Embratel lançou a plataforma Embratel Smart Monitoring, que utiliza inteligência de dados para monitorar e prevenir a perda de bens perecíveis, vacinas, mercadorias e suprimentos. O sistema utiliza sensores IoT para monitorar a temperatura, umidade e localização dos produtos sensíveis em tempo real, a fim de aumentar a eficiência do transporte e armazenamento. O sistema emite alertas automaticamente quando as métricas ficam fora dos parâmetros ideais, eliminando a necessidade de monitoramento humano.
“Atualmente, a maior parte da cadeia de distribuição e de estoque ainda utiliza registros manuais de temperatura e de umidade de ambientes, o que deixa todo o processo mais vulnerável a erros e com um tempo de resposta ruim diante de possíveis anormalidades”, afirma Mário Rachid, Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Embratel. O executivo ressalta que a partir da adoção da Smart Monitoring, esse monitoramento passa a ser feito à distância por meio de um sistema inteligente. “A solução é capaz de até indicar quando é necessário reparo manual em casos mais críticos. Com a Smart Monitoring, proporcionamos inovação e digitalização para o monitoramento de cargas, apoiando na tomada de medidas rápidas e preventivas em casos de métricas alteradas, evitando prejuízos”, diz.
Os sensores que fazem parte da solução são integrados com um SIM Card e permitem uma comunicação de qualidade, segura e com controle, de forma ininterrupta. Os dispositivos são Plug and Play, o que significa que já são configurados e entregues prontos para uso, sem depender de uma infraestrutura de conectividade local. Os equipamentos são calibrados e possuem sistema auditável, que garante a veracidade dos dados e atende todas as legislações em vigor.
Com os dados disponibilizados em um painel de controle online e em um aplicativo móvel, as empresas conseguem acessar medições sempre atualizadas e consultar uma base histórica, podendo comprovar que todo o processo logístico de transporte e armazenamento foi realizado adequadamente. Eventuais falhas nos sistemas de refrigeração, por exemplo, podem ser estudadas para não voltarem a acontecer. Dessa forma, é ampliada a acuracidade no controle das cargas e a confiabilidade das informações, evitando perda de produtos e os custos resultantes do retrabalho na cadeia de distribuição. A solução é totalmente digital, sem uso de papéis, e é capaz de armazenar históricos e informações relevantes para o negócio, ganhando agilidade e performance.
A Embratel Smart Monitoring é indicada para os mais variados segmentos, podendo ser usada em pontos fixos, como em almoxarifados e câmaras frias, ou em caminhões e veículos em movimento. Na saúde, a solução pode ser usada por clínicas, laboratórios e farmacêuticas no correto deslocamento e armazenamento de vacinas, medicamentos e insumos, que possuem limites de temperatura e umidade bastante específicos. A Smart Monitoring pode ser utilizada por empresas de varejo, logística, agronegócio e alimentos, como laticínios, carnes e peixes, que também precisam de ambientes controlados para evitar o perecimento.
“Com o lançamento, entregamos um produto completo, que proporciona redução nos custos das empresas, já que, a partir do seu uso, elas não precisam se preocupar com a contratação de inúmeras tecnologias e serviços para o mesmo fim”, avalia Eduardo Polidoro, Diretor de IoT da Claro. O executivo destaca que a Smart Monitoring fornece uma visão ampla das condições e monitoramento. “A solução irá proporcionar uma onda de inovação na cadeia logística do País, levando inúmeros benefícios a todo mercado”, diz.
Segundo a Embratel, o lançamento da solução reforça o compromisso em oferecer soluções completas e que atendam às necessidades de diversos segmentos.
Fonte: Embratel