Embratel lança solução de monitoramento em tempo real para evitar perdas

Inteligência de dados
Imagem: Shylendrahoode / Getty Images / Canva

Embratel lançou a plataforma Embratel Smart Monitoring, que utiliza inteligência de dados para monitorar e prevenir a perda de bens perecíveis, vacinas, mercadorias e suprimentos. O sistema utiliza sensores IoT para monitorar a temperatura, umidade e localização dos produtos sensíveis em tempo real, a fim de aumentar a eficiência do transporte e armazenamento. O sistema emite alertas automaticamente quando as métricas ficam fora dos parâmetros ideais, eliminando a necessidade de monitoramento humano. 

“Atualmente, a maior parte da cadeia de distribuição e de estoque ainda utiliza registros manuais de temperatura e de umidade de ambientes, o que deixa todo o processo mais vulnerável a erros e com um tempo de resposta ruim diante de possíveis anormalidades”, afirma Mário Rachid, Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Embratel. O executivo ressalta que a partir da adoção da Smart Monitoring, esse monitoramento passa a ser feito à distância por meio de um sistema inteligente. “A solução é capaz de até indicar quando é necessário reparo manual em casos mais críticos. Com a Smart Monitoring, proporcionamos inovação e digitalização para o monitoramento de cargas, apoiando na tomada de medidas rápidas e preventivas em casos de métricas alteradas, evitando prejuízos”, diz. 

Os sensores que fazem parte da solução são integrados com um SIM Card e permitem uma comunicação de qualidade, segura e com controle, de forma ininterrupta. Os dispositivos são Plug and Play, o que significa que já são configurados e entregues prontos para uso, sem depender de uma infraestrutura de conectividade local. Os equipamentos são calibrados e possuem sistema auditável, que garante a veracidade dos dados e atende todas as legislações em vigor.

Com os dados disponibilizados em um painel de controle online e em um aplicativo móvel, as empresas conseguem acessar medições sempre atualizadas e consultar uma base histórica, podendo comprovar que todo o processo logístico de transporte e armazenamento foi realizado adequadamente. Eventuais falhas nos sistemas de refrigeração, por exemplo, podem ser estudadas para não voltarem a acontecer. Dessa forma, é ampliada a acuracidade no controle das cargas e a confiabilidade das informações, evitando perda de produtos e os custos resultantes do retrabalho na cadeia de distribuição. A solução é totalmente digital, sem uso de papéis, e é capaz de armazenar históricos e informações relevantes para o negócio, ganhando agilidade e performance.

A Embratel Smart Monitoring é indicada para os mais variados segmentos, podendo ser usada em pontos fixos, como em almoxarifados e câmaras frias, ou em caminhões e veículos em movimento. Na saúde, a solução pode ser usada por clínicas, laboratórios e farmacêuticas no correto deslocamento e armazenamento de vacinas, medicamentos e insumos, que possuem limites de temperatura e umidade bastante específicos. A Smart Monitoring pode ser utilizada por empresas de varejo, logística, agronegócio e alimentos, como laticínios, carnes e peixes, que também precisam de ambientes controlados para evitar o perecimento.

“Com o lançamento, entregamos um produto completo, que proporciona redução nos custos das empresas, já que, a partir do seu uso, elas não precisam se preocupar com a contratação de inúmeras tecnologias e serviços para o mesmo fim”, avalia Eduardo Polidoro, Diretor de IoT da Claro. O executivo destaca que a Smart Monitoring fornece uma visão ampla das condições e monitoramento. “A solução irá proporcionar uma onda de inovação na cadeia logística do País, levando inúmeros benefícios a todo mercado”, diz.

Segundo a Embratel, o lançamento da solução reforça o compromisso em oferecer soluções completas e que atendam às necessidades de diversos segmentos. 

Fonte: Embratel


Leia também
Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração
Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração

Modelo é a combinação perfeita entre eficiência e beleza; e tem bateria de 6.000 mAh e duração de até dois […]

Lity expande linha de fones TWS que favorece chamadas de voz
Lity expande linha de fones TWS que favorece chamadas de voz

A Lity, marca de eletrônicos e acessórios compatíveis com dispositivos de última geração, anuncia expansão da linha TWS. Os novos […]

ASUS ROG lança linha de notebooks gamer no Brasil
ASUS ROG lança linha de notebooks gamer no Brasil

Neste ano, a marca está com foco no público gamer brasileiro, trazendo uma linha completa de produtos que atendem à […]

Epson lança quatro novos scanners profissionais no Brasil
Epson lança quatro novos scanners profissionais no Brasil

Novos DS-C330 e DS-C490 foram desenvolvidos para escritórios, enquanto ultracompactos ES-C320W e ES-C380W são ideais para home office A Epson […]

Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil
Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil

Marca também lança acessórios para elevar ainda mais a experiência de jogo do público local, como kit de teclado e […]