Embratel lança solução LakeIT para insights de negócios mais simples e eficientes

Embratel lança solução LakeIT para insights de negócios mais simples e eficientes
Imagem: rawpixel.com / Freepik

Habilitada com recursos de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, a nova oferta da Embratel integra ecossistemas analíticos a Nuvens Públicas, Privadas ou Híbridas

Embratel apresenta LakeIT, a solução ideal para organizações que buscam simplificar e estruturar a jornada dos dados de seus negócios. Com alta capacidade de processamento, a plataforma de Big Data da Embratel apoia a tomada de decisões e gera insights valiosos para impulsionar a eficiência dos processos. Além disso, a solução consegue integrar os ecossistemas analíticos das empresas a Nuvens Públicas, Privadas ou Híbridas.  

“A nova solução da Embratel se baseia na gestão e governança de dados de ponta a ponta para oferecer às organizações mais independência em suas decisões”, diz Mário Rachid, Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Embratel. Segundo ele, o LakeIT da Embratel possibilita a criação de um repositório de dados inteligente, sem que seja necessário se preocupar com questões técnicas como a sobrecarga de gerenciamento, de infraestrutura, de servidores ou segurança. “A partir da plataforma, a Embratel disponibiliza um Data Lake As a Service, que apoia na utilização mais inteligente dos dados para gerar insights, explorando todo o potencial da Nuvem e levando a análise de informações a um novo nível”, afirma. 

Já que o volume de dados coletados pelas empresas está cada vez maior, conseguir identificar o que realmente é relevante aos negócios é um grande desafio. A partir de informações corretas, com análise e cruzamento de diferentes fontes de dados de forma estruturada, é possível ter os insights que são fundamentais para a tomada de decisão nos negócios. Com alta disponibilidade, o LakeIT da Embratel possibilita isso, fornecendo acesso a uma plataforma com permanente atualização tecnológica, gerenciada com infraestrutura dinâmica – que possibilita o aumento ou a diminuição da capacidade de armazenagem conforme a necessidade do cliente. Permite também o processamento eficaz de informações em diversos formatos, inclusive de imagens. 

A Embratel ainda oferece consultoria especializada para integrar Inteligência Artificial e Machine Learning à solução, considerando as necessidades específicas de cada cliente. Dessa forma, é possível que as companhias correlacionem, organizem e transformem todas as suas informações empresariais em um só lugar, de forma rápida e segura. Assim, as análises podem ser personalizadas para as demandas de diversas diretorias. Diagnósticos históricos e até preditivos podem ser feitos com a ajuda da Embratel. Por meio das informações obtidas é possível, por exemplo, analisar padrões de comportamento dos consumidores para fidelização de clientes ou até mesmo fornecimento de descontos para melhor controle de estoques. 

Por oferecer uma série de vantagens, a expectativa é que o LakeIT possa ser usado até por empresas do setor financeiro que atuam com informações sobre a evolução do mercado de ações e dados estratégicos para ajudar os clientes. A solução é capaz de prever quais seriam as escolhas de aplicações a serem feitas por investidores conservadores, moderados ou arrojados, conforme suas condutas anteriores. Desse modo, as empresas conseguem fazer orientações mais eficazes, assim como reunir um portfólio financeiro que seja atraente para os clientes. 

Outra funcionalidade importante do LakeIT é o envio de notificações automáticas, com a identificação em tempo real de casos críticos ou anormalidades evidenciadas pelos dados. Nas cidades, por exemplo, câmeras inteligentes que coletam imagens de vias públicas podem ser integradas à solução. Com treinamento eficiente, o LakeIT consegue reconhecer situações atípicas, como acidentes e roubos, por exemplo, e emitir alertas aos servidores, para que tomem as devidas providências. 

“Como habilitadora de transformação digital nas empresas, a Embratel está sempre em busca de prover as melhores soluções ao mercado corporativo e, com o LakeIT, estamos levando uma grande inovação para as organizações”, afirma Rachid, destacando que a solução cria relatório e dashboards gerenciais que podem ser automaticamente enviados diretamente para os e-mails dos gestores. 

O lançamento está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e também pode ser adquirido no formato on-premises por empresas que gerenciam seus próprios servidores.


Leia também
Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração
Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração

Modelo é a combinação perfeita entre eficiência e beleza; e tem bateria de 6.000 mAh e duração de até dois […]

Lity expande linha de fones TWS que favorece chamadas de voz
Lity expande linha de fones TWS que favorece chamadas de voz

A Lity, marca de eletrônicos e acessórios compatíveis com dispositivos de última geração, anuncia expansão da linha TWS. Os novos […]

ASUS ROG lança linha de notebooks gamer no Brasil
ASUS ROG lança linha de notebooks gamer no Brasil

Neste ano, a marca está com foco no público gamer brasileiro, trazendo uma linha completa de produtos que atendem à […]

Epson lança quatro novos scanners profissionais no Brasil
Epson lança quatro novos scanners profissionais no Brasil

Novos DS-C330 e DS-C490 foram desenvolvidos para escritórios, enquanto ultracompactos ES-C320W e ES-C380W são ideais para home office A Epson […]

Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil
Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil

Marca também lança acessórios para elevar ainda mais a experiência de jogo do público local, como kit de teclado e […]