Blockbit lança XDR para fortalecer a defesa digital das empresas com recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning

Tecnologia que usa IA e Machine Learning para detectar e responder a ameaças em tempo real, incluindo ransomware, phishing e ataques Zero Day

Cibersegurança
Imagem: Freepik (Pikaso) / Falando Tech

Com técnicas modernas e avançadas para uma proteção robusta e inteligente, a nova solução oferece defesa eficaz e resiliente contra ameaças emergentes e adaptada às necessidades de cada empresa

A Blockbit, empresa líder em produtos de cibersegurança, anuncia o lançamento da solução XDR (Extended Detection and Response), com recursos avançados e eficazes para detecção e proteção contra ameaças e ataque em empresas de todos os tamanhos, com qualidade e eficiência de forma acessível. A tecnologia combina Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning para analisar o comportamento dos usuários e sistemas em múltiplos vetores, como endpoints, redes, e-mails e ambientes em nuvem. Essa abordagem avançada permite a detecção precoce de ameaças e a resposta eficaz a incidentes em tempo real, mesmo diante de técnicas de ataque emergentes, como ransomware, phishing e ataques Zero Day.

“O mercado brasileiro de segurança digital enfrenta desafios cada vez mais complexos, refletindo o cenário global de ameaças cibernéticas. Eles se agravam diante de orçamentos muitas vezes restritos das empresas, exigindo soluções mais eficientes e estratégicas para mitigar os riscos”, afirma Lucas Pereira, CTO (Chief Technology Officer) da Blockbit. De acordo com o executivo, as companhias necessitam de recursos especializados, que protejam o negócio e atendam as regulamentações, e possam se adaptar rapidamente às mudanças do ambiente cibernético de forma acessível. “O lançamento do Blockbit XDR, que pode ser contratado no modelo Software as a Service (SaaS), com pagamentos mensais, surge como uma resposta única a esses desafios. A solução reduz barreiras financeiras de contratação e custos com equipe especializada para operar a tecnologia, por exemplo, pois a própria Blockbit pode ficar responsável pelo gerenciamento da solução no cliente”, afirma.

O XDR foi desenvolvido pelo Blockbit Labs, laboratório de inteligência da Blockbit. A oferta é integrada com a nova solução SIEM da companhia, que atua no gerenciamento e correlação de eventos de segurança. A partir da junção das tecnologias, é possível centralizar e correlacionar todos os eventos detectados, obtendo uma visão consolidada e detalhada do ambiente de TI das empresas. Isso permite uma melhora na capacidade de detecção de riscos, emissão de alertas, mitigação de ameaças, respostas ativas em padrões complexos de ataques e de coordenar respostas a incidentes com maior precisão e rapidez, inclusive usando bases de análises históricas e estatísticas em tempo real.

Quando um ransomware ataca uma rede corporativa, por exemplo, o XDR detecta processos maliciosos como a criptografia de arquivos realizada no servidor, identificando esse comportamento como um padrão incomum neste sistema. Em resposta a esses sinais, o XDR imediatamente e automaticamente, sem necessidade de interação humana, isola a máquina afetada, impedindo que o ransomware se espalhe para outras. Em caso de tentativa de infiltração por malware, o XDR identifica a execução de códigos desconhecidos presentes em arquivos potencialmente maliciosos ou a comunicação com endereços IP suspeitos contidos em links de e-mails. Assim, a solução bloqueia o ataque de forma imediata, impedindo o comprometimento do endpoint. A tecnologia também realiza uma análise detalhada do tráfego de rede para identificar e bloquear potenciais conexões com servidores de comando e controle usados pelos hackers. Dessa forma, o XDR evita a infecções pontuais ou generalizadas, e protege a integridade do ambiente corporativo.

Para detectar atividades suspeitas em ataques Zero Day, que exploram vulnerabilidades desconhecidas e ainda não documentadas, o XDR da Blockbit também aplica técnicas de análise comportamental. Caso um novo tipo de código tente executar ações inesperadas ou alterar configurações críticas nos sistemas corporativos sem autorização, a solução identifica essas atividades e inicia uma resposta automática para conter a ameaça, como o bloqueio de processos suspeitos e a quarentena de arquivos comprometidos. Essa capacidade de detectar e responder a ameaças desconhecidas ajuda a prevenir danos significativos.

Além das funcionalidades já destacadas, o Blockbit XDR oferece uma gama de recursos avançados que proporcionam proteção abrangente e asseguram a conformidade nos ambientes corporativos. Com o Blockbit XDR, é possível realizar investigações proativas para identificar padrões de ataque e atividades suspeitas que podem passar despercebidos por mecanismos tradicionais. O produto oferece também inventário e visibilidade em tempo real dos ativos, enquanto detecta automaticamente vulnerabilidades em softwares desatualizados, permitindo ações preventivas. Além disso, é possível assegurar a conformidade contínua com regulamentações como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard), mitigando riscos legais e operacionais. Integrações nativas com nuvens públicas e containers, posicionam o Blockbit XDR como uma solução completa e eficaz para proteger as empresas contra as ameaças cibernéticas modernas e emergentes.

“O XDR, que faz parte da Blockbit Platform, fica alocado na nuvem da Blockbit, oferecendo maior escalabilidade, agilidade e redundância às companhias no uso da solução. A tecnologia também entrega relatórios abrangentes e detalhados, que fornecem visibilidade geral e histórica dos eventos de segurança. Com isso, os registros podem ser usados como ferramentas para investigação e análise forense”, afirma Pereira. Segundo o executivo, a partir disso, as companhias possuem acesso a análises contextuais de todo o seu ambiente de TI. “O XDR da Blockbit elimina pontos cegos das empresas e simplifica as operações de segurança, sendo um grande avanço na proteção de ativos. Estamos muito felizes em lançar esta solução inovadora de forma acessível para empresas de todos os tamanhos do mercado brasileiro”, diz.

Os clientes da Blockbit que contratarem a solução terão suporte completo em português e realizado no Brasil, além de manutenção e atualizações contínuas. Ao ser comercializada no modelo SaaS, com pagamentos mensais em reais, a solução proporciona flexibilidade, previsibilidade e redução de custos, uma vez que as empresas não ficam sujeitas a flutuações de câmbio que são comuns quando contratam soluções em outras moedas. Com isso, a Blockbit segue em sua jornada de tornar a cibersegurança cada vez mais acessível para todos os negócios.

*Fonte: Blockbit


Leia também