Lançamento

Xiaomi lança livro sobre sua propriedade intelectual

O material obtém mais de 29.000 patentes em nível global

Xiaomi, empresa fabricante de produtos eletrônicos e inteligentes de consumo direto, incluindo smartphones e hardwares inteligentes conectados por uma plataforma de internet das coisas (“IoT”) no seu núcleo central, lançou seu white paper sobre propriedade intelectual (“IP”).

Continua após o anúncio

white paper apresenta as realizações da Xiaomi na área de IP e suas competências em termos de inovação tecnológica. Atualmente, a Xiaomi já atua em 12 campos tecnológicos de pesquisa e desenvolvimento, incluindo tecnologia 5G para comunicação móvel, big data, computação na nuvem e inteligência artificial, atuando em 98 subsegmentos. Inovação tecnológica é a força impulsionadora por trás do alto grau de globalização da Xiaomi, com direitos de PI provendo suporte e proteção eficiente para outras inovações tecnológicas.

A Xiaomi tem acumulado feitos substanciais em IP em todas essas áreas. Em 30 de setembro de 2021, o Grupo passou a ocupar a 13ª posição no mundo todo entre as famílias de patentes autodeclaradas para a tecnologia 5G. Em 30 de setembro de 2022, a Xiaomi já tinha obtido mais de 29.000 patentes em nível global, cobrindo mais de 60 países e regiões.

Wang Xiang, Sócio e Presidente da Xiaomi Corporation, introduziu a proposta de valor para IP do Grupo pela primeira vez. Ele declarou que a Xiaomi se dedica a oferecer aos usuários as melhores inovações tecnológicas de sua classe, respeitando direitos de IP e oferecendo soluções diferenciadas para resolver disputas de IP. A empresa tem buscado estabelecer parcerias de ganho mútuo, de longo prazo, e sustentáveis para lidar com questões relativas a IP, e em última instância promover inclusão tecnológica em benefício de uma comunidade mais abrangente.

white paper mostra o ambiente de IP diversificado e complexo que empresas chinesas com ambições globais precisam enfrentar. Ao responder ativamente a ações judiciais, sinalizando abertura para a cooperação e empenhando-se para perseguir uma estratégia multilateral de ganho mútuo, a Xiaomi tem conseguido expandir seu alcance global. Ao longo dos anos, a Xiaomi tem aplicado IP de forma extensiva para impulsionar negócios e o desenvolvimento tecnológico.

Em resposta à demanda de consumidores, a Xiaomi tem procurado reunir esforços com parceiros comerciais globais para promover inclusão tecnológica na área de direitos de IP para fortalecer toda a comunidade e permitir que todas as pessoas no mundo usufruam de uma melhor qualidade de vida através de tecnologias inovadoras.

A IP da Xiaomi impulsiona inovação nos negócios

Após 12 anos de desenvolvimento e impulsionada pela sua estratégia central “Smartphone × AIoT”, a Xiaomi tem expandido sua presença em mais de 100 mercados no mundo todo. Os negócios da empresa abrangem segmentos como smartphones, TVs inteligentes, grandes aparelhos domésticos inteligentes, acessórios vestíveis e serviços de internet. Seus esforços de pesquisa e desenvolvimento já foram demonstrados em áreas que incluem sistemas operacionais para smartphones, representação gráfica, carregamento, sistemas operacionais para TVs inteligentes, IA, etc.

Tomando a MIUI como exemplo, uma robusta proteção de patentes apoia a inovação contínua do sistema MIUI. Em 30 de setembro de 2022, a Xiaomi já possuía mais de 7.700 patentes no mundo todo para o sistema operacional MIUI e as funções de software. O Grupo também possui mais de 700 patentes para tecnologias de carregamento de smartphones, incluindo, mas sem se limitar à arquitetura do circuito subjacente, gestão de segurança, e otimização dos recursos de transmissão.

A proteção de patentes promove a inovação inerente à tecnologia de representação gráfica para smartphones da Xiaomi. Em 30 de setembro de 2022, a Xiaomi possuía mais de 1.000 patentes para tecnologias de representação gráfica no mundo todo. Além de alavancar a experiência dos usuários de smartphones da Xiaomi, a Empresa também se empenhou para expandir sua carteira de patentes para tecnologia 5G. No final de setembro de 2021, a Xiaomi passou a ocupar a 13ª posição no mundo todo entre as famílias de patentes autodeclaradas para a tecnologia 5G. Desde o final de setembro de 2022 a Xiaomi tem liderado e participado da formulação de mais de 260 padrões nacionais, industriais e em grupo, e suas competências técnicas têm sido reconhecidas pela indústria.

O sistema de IP da Xiaomi tem promovido o desenvolvimento de uma ampla gama de cenários de uso no seu ecossistema de promoção do viver inteligente. Após anos de desenvolvimento, o Grupo detinha mais de 1.200 patentes associadas à IA em nível global. A tecnologia de IA para redução do ruído de chamadas da Xiaomi tem sido aplicada em mais de 60 produtos, impulsionando o crescimento dos negócios da empresa.

A Xiaomi assumiu um compromisso com o conceito de “Tecnologia pelo Bem de Todos”. Impulsionada pelas competências tecnológicas do Grupo, a Xiaomi tem desenvolvido gradualmente recursos de acessibilidade no seu sistema operacional MIUI. Por exemplo, a tecnologia táctil da Xiaomi, e as tecnologias para reconhecimento de sons ambiente e conversão texto-fala foram projetadas para usuários com deficiências visuais, auditivas e da fala, respectivamente, permitindo que usuários menos privilegiados usufruam da conveniência de novas tecnologias.

IP fortalece as ambições globais da Xiaomi

Em 2013, o sistema de IP da Xiaomi estava na sua infância, como foco na proteção da tecnologia desenvolvida pela própria empresa e no patenteamento dos seus hardwares e do sistema operacional MIUI. Enquanto focava o mercado da China Continental, o Grupo realizou sua primeira incursão em mercados externos tais como a Europa. Conforme os negócios do Grupo com smartphones experimentavam um rápido desenvolvimento, isso chamou a atenção de titulares de patentes no mundo todo.

De 2014 a 2019, a Xiaomi acelerou seu desenvolvimento em mercados externos. A Xiaomi escolheu os mercados da Índia e do Sudeste da Ásia como ponto de partida, e entrou gradualmente nos mercados europeu e latino-americano. Os direitos de IP da Xiaomi cresceram rapidamente durante o período com mais de 2.000 pedidos de patentes globais. A partir de 2015, a média anual de pedidos de patentes globais foi de aproximadamente 6.000.

Durante o período, a Xiaomi enfrentou complexas disputas envolvendo IP. Apenas cinco meses após a Xiaomi ter entrado no mercado indiano de smartphones, em julho de 2014, o Grupo encarou uma ação judicial sobre patentes com a Ericsson, provedora global de tecnologias da informação e para comunicação. Após uma disputa judicial de cinco anos, a Xiaomi e a Ericsson finalmente solucionaram o contencioso de forma amigável em setembro de 2019.

Com relação às alegações de ser uma entidade não praticante, a BlueSpike, uma entidade não praticante, acusou a Xiaomi de infringir seus direitos de patente em vários modelos de smartphone em 2013. O processo foi encerrado com a retirada da ação judicial pela BlueSpike, refletindo o modo como os direitos de propriedade intelectual da Xiaomi protegem seus esforços de desenvolvimento comercial. A Xiaomi também já obteve sentenças legais contra Sisvel, IPCom e outras, contribuindo para o estabelecimento do princípio FRAND (“Fair, Reasonable e Non-Discriminatory” – “Justo, Razoável e Não Discriminatório”) no segmento global de IP.

Através de diferentes meios tais como aquisição, licenças cruzadas e transferências de patentes, a Xiaomi tem acumulado feitos significativos na área de patentes. Em 2016, a Xiaomi e a Microsoft ampliaram sua parceria global. A Xiaomi tem obtido um progresso excepcional na globalização de IP desde 2020, e tem acumulado feitos substanciais na área de propriedade intelectual. No final de setembro de 2022, a Xiaomi já tinha obtido mais de 29.000 patentes no mundo todo, cobrindo mais de 60 países e regiões. 

*Imagem: Divulgação / Xiaomi


Leia também
LG lança novidades em telas, áudio em vídeo para residências e ambientes corporativos

LG lança novidades em telas, áudio em vídeo para residências e ambientes corporativos

A LG Electronics apresenta as novidades em telas e soluções corporativas e residenciais de áudio e vídeo na Feira...

Motorola lança versão turbinada do Moto E22 no Brasil

Motorola lança versão turbinada do Moto E22 no Brasil

A Motorola anuncia o lançamento da versão turbinada do Moto E22 no Brasil. Além do design elegante, acabamento premium e alto...

Lenovo lança ThinkPhone by Motorola, um smartphone para o mundo corporativo

Lenovo lança ThinkPhone by Motorola, um smartphone para o mundo corporativo

Lenovo anuncia o lançamento de seu novo ThinkPhone by Motorola, um smartphone criado com foco no mercado corporativo. O ThinkPhone possui...

Xiaomi estreia no Norte, com quiosque em shopping de Manaus

Xiaomi estreia no Norte, com quiosque em shopping de Manaus

Após três anos de operações no Brasil, a Xiaomi, terceira maior fabricante de smartphones do mundo, chega à...

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário