Xiaomi lança livro sobre sua propriedade intelectual

Xiaomi lança livro
Imagem:

O material obtém mais de 29.000 patentes em nível global

Xiaomi, empresa fabricante de produtos eletrônicos e inteligentes de consumo direto, incluindo smartphones e hardwares inteligentes conectados por uma plataforma de internet das coisas (“IoT”) no seu núcleo central, lançou seu white paper sobre propriedade intelectual (“IP”).

white paper apresenta as realizações da Xiaomi na área de IP e suas competências em termos de inovação tecnológica. Atualmente, a Xiaomi já atua em 12 campos tecnológicos de pesquisa e desenvolvimento, incluindo tecnologia 5G para comunicação móvel, big data, computação na nuvem e inteligência artificial, atuando em 98 subsegmentos. Inovação tecnológica é a força impulsionadora por trás do alto grau de globalização da Xiaomi, com direitos de PI provendo suporte e proteção eficiente para outras inovações tecnológicas.

A Xiaomi tem acumulado feitos substanciais em IP em todas essas áreas. Em 30 de setembro de 2021, o Grupo passou a ocupar a 13ª posição no mundo todo entre as famílias de patentes autodeclaradas para a tecnologia 5G. Em 30 de setembro de 2022, a Xiaomi já tinha obtido mais de 29.000 patentes em nível global, cobrindo mais de 60 países e regiões.

Wang Xiang, Sócio e Presidente da Xiaomi Corporation, introduziu a proposta de valor para IP do Grupo pela primeira vez. Ele declarou que a Xiaomi se dedica a oferecer aos usuários as melhores inovações tecnológicas de sua classe, respeitando direitos de IP e oferecendo soluções diferenciadas para resolver disputas de IP. A empresa tem buscado estabelecer parcerias de ganho mútuo, de longo prazo, e sustentáveis para lidar com questões relativas a IP, e em última instância promover inclusão tecnológica em benefício de uma comunidade mais abrangente.

white paper mostra o ambiente de IP diversificado e complexo que empresas chinesas com ambições globais precisam enfrentar. Ao responder ativamente a ações judiciais, sinalizando abertura para a cooperação e empenhando-se para perseguir uma estratégia multilateral de ganho mútuo, a Xiaomi tem conseguido expandir seu alcance global. Ao longo dos anos, a Xiaomi tem aplicado IP de forma extensiva para impulsionar negócios e o desenvolvimento tecnológico.

Em resposta à demanda de consumidores, a Xiaomi tem procurado reunir esforços com parceiros comerciais globais para promover inclusão tecnológica na área de direitos de IP para fortalecer toda a comunidade e permitir que todas as pessoas no mundo usufruam de uma melhor qualidade de vida através de tecnologias inovadoras.

A IP da Xiaomi impulsiona inovação nos negócios

Após 12 anos de desenvolvimento e impulsionada pela sua estratégia central “Smartphone × AIoT”, a Xiaomi tem expandido sua presença em mais de 100 mercados no mundo todo. Os negócios da empresa abrangem segmentos como smartphones, TVs inteligentes, grandes aparelhos domésticos inteligentes, acessórios vestíveis e serviços de internet. Seus esforços de pesquisa e desenvolvimento já foram demonstrados em áreas que incluem sistemas operacionais para smartphones, representação gráfica, carregamento, sistemas operacionais para TVs inteligentes, IA, etc.

Tomando a MIUI como exemplo, uma robusta proteção de patentes apoia a inovação contínua do sistema MIUI. Em 30 de setembro de 2022, a Xiaomi já possuía mais de 7.700 patentes no mundo todo para o sistema operacional MIUI e as funções de software. O Grupo também possui mais de 700 patentes para tecnologias de carregamento de smartphones, incluindo, mas sem se limitar à arquitetura do circuito subjacente, gestão de segurança, e otimização dos recursos de transmissão.

A proteção de patentes promove a inovação inerente à tecnologia de representação gráfica para smartphones da Xiaomi. Em 30 de setembro de 2022, a Xiaomi possuía mais de 1.000 patentes para tecnologias de representação gráfica no mundo todo. Além de alavancar a experiência dos usuários de smartphones da Xiaomi, a Empresa também se empenhou para expandir sua carteira de patentes para tecnologia 5G. No final de setembro de 2021, a Xiaomi passou a ocupar a 13ª posição no mundo todo entre as famílias de patentes autodeclaradas para a tecnologia 5G. Desde o final de setembro de 2022 a Xiaomi tem liderado e participado da formulação de mais de 260 padrões nacionais, industriais e em grupo, e suas competências técnicas têm sido reconhecidas pela indústria.

O sistema de IP da Xiaomi tem promovido o desenvolvimento de uma ampla gama de cenários de uso no seu ecossistema de promoção do viver inteligente. Após anos de desenvolvimento, o Grupo detinha mais de 1.200 patentes associadas à IA em nível global. A tecnologia de IA para redução do ruído de chamadas da Xiaomi tem sido aplicada em mais de 60 produtos, impulsionando o crescimento dos negócios da empresa.

A Xiaomi assumiu um compromisso com o conceito de “Tecnologia pelo Bem de Todos”. Impulsionada pelas competências tecnológicas do Grupo, a Xiaomi tem desenvolvido gradualmente recursos de acessibilidade no seu sistema operacional MIUI. Por exemplo, a tecnologia táctil da Xiaomi, e as tecnologias para reconhecimento de sons ambiente e conversão texto-fala foram projetadas para usuários com deficiências visuais, auditivas e da fala, respectivamente, permitindo que usuários menos privilegiados usufruam da conveniência de novas tecnologias.

IP fortalece as ambições globais da Xiaomi

Em 2013, o sistema de IP da Xiaomi estava na sua infância, como foco na proteção da tecnologia desenvolvida pela própria empresa e no patenteamento dos seus hardwares e do sistema operacional MIUI. Enquanto focava o mercado da China Continental, o Grupo realizou sua primeira incursão em mercados externos tais como a Europa. Conforme os negócios do Grupo com smartphones experimentavam um rápido desenvolvimento, isso chamou a atenção de titulares de patentes no mundo todo.

De 2014 a 2019, a Xiaomi acelerou seu desenvolvimento em mercados externos. A Xiaomi escolheu os mercados da Índia e do Sudeste da Ásia como ponto de partida, e entrou gradualmente nos mercados europeu e latino-americano. Os direitos de IP da Xiaomi cresceram rapidamente durante o período com mais de 2.000 pedidos de patentes globais. A partir de 2015, a média anual de pedidos de patentes globais foi de aproximadamente 6.000.

Durante o período, a Xiaomi enfrentou complexas disputas envolvendo IP. Apenas cinco meses após a Xiaomi ter entrado no mercado indiano de smartphones, em julho de 2014, o Grupo encarou uma ação judicial sobre patentes com a Ericsson, provedora global de tecnologias da informação e para comunicação. Após uma disputa judicial de cinco anos, a Xiaomi e a Ericsson finalmente solucionaram o contencioso de forma amigável em setembro de 2019.

Com relação às alegações de ser uma entidade não praticante, a BlueSpike, uma entidade não praticante, acusou a Xiaomi de infringir seus direitos de patente em vários modelos de smartphone em 2013. O processo foi encerrado com a retirada da ação judicial pela BlueSpike, refletindo o modo como os direitos de propriedade intelectual da Xiaomi protegem seus esforços de desenvolvimento comercial. A Xiaomi também já obteve sentenças legais contra Sisvel, IPCom e outras, contribuindo para o estabelecimento do princípio FRAND (“Fair, Reasonable e Non-Discriminatory” – “Justo, Razoável e Não Discriminatório”) no segmento global de IP.

Através de diferentes meios tais como aquisição, licenças cruzadas e transferências de patentes, a Xiaomi tem acumulado feitos significativos na área de patentes. Em 2016, a Xiaomi e a Microsoft ampliaram sua parceria global. A Xiaomi tem obtido um progresso excepcional na globalização de IP desde 2020, e tem acumulado feitos substanciais na área de propriedade intelectual. No final de setembro de 2022, a Xiaomi já tinha obtido mais de 29.000 patentes no mundo todo, cobrindo mais de 60 países e regiões. 

*Imagem: Divulgação / Xiaomi


Leia também
Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil
Acer anuncia lançamento do Nitro V 15 no Brasil

Marca também lança acessórios para elevar ainda mais a experiência de jogo do público local, como kit de teclado e […]

ViewSonic lança 2º projetor laser 4K “Projetado para Xbox”
ViewSonic lança 2º projetor laser 4K “Projetado para Xbox”

O projetor LX700-4K oferece alto brilho, taxa de atualização de 240 Hz e tempo de resposta de 4,2ms ViewSonic, fornecedor […]

Motorola lança o Moto g34 5G e o Moto g04 for Business
Motorola lança o Moto g34 5G e o Moto g04 for Business

Aparelhos ampliam o portfólio de produtos voltados para o mercado corporativo e são os primeiros modelos B2B de 2024 A […]

ASUS ROG lança primeiro notebook gamer com IA no Brasil
ASUS ROG lança primeiro notebook gamer com IA no Brasil

O ROG Zephyrus G16 é o primeiro notebook do país a ser equipado com a nova série de processadores Intel […]

NVIDIA lança plataforma de pesquisa em nuvem 6G para avançar nas comunicações sem fio com IA
NVIDIA lança plataforma de pesquisa em nuvem 6G para avançar nas comunicações sem fio com IA

A plataforma de pesquisa em nuvem 6G da NVIDIA capacita os pesquisadores com uma abordagem inovadora para desenvolverem a próxima […]