Opera entra no ar com ferramentas de IA generativas no navegador de desktop e no Opera GX

IA generativas no navegador de desktop e no Opera GX
Imagem: Divulgação / Opera

Recursos incluem prompts contextuais de IA e integração da barra lateral de serviços populares baseados em GPT, marcando o primeiro estágio do navegador AI da Opera, com planos de passar para o estágio dois com seu próprio mecanismo de IA de navegador em

À medida que as ferramentas generativas de IA continuam a remodelar o cenário digital, a Opera está integrando recursos de IA em seus navegadores de desktop. Lançado hoje na Opera e no Opera GX, estão AI Prompts e integração de barra lateral dos populares serviços baseados em GPT, como ChatGPT e ChatSonic. Os usuários podem explorar as ferramentas AIGC (conteúdo gerado por IA) na Opera e no Opera GX.

“AIGC é um divisor de águas para navegação na web. Nosso objetivo é usar essas tecnologias para dar aos nossos usuários novos superpoderes de navegação – reimaginando como eles aprendem, criam e pesquisam”, disse Joanna Czajka, Product Director na Opera. 

AI Prompts inteligentes e acesso a chatbots populares baseados em GPT

Como parte do primeiro estágio de seu navegador AI, a Opera introduziu prompts inteligentes de IA acessíveis diretamente da barra de endereço ou destacando um elemento de texto em um site. Os usuários podem iniciar conversas rapidamente com serviços de IA generativos para encurtar ou explicar artigos, gerar tweets ou solicitar conteúdo relevante com base no texto destacado. Os AI Prompts são contextuais e evoluirão à medida que a Opera adicionar novos recursos. 

AI Prompts - Opera GX
Divulgação / Opera

 

Além de adicionar AI Prompts, a Opera agora também fornece acesso ao ChatGPT e ChatSonic na barra lateral do navegador. Os usuários agora podem aproveitar essas plataformas populares de IA generativa para geração de ideias, resumos, traduções, itinerários e muito mais. O ChatSonic também permite a geração de imagens.

As ferramentas AIGC da Opera são uma progressão natural para o navegador. Elas seguem o histórico da Opera de dar aos usuários acesso direto às plataformas mais solicitadas da Internet, tais como TikTok, Telegram e WhatsApp. O lançamento de hoje marca o primeiro estágio do navegador AI do Opera – o segundo estágio será construído sobre o próprio mecanismo AI do navegador baseado em GPT da Opera. 

AI Prompts no navegador Opera GX
Divulgação / Opera

 

“A Opera está expandindo ativamente seu programa de IA para AIGC para navegadores, notícias e produtos de jogos por meio de suas próprias soluções e parcerias novas e existentes. Estamos entusiasmados por nossos usuários experimentarem IA generativa com este lançamento. Espere mais inovações de nós”, acrescentou Czajka. 

Começando:

As ferramentas de IA generativas estão disponíveis em acesso antecipado na Opera (Win, Mac, e Linux) e Opera GX (Win e Mac). Para acessar os novos recursos, atualize o navegador Opera ou Opera GX ou baixe-o em www.opera.com. Em seguida, vá para Easy Setup e ative a opção Early Access selecionando “AI Prompts”, o que habilita AI Prompts no navegador UI e serviços de IA na barra lateral. Observe que os usuários devem fazer o login ou se cadastrar para esses serviços separadamente. No Opera GX, os usuários também precisam ter a opção “Early Bird” ativada nas configurações de seu navegador. 

Fonte: Opera


Leia também
Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração
Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração

Modelo é a combinação perfeita entre eficiência e beleza; e tem bateria de 6.000 mAh e duração de até dois […]

Lity expande linha de fones TWS que favorece chamadas de voz
Lity expande linha de fones TWS que favorece chamadas de voz

A Lity, marca de eletrônicos e acessórios compatíveis com dispositivos de última geração, anuncia expansão da linha TWS. Os novos […]

ASUS ROG lança linha de notebooks gamer no Brasil
ASUS ROG lança linha de notebooks gamer no Brasil

Neste ano, a marca está com foco no público gamer brasileiro, trazendo uma linha completa de produtos que atendem à […]

Epson lança quatro novos scanners profissionais no Brasil
Epson lança quatro novos scanners profissionais no Brasil

Novos DS-C330 e DS-C490 foram desenvolvidos para escritórios, enquanto ultracompactos ES-C320W e ES-C380W são ideais para home office A Epson […]

Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil
Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil

Marca também lança acessórios para elevar ainda mais a experiência de jogo do público local, como kit de teclado e […]