Opera anuncia lançamento de versão educacional gratuita de ferramenta de design de jogos

ferramenta de design de jogos
Imagem:

GameMaker vai facilitar e ajudar população a ensinar design de jogos e aumentar ainda o envolvimento dos alunos, tudo gratuitamente

Escolas agora podem ensinar design de jogos e acessar materiais de cursos e tutoriais de alta qualidade gratuitamente com o GameMaker – a ferramenta de desenvolvimento de jogos multiplataforma mais rápida e amigável do mercado.

“Fazer jogos é uma ótima maneira de ajudar os alunos a desenvolverem habilidades importantes, como pensamento criativo, resolução de problemas e planejamento. No entanto, quando se trata de orçamentos, as escolas estão sentindo o aperto financeiro. Mas, com o GameMaker agora gratuito para uso, independentemente do tamanho da turma, todas podem levar o desenvolvimento de jogos a todos os alunos que desejam seguir os videogames como hobby ou carreira”, disse Russell Kay, Head do GameMaker. 

Três em cada quatro  brasileiros dizem jogar videogames. A grande maioria dos gamers brasileiros menores de idade joga via celular (63%). Em seguida vêm os consoles (20%), o computador (11%) e o tablet (5%). A maioria, ou 54%, joga sozinha, enquanto 20% jogam acompanhados fisicamente de outras pessoas e 26% jogam virtualmente com outras pessoas. Os videogames favoritos são: Minecraft (24%), Roblox (19%), Amomg Us (13%), FIFA (11%), Angry Birds e Call of Duty (9% cada), Fortnite Battle Royale (6%) e Barbie (6%)

Quase todas as crianças (74,5% dos brasileiros, segundo pesquisa Game Brasil de 2022) gostam de jogar videogames como uma forma de relaxar e se conectar com os seus amigos online. Entretanto, para muitos, os videogames são mais do que apenas um passatempo, pois são um modo de vida. Quando não estão jogando, muitas crianças adoram assistir a canais de jogos no YouTube, no Twitch ou no Discord, discutir as conquistas de seus jogadores favoritos e visitar ainda eventos de jogos no fim de semana.

Portanto, ao ensinar design de jogos nas escolas, os professores podem explorar essa paixão das crianças e dos adolescentes para realmente atrair a atenção dos alunos, além de ajudá-los a desenvolver e aumentar as habilidades básicas necessárias para aprender assuntos como STEM e muito mais. 

No entanto, com as escolas sob crescentes restrições orçamentárias, introduzir o design de jogos nem sempre é uma decisão rápida e fácil. É por isso que o GameMaker tem o orgulho de apresentar uma versão educacional gratuita para que todos os professores possam agora oferecer rapidamente aulas de design de jogos, acessar planos de aula, tarefas e tutoriais dos alunos e começar a aumentar o envolvimento dos alunos neste universo – e tudo de forma gratuita.

A partir de hoje, as escolas podem acessar uma versão totalmente grátis do GameMaker – disponível sem a funcionalidade de exportação que normalmente é usada apenas por aqueles que estão aprendendo design de jogos em nível de pós-graduação. Se necessário, as escolas podem optar por adquirir uma licença que irá permitir o compartilhamento de jogos em todas as principais plataformas.

O GameMaker é a ferramenta de jogo multiplataforma cruzada mais rápida e amigável disponível no mercado, tornando mais fácil para os alunos aprenderem os fundamentos da codificação por meio de seu intuitivo e poderoso sistema de código visual GML Visual. Originalmente projetado como uma plataforma para ensinar as crianças a criar jogos, o GameMaker foi baixado por milhões de estudantes e criadores de jogos independentes e tem sido usado para criar jogos extremamente populares, como Undertale, Hyper Light Drifter e Chicory: A Colorful Tale.

Para mais detalhes, visite https://gamemaker.io/pt-BR/education

*Imagem: Divulgação / Opera 


Leia também