TGT ISG: supply chain no Brasil evolui com uso de RPA, IoT, blockchain e inteligência artificial

SIA
Imagem: divulgação / Mondoni Press

Novas tecnologias estão transformando o supply chain das empresas no Brasil em uma rede de suprimentos robusta e moderna, é o que aponta o relatório ISG Provider Lens™ Supply Chain Services, produzido e distribuído pela parceria TGT ISG. O relatório afirma que, em pesquisas recentes de diversas instituições renomadas, as empresas confirmam o compromisso com investimentos em tecnologias no supply chain.

Entre essas tecnologias, destacam-se a Internet das Coisas (IoT) e o sensoriamento remoto. Segundo a autora do estudo e distinguished analyst da TGT ISG, Ana Lin, com a IoT e o sensoriamento remoto, é possível monitorar 100% dos equipamentos e, portanto, proativamente realizar manutenções preventivas somente nos equipamentos necessários. Empresas que possuem ativos distribuídos geograficamente, como geladeiras, caixas eletrônicos e vending machines, para garantir a disponibilidade, mantinham rotinas de visitas para manutenções preventivas nos equipamentos, ou acionavam equipes para manutenções emergenciais. Ana Lin ainda ressalta que isto reduz os custos, além da aumentar a efetividade da intervenção, uma vez que saber qual peça precisa ser trocada reduz drasticamente custos com deslocamentos e com a equipe alocada.

O estudo também destaca a importância da RPA (robotic process automation), afirmando que essa tecnologia proporcionou uma economia de tempo significativa para as equipes. Ana Lin enfatiza que essa automação de tarefas repetitivas, como, por exemplo, extrair um dado no site do cliente e colocar no ERP (Enterprise Resource Planning) da empresa, retira responsabilidades operacionais das equipes de supply chain, permitindo às equipes trabalharem em tarefas de maior valor agregado como desenvolvimento de análise e planos de ação, para serem mais proativos na cadeia.

“Embora existam outras tecnologias emergentes, a inteligência artificial será a de maior impacto no supply chain. Isso porque uma grande quantidade de dados internos e externos, estruturados e não estruturados, armazenados em data lakes, minerados e analisados, irão desencadear novas correlações, insights e modelos de decisão”, afirma a autora. O relatório aponta que as implementações de ERP foram cruciais para estabelecer a espinha dorsal dos sistemas de informação nas empresas. Com a migração do ERP para a nuvem, surge a necessidade de migração de todos os sistemas de supply chain, apresentando novas oportunidades, além das vantagens técnicas já conhecidas, como a redução dos custos de armazenamento e a escalabilidade.

Segundo ela, com a migração para nuvem de sistemas tradicionais de supply chain (exemplo IBP, TMS, WMS), as empresas têm oportunidade de implantar novas funcionalidades das novas versões. “Mais relevante, no entanto, são as possibilidades de compartilhamento de dados e, portanto, visibilidade, colaboração, análise de cenários, agilidade e eficiência”.

O relatório ISG Provider Lens™ Supply Chain Services 2023 para o Brasil avalia as capacidades de 39 fornecedores em três quadrantes: Supply Chain Advisory and Consulting Services, Supply Chain IT Operation Services e Supply Chain BPO Services.

O relatório nomeia a Accenture como Líder em todos os três quadrantes, enquanto a IBM é nomeada como Líder em dois quadrantes. Deloitte, EY, ILOS, McKinsey, Stefanini, TCS, Tech Mahindra e XCELIS são nomeadas Líderes em um quadrante cada.

Além disso, Alvarez & Marsal e BRQ são nomeadas Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.


Leia também
Barreiras tarifárias, regulatórias e alfandegárias limitam IoT no Brasil, alerta ABINC
Barreiras tarifárias, regulatórias e alfandegárias limitam IoT no Brasil, alerta ABINC

Presidente da ABINC alerta que impostos inviabilizam projetos de IoT no Brasil, prejudicando avanços em relação ao cenário global

Saiba como a Internet das Coisas já está presente no dia a dia
Saiba como a Internet das Coisas já está presente no dia a dia

Explore o avanço da conectividade e a evolução da IoT em diversas áreas neste artigo completo. Saiba como a tecnologia está revolucionando o mundo conectado.

Saiba como as empresas podem garantir uma eficaz segurança cibernética
Saiba como as empresas podem garantir uma eficaz segurança cibernética

Com o aumento no tráfego de dados devido à inovação tecnológica – a evolução contínua da computação em nuvem, o rápido aumento na Internet das Coisas (IoT) e o crescimento da tecnologia 5G – os cibercriminosos têm utilizado métodos cada vez mais sofistica

IoT no campo: como a tecnologia está ajudando a revolucionar o agronegócio do Brasil
IoT no campo: como a tecnologia está ajudando a revolucionar o agronegócio do Brasil

Veículos autônomos, redes complexas com dispositivos interagindo de forma automática e sistemas inteligentes ajudando a predizer cada passo das operações.

Tecnologia pelo meio ambiente: Como a <i>Internet of Things</i> irá mudar sua vida e ajudar o planeta
Tecnologia pelo meio ambiente: Como a Internet of Things irá mudar sua vida e ajudar o planeta

O atual cenário das mudanças climáticas desenfreadas é um dos maiores, se não o maior, desafio que a humanidade irá enfrentar.