você usa para o trabalho? Eles também podem obter uma ilha de guias própria. Conforme você navega e mais ilhas são criadas, você pode facilmente distinguir os tópicos nos quais estava focando e alternar entre eles. Na nova versão reinventada do Opera, as Ilhas Tab são a primeira manifestação de seu Design Modular: elas são claramente distinguíveis no navegador UX, marcadas por cores separadas e bordas claras da ilha.

Tab Islands é uma maneira natural de organizar suas guias em grupos contextuais sem atrapalhar seu fluxo. Elas facilitam o manuseio de guias relacionadas entre si em grupos que você pode abrir e recolher conforme necessário. Isso torna a navegação com muitas abas mais eficiente, permitindo uma experiência de navegação mais agradável e fluida”, destaca Joanna Czajka, product director na Opera.

Tab islands são criadas automaticamente para manter as guias juntas no mesmo contexto de navegação. Os sites abertos também podem ser reunidos em uma ilha de guias pressionando o botão CTRL/Command e clicando naqueles que você deseja agrupar e, em seguida, clicando com o botão direito do mouse para criar uma ilha de guias. Eles também podem ser movidos arrastando e soltando entre as ilhas. Você também pode adicionar a uma ilha de abas existente arrastando e soltando ou pressionando o pequeno botão de adição na lateral da ilha. 

Tab Islands
Divulgação / Opera

 

Recursos populares de IA na barra lateral

As atualizações da Opera no início de 2023, que incluíram a adição de recursos generativos de IA ao navegador, abriram o caminho para esse novo navegador redesenhado. No futuro, a Opera se transformará para se tornar totalmente modular, tornando a interface do usuário do navegador mais intuitiva e funcional.

“O Opera One é a primeira instância do nosso design inteligente e modular dentro da Opera. Ele marca o início de uma cadeia de inovação, incluindo o próprio mecanismo de IA da Opera a ser lançado nos próximos meses. A web ficou mais inteligente e rápida com IA generativa. Com o Opera One, estamos prontos para abraçar e liderar essa mudança”, acrescentou Czajka. 

Fonte: Opera


Leia também
Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração
Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração

Modelo é a combinação perfeita entre eficiência e beleza; e tem bateria de 6.000 mAh e duração de até dois […]

Lity expande linha de fones TWS que favorece chamadas de voz
Lity expande linha de fones TWS que favorece chamadas de voz

A Lity, marca de eletrônicos e acessórios compatíveis com dispositivos de última geração, anuncia expansão da linha TWS. Os novos […]

ASUS ROG lança linha de notebooks gamer no Brasil
ASUS ROG lança linha de notebooks gamer no Brasil

Neste ano, a marca está com foco no público gamer brasileiro, trazendo uma linha completa de produtos que atendem à […]

Epson lança quatro novos scanners profissionais no Brasil
Epson lança quatro novos scanners profissionais no Brasil

Novos DS-C330 e DS-C490 foram desenvolvidos para escritórios, enquanto ultracompactos ES-C320W e ES-C380W são ideais para home office A Epson […]

Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil
Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil

Marca também lança acessórios para elevar ainda mais a experiência de jogo do público local, como kit de teclado e […]