Saiba como a Internet das Coisas já está presente no dia a dia

Internet das Coisas
Imagem: Melpomenem / Canva

Tecnologia já revoluciona setores como Indústria, Agro, Saúde e Telecomunicações. Entenda como a conectividade pode abrir cada vez mais portas.

O mundo cada vez mais conectado depara com novas tecnologias. Uma delas é a IoT, a Internet of Things, ou Internet das Coisas, em português. Hoje, já é possível dizer que esse é um conceito consolidado, que deixou de ser algo do futuro. Mas como a IoT evolui e de que forma ela vem sendo utilizada em áreas diversificadas? A TriggoLabs, startup brasileira focada em inovação, Service Design Thinking, UX e UI, atua com plataformas que ajudam a gerir a revolução tecnológica necessária para as grandes empresas, e está à frente de importantes inovações nesse segmento, vai trazer, neste artigo, uma visão 360º sobre o avanço da conectividade.

Antes, é importante explicar que a IoT engloba dispositivos conectados à internet para gerar automação, com sua estrutura dividida em três pilares: Edge, ou borda, em tradução literal, é responsável pela captura de dados com o uso de inteligência artificial, faz análises, identifica padrões e dispara uma ação; a comunicação/rede, que transporta e processa essa informação; e a plataforma, sistemas, programas e mecanismos criados para a interação com os dados gerados, criando a ingestão dessas informações, ou seja, a absorção desse conteúdo para a perfeita aplicação. É na plataforma que se dá a atuação da TriggoLabs, empresa parceira na aplicabilidade desta tecnologia nas mais diversas frentes.

“Um ponto importante para entender é que IoT já é presente, e não mais uma ‘tecnologia do futuro’. Já se têm grandes projetos e cases de sucesso, como na saúde, indústria, agro e, principalmente, telecomunicações. O 5G, por exemplo, é um tema que alavanca as tecnologias por trás da IoT. Então, o cenário para 2023 é de um crescimento acelerado. A interconexão digital de objetos já provou seu valor e só tende a evoluir com o avanço da qualidade da transmissão de dados com o padrão da tecnologia de quinta geração. Para os gestores das empresas, fica o alerta de como não ficar para trás e ingressar nessa modernidade. É aí que entra o nosso trabalho”, explica Matheus Barreto, diretor de Inovação da TriggoLabs.

O executivo lista o papel da Internet das Coisas em alguns dos mais diversos setores:

IoT na indústria

Na Indústria, a Internet das Coisas chega para competir com algo que já existe há mais de 30 anos, o Controlador Lógico Programável (em inglês, PLC – Programmable Logic Controller), computador projetado para controlar e automatizar processos específicos, máquinas ou até mesmo linhas de produção, monitora, toma decisões e comanda o estado dos dispositivos por ele controlado. Com a IoT, é possível realizar tudo isso conectando equipamentos, ferramentas, máquinas e demais objetos em uma linha de produção com sensores e chips para transmissão dos dados capturados por esses sensores. É a chamada “Indústria 4.0”, uma verdadeira revolução no setor, capaz de conectar, gerar dados e levar inteligência de mercado a coisas antes offline. Essa abordagem permite mais automação, monitoramento e eficiência, o que ajuda na tomada de decisões e correção em tempo real de problemas que atrapalhem o andamento dos sistemas.

IoT na saúde

A área da Saúde é uma das mais beneficiadas com a IoT. Com o IoMT, sigla para Internet of Medical Things (Internet das coisas médicas), é possível conectar pacientes, médicos e dispositivos, como equipamentos hospitalares e de diagnóstico, para transmitir informações por uma rede segura. Os sensores são utilizados para coletar dados que auxiliem no bem-estar dos pacientes, gerando indicadores para monitoramento de infecções hospitalares e riscos de vida, por exemplo. É possível também classificar os diagnósticos e avaliar os riscos que algum paciente poderia ter em determinados exames. Oferece um nível de vigilância avançado, com a geração de dados clínicos precisos, o que pode salvar vidas.

Entre os principais ganhos para as empresas estão o controle de custos, monitoramento aprimorado dos pacientes, já que é possível acompanhar pessoas em estado grave de forma remota, 24 horas por dia, e ainda a possibilidade de executar operações com técnicas mais modernas e minimamente invasivas, criando um controle mais fácil e centralizado, fornecendo aos médicos novas tecnologias, como auxiliares cirúrgicos robóticos, além de sistemas de imagens digitais completos e de alta resolução.

IoT na Agricultura

Na agricultura, a IoT é utilizada também para fornecer a cartografia de terrenos completos com o uso de vários elementos conectados, seja no solo, com os sensores de irrigação, por exemplo, ou até mesmo no ar, a partir do uso de drones, para saber se o terreno já está no momento certo para a realização de plantio, colheita ou terraplanagem, além do controle da qualidade de solo e cuidados com a biodiversidade. Com as colheitadeiras automatizadas, já é possível utilizar a IoT no processo de colher e separar as frutas, com informações completas em tempo real e separação do que é colhido.

Com a telemetria, é possível controlar e gerenciar até mesmo os gastos com combustível das máquinas. Além disso, com robôs inteligentes e máquinas automáticas, a tecnologia é usada para o plantio indoor, com o planejamento da horta, plantio de sementes, destruição de ervas daninhas e pragas, regar, entre outras possibilidades que otimizam todo o procedimento.

Na pecuária, o Bluetooth Low Energy (BLE) é uma tecnologia já muito utilizada para adicionar chip nos animais, que podem ser inseridos em brincos ou colares de BLE, o que ajuda a armazenar informações importantes sobre saúde do animal, localização via GPS ou armazenamento de informação de vacina, entre outras possibilidades. Tudo perfeitamente conectado à Internet das Coisas com total harmonia.

IoT em telecomunicações

Com a IoT, as empresas de telecomunicação estão desenvolvendo novas tecnologias que ajudam a saber mais sobre o perfil de público atingido. Por exemplo, uma das grandes empresas do segmento em atuação no Brasil possui uma parceria com uma fabricante de carros e fornece chip para os veículos já saírem conectados com a empresa. Assim, é possível fornecer interatividade e conectividade ao cliente e ainda reter informações relevantes para o crescimento da empresa, como em quais regiões a demanda por Internet é maior, qual o público-alvo da empresa, para o uso em publicidade, ou até mesmo áreas que são mais saturadas e precisam de uma atenção maior, como mais antenas, por exemplo. A análise desse cenário é extremamente relevante para o setor de Telecom que já está diretamente ligado à evolução da Internet, como provedores, e assim conseguem aprimorar a tecnologia e abrir ainda mais possibilidades.

Expectativas para o futuro próximo

Muitas novidades estão por vir. Com o StarLink, do magnata Elon Musk, será possível circular o planeta e distribuir internet para todo o mundo, o que deve expandir ainda mais a IoT. Estão previstos cerca de 65 mil satélites ao todo, de acordo com a empresa. Já com o NeuroLink, voltado à saúde, será possível cuidar melhor de pacientes com problemas degenerativos, como o Mal de Parkinson, com o uso de chips no cérebro que emitem aos neurotransmissores comandos que ajudam a melhorar o bem-estar desses pacientes a partir da tecnologia. Hoje em dia, um bom exemplo dessa evolução tecnológica e acessível ao público geral, é o monitor glicêmico que, conectado via Bluetooth, é capaz de armazenar informações importantes para pessoas com diabetes diretamente no celular, auxiliando no controle da doença e em uma melhor qualidade de vida.


Leia também
TGT ISG: supply chain no Brasil evolui com uso de RPA, IoT, blockchain e inteligência artificial
TGT ISG: supply chain no Brasil evolui com uso de RPA, IoT, blockchain e inteligência artificial

Novas tecnologias estão transformando o supply chain das empresas no Brasil em uma rede de suprimentos robusta e moderna, é […]

Barreiras tarifárias, regulatórias e alfandegárias limitam IoT no Brasil, alerta ABINC
Barreiras tarifárias, regulatórias e alfandegárias limitam IoT no Brasil, alerta ABINC

Presidente da ABINC alerta que impostos inviabilizam projetos de IoT no Brasil, prejudicando avanços em relação ao cenário global

Saiba como as empresas podem garantir uma eficaz segurança cibernética
Saiba como as empresas podem garantir uma eficaz segurança cibernética

Com o aumento no tráfego de dados devido à inovação tecnológica – a evolução contínua da computação em nuvem, o rápido aumento na Internet das Coisas (IoT) e o crescimento da tecnologia 5G – os cibercriminosos têm utilizado métodos cada vez mais sofistica

IoT no campo: como a tecnologia está ajudando a revolucionar o agronegócio do Brasil
IoT no campo: como a tecnologia está ajudando a revolucionar o agronegócio do Brasil

Veículos autônomos, redes complexas com dispositivos interagindo de forma automática e sistemas inteligentes ajudando a predizer cada passo das operações.

Tecnologia pelo meio ambiente: Como a <i>Internet of Things</i> irá mudar sua vida e ajudar o planeta
Tecnologia pelo meio ambiente: Como a Internet of Things irá mudar sua vida e ajudar o planeta

O atual cenário das mudanças climáticas desenfreadas é um dos maiores, se não o maior, desafio que a humanidade irá enfrentar.