Opera lança Aria, novo assistente de IA integrado ao navegador

Opera Aria
Imagem: Divulgação / Opera

A Opera anunciou hoje, em 24/05, o lançamento da Aria, seu mais novo assistente de inteligência artificial integrado ao navegador. Com a Aria, os usuários do Opera podem desfrutar gratuitamente de um serviço de inteligência artificial generativa líder do setor. O assistente foi integrado nativamente ao navegador, marcando o início de uma nova experiência de navegação para os usuários do Opera. Essa novidade é resultado da colaboração entre a Opera e a OpenAI

“A IA está mudando rapidamente a forma como trabalhamos, navegamos na web e, naturalmente, como pensamos sobre os navegadores e o papel que desempenham na experiência online dos usuários”, disse Joanna Czajka, Diretora de Produto do Opera para PC. “Apropriadamente, Aria é nosso primeiro produto que se nomeou”.

A nova IA do navegador Opera permite que os usuários aprimorem sua criatividade e produtividade aproveitando o poder da inteligência artificial em conjunto com todas as funcionalidades de um navegador. A Aria, que é baseada na infraestrutura “Composer” própria da Opera, se conecta à tecnologia GPT da OpenAI e é aprimorada por capacidades adicionais, como adicionar resultados ao vivo da web. Aria é tanto uma especialista em web quanto em navegador, permitindo que os usuários colaborem com a IA ao buscar informações na web, gerar texto ou código ou obter respostas para suas consultas sobre produtos. Por exemplo, quando se trata de suporte ao cliente, Aria conhece todo o banco de dados de documentação de suporte da Opera e pode usar o conhecimento atual da empresa sobre produtos para responder às perguntas dos usuários.

A infraestrutura do Composer do Opera também é facilmente expansível. O Composer permite que o Aria se conecte a vários modelos de IA e, no futuro, expandirá integrando recursos adicionais, como serviços de pesquisa fornecidos pelos principais parceiros do Opera. Toda essa inovação estará acessível por meio de uma experiência de usuário unificada e coerente. 

Opera Aria
Divulgação / Opera

 

“Com Aria, os usuários do Opera têm uma maneira integrada de aproveitar o potencial da IA generativa hoje de forma gratuita”, destaca Stefan Stjernelund, Vice-Presidente de Produto do Opera para Android. “E isso é apenas o começo, com muitas outras capacidades ainda por vir”. 

Estratégia para a IA do navegador Opera

A implementação da Aria marca o próximo passo na estratégia da Opera de integrar serviços de IA generativa em seus navegadores e é resultado da colaboração da empresa com a OpenAI. No início deste ano, a Opera introduziu uma primeira implementação do ChatGPT na barra lateral de seu navegador para desktop, juntamente com o recurso AI Prompts. Também apresentou o Opera One, uma versão redesenhada de seu navegador adequada para acomodar mais recursos de IA generativa por meio de seu design modular. A empresa agora está dando o próximo passo, introduzindo uma IA ao seu navegador que permitirá aos usuários interagir com a web. A forma atual da Aria como uma interface de chat que se comunica com o usuário marca a primeira etapa do projeto. O serviço baseado em inteligência artificial está definido para se integrar ainda mais ao Opera nas próximas versões do navegador, com o objetivo final de ser nativamente incorporado ao navegador, ajudando os usuários a realizar tarefas em vários navegadores. 

Primeiros passos

Aria é um serviço gratuito com informações atualizadas, o que significa que está conectado à internet e não está limitado a conteúdos anteriores a 2021, tornando-se uma oferta mais avançada do que as soluções baseadas em GPT padrão. Está disponível em mais de 180 países, incluindo a União Europeia. 

Opera Aria - Nova IA
Divulgação / Opera

 

Os usuários do Opera no desktop podem testar a Aria baixando a versão mais recente do Opera One (versão para desenvolvedores). Os usuários do Android agora podem testar a Aria na versão beta mais recente do navegador, que pode ser baixada na Google Play Store. A única coisa que os testantes precisam fazer para acessar a Aria é criar uma conta no Opera, caso ainda não tenham uma. Eles serão notificados por e-mail ou dentro do produto sobre seu status de permissão. Assim que a conta do usuário do Opera estiver ativa, eles poderão acessar a Aria por meio das configurações do Opera para Android beta ou pela barra lateral do navegador Opera One. 

 

*Fonte: Opera


Leia também
Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração
Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração

Modelo é a combinação perfeita entre eficiência e beleza; e tem bateria de 6.000 mAh e duração de até dois […]

Lity expande linha de fones TWS que favorece chamadas de voz
Lity expande linha de fones TWS que favorece chamadas de voz

A Lity, marca de eletrônicos e acessórios compatíveis com dispositivos de última geração, anuncia expansão da linha TWS. Os novos […]

ASUS ROG lança linha de notebooks gamer no Brasil
ASUS ROG lança linha de notebooks gamer no Brasil

Neste ano, a marca está com foco no público gamer brasileiro, trazendo uma linha completa de produtos que atendem à […]

Epson lança quatro novos scanners profissionais no Brasil
Epson lança quatro novos scanners profissionais no Brasil

Novos DS-C330 e DS-C490 foram desenvolvidos para escritórios, enquanto ultracompactos ES-C320W e ES-C380W são ideais para home office A Epson […]

Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil
Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil

Marca também lança acessórios para elevar ainda mais a experiência de jogo do público local, como kit de teclado e […]