Opera One, navegador com IA nativa, é lançado oficialmente

Navegador Opera One - Lançamento oficial
Imagem: Divulgação / Opera

O Opera One, a versão mais recente do navegador Opera, concluiu sua fase de testes e agora está disponível para download. Esperada como a 100ª versão do Opera, esta atualização marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento para o principal produto da empresa de navegadores norueguesa.

Redesenhado do zero para inaugurar uma nova era de navegação baseada em inteligência artificial, o Opera One é o primeiro navegador a apresentar uma inteligência artificial integrada, a Aria. A Aria pode ser acessada através de uma nova linha de comando ou pela barra lateral do navegador. Este recurso oferece uma solução baseada em GPT, juntamente com informações atualizadas da web, gratuitamente.

Desde o início deste ano, a Opera tem feito movimentos ousados na área de IA generativa. O objetivo é fornecer aos usuários uma experiência de navegação repensada, que aumenta a produtividade e a criatividade, permitindo inúmeras interações possíveis com a Aria.

“Como pessoas que se preocupam com a inovação em navegadores, achamos adequado repensar o papel do navegador à luz dos recentes avanços na área de IA. Ao contrário de outras empresas de navegadores, a Opera não apenas adicionou serviços de IA ao seu navegador. Voltamos à prancheta e redesenhamos nosso navegador principal. O Opera One é construído em torno da Aria, nossa IA de navegador nativa, e é a materialização do nosso trabalho até agora”, disse Joanna Czajka, Product Director da Opera.

O primeiro navegador Opera com IA de navegador nativa

A Aria, a nova IA de navegador da Opera, é um componente fundamental do Opera One. Com este recurso, os usuários do Opera One têm acesso a um serviço líder em IA generativa gratuitamente. Essa novidade é o resultado da colaboração da Opera com a OpenAI, mas com capacidades expandidas. 

Aria - prompts
Divulgação / Opera

 

Com base no próprio motor de IA da Opera, a Aria se conecta ao GPT da OpenAI e é aprimorada com capacidades adicionais, como adicionar resultados ao vivo da web. A Aria pode ser considerada uma especialista em web e em navegação, permitindo que os usuários colaborem com a IA ao procurar informações online, gerar texto ou código ou obter respostas para suas consultas sobre produtos. Quando se trata de suporte ao cliente, a Aria possui conhecimento sobre todo o banco de dados de documentação de suporte da Opera e utiliza o conhecimento atual da empresa para responder às perguntas dos usuários.

Os usuários do Opera One também têm acesso a uma nova linha de comando que permite usar o atalho ctrl+/ (Windows) ou cmd+/ (Mac) para exibir uma sobreposição e interagir com a Aria. Sempre que surgir uma dúvida, eles podem usar estes comandos para fazer uma pergunta à Aria e interagir imediatamente com a resposta da IA do navegador na barra lateral ou continuar navegando. 

A Aria também faz uso do recurso de Prompt de IA que a Opera introduziu na versão de teste. Após receber feedback dos usuários e realizar testes extensivos, a capacidade de obter prompts contextuais ao clicar com o botão direito ou destacar texto no navegador agora também está integrada à Aria.

Reconhecendo a popularidade do ChatGPT, o Opera One também oferece aos usuários acesso ao popular serviço na barra lateral do navegador.

Ao contrário de outras soluções de navegadores, a IA na Opera é uma experiência controlada pelo usuário, o que significa que eles podem optar por usar os serviços de IA ou não. Para usar a Aria, eles precisam abrir a IA do navegador na barra lateral e fazer login ou se cadastrar em uma conta gratuita do Opera, caso ainda não tenham uma.

Tab Islands: uma nova forma intuitiva de interagir com abas

Um elemento chave do Opera One são as Tab Islands e a forma como elas alteram o comportamento das abas do navegador. As abas são uma parte fundamental da navegação, mas a forma padrão de interagir com elas não evoluiu muito desde os primeiros dias da web e não corresponde mais à riqueza da internet e às inúmeras maneiras como a utilizamos. Por exemplo, pesquisadores descobriram que o design de abas existente nos navegadores dificulta a alternância entre tarefas. Além disso, de acordo com a própria pesquisa da Opera, a maioria das pessoas se sente sobrecarregada com a bagunça de suas abas e gostaria que os navegadores criassem uma maneira para ajudá-las neste gerenciamento. 

Tab Islands - Opera One
Divulgação / Opera 

 

As Tab Islands do Opera One abordam esse desafio e buscam uma nova forma de manter as abas relacionadas juntas de maneira intuitiva, com base no contexto, sem obrigar os usuários a mudar seus hábitos ou sequer pensar nisso. Os usuários ganham flexibilidade na interação com suas abas: podem manter diferentes contextos de navegação separados, mover abas, agrupá-las para torná-las menores e retornar a elas mais tarde ou salvá-las em marcadores ou quadros. 

Quando um usuário cria um itinerário de viagem e pesquisa hotéis e rotas, as abas abertas nesse contexto permanecerão juntas em uma ilha de abas dedicada. Ou talvez eles tenham um grupo de documentos do Google que usam para o trabalho? Esses documentos também terão automaticamente sua própria ilha de abas. Conforme navegam e mais ilhas de abas são criadas, os usuários do Opera One podem facilmente distinguir os tópicos em que estavam concentrados e alternar entre eles.

O novo Design Modular e a nova arquitetura do Opera One com Multithreaded Compositor para uma navegação mais suave do que nunca

A Opera tem uma história de se reinventar para atender às necessidades em constante mudança de seus usuários, assim como à evolução da web. Com o Opera One, o navegador foi redesenhado de acordo com o Design Modular. A nova filosofia de design, que está sendo implementada no principal navegador da Opera pela primeira vez, permite que a Opera construa ao longo do tempo um navegador mais poderoso e rico em recursos, pronto para um futuro baseado em IA generativa. O navegador Opera está começando sua metamorfose em um navegador que se adaptará dinamicamente às necessidades dos usuários, trazendo apenas os recursos principais para o primeiro plano: os módulos relevantes dentro do Opera One se ajustarão automaticamente com base no contexto, proporcionando ao usuário uma experiência de navegação mais fluida e sem esforço. 

Além de repensar a aparência de sua interface, a Opera também reestruturou seu navegador para desktop, implementando uma nova arquitetura de navegador com um Multithreaded Compositor para oferecer uma camada de interface do usuário mais rápida e suave. Com o Multithreaded Compositor, o Opera One é o primeiro navegador Chromium importante que dá vida à interface do usuário como nunca antes. Combinado com os novos Princípios de Design Modular, essa nova arquitetura permite a implementação de novos recursos e permite que a Opera continue se diferenciando de outros navegadores baseados em Chromium.

O Opera One é o início de um novo ciclo de evolução para o navegador principal Opera, com muitas atualizações centradas em IA que aprimorarão muito a experiência web dos usuários planejada para o restante do ano. 

*Fonte: Opera

 


Leia também
Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração
Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração

Modelo é a combinação perfeita entre eficiência e beleza; e tem bateria de 6.000 mAh e duração de até dois […]

Lity expande linha de fones TWS que favorece chamadas de voz
Lity expande linha de fones TWS que favorece chamadas de voz

A Lity, marca de eletrônicos e acessórios compatíveis com dispositivos de última geração, anuncia expansão da linha TWS. Os novos […]

ASUS ROG lança linha de notebooks gamer no Brasil
ASUS ROG lança linha de notebooks gamer no Brasil

Neste ano, a marca está com foco no público gamer brasileiro, trazendo uma linha completa de produtos que atendem à […]

Epson lança quatro novos scanners profissionais no Brasil
Epson lança quatro novos scanners profissionais no Brasil

Novos DS-C330 e DS-C490 foram desenvolvidos para escritórios, enquanto ultracompactos ES-C320W e ES-C380W são ideais para home office A Epson […]

Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil
Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil

Marca também lança acessórios para elevar ainda mais a experiência de jogo do público local, como kit de teclado e […]