Vantagens dos mini PCs para PMEs segundo a Positivo Servers e Solutions

Mini PC Smart Client 4K
Imagem: Divulgação / Positivo Servers & Solutions

Um Mini PC que cabe na palma da sua mão, possui baixo consumo de energia e possui uma configuração robusta que possibilita alta produtividade para várias aplicações em pequenas e médias empresas. Isso é o que os mini PCs oferecem – sistemas discretos, versáteis e altamente eficazes para o setor corporativo. Para destacar os inúmeros benefícios desse tipo de equipamento, a Positivo Servers & Solutions listou seis vantagens tecnológicas essenciais e apresenta o Mini PC Smart Client 4K como uma alternativa prática, econômica e eficiente. 

“Mini PCs são computadores muito pequenos, mas com desempenho altamente competitivo em relação aos laptops e desktops”, afirma Silvio Ferraz de Campos, CEO da Positivo Servers & Solutions. Segundo o executivo, entre os benefícios para quem adota esse tipo de equipamento estão a otimização de espaço físico e a redução nos custos das empresas, seja por causa da manutenção mais econômica desses itens ou pelo menor consumo de energia elétrica.  

“O uso desses equipamentos é uma tendência entre as PMEs. Ainda que os mini PCs tenham dimensões menores que notebooks e desktops, é um equívoco acreditar que eles são menos potentes ou tenham menor eficiência que sistemas ‘grandes’. Hoje em dia, a tecnologia portátil já desenvolve mini PCs com bons processadores, o que os torna ideais para, por exemplo, empresários que almejam eficiência e consumo de energia em um computador que ocupe pouco espaço de seus locais de trabalho”, acrescenta Campos. 

 

Vantagens do mini PC

Como ponto de partida, antes de definir a compra de um mini PC, Silvio Campos aconselha aos gestores das empresas a listarem todos os atributos e benefícios que procuram em um equipamento e comparar o mini PC com os computadores tradicionais. “O consumidor vai perceber que um mini PC pode garantir a mesma qualidade, sem perda de performance, e com custos menores”, afirma. 

Por exemplo, o Smart Client 4K, da Positivo Servers & Solutions, mede 17 x 13,5 x 3,5 cm (L x C x A) e pesa apenas 1 kg (equipamento pesa 408 g, sem a fonte). “Com essa dimensão reduzida, o gabinete pode ser transportado em uma mochila ou encaixado atrás de um monitor com toda facilidade. É um diferencial para quem busca praticidade, versatilidade e até mobilidade.” 

O mini PC também se destaca por apresentar componentes de maior durabilidade e os menores custos de manutenção do mercado. “Devido à sua construção, ele apresenta baixos níveis de aquecimento, um dos problemas mais presentes nos computadores comuns. Bastante duráveis e resistentes, costumam dar às empresas bastante tranquilidade em relação a problemas técnicos, ainda que exijam cuidados normais de qualquer computador”, segue Campos. 

Além do excelente custo-benefício, do formato compacto e da pouca necessidade de manutenção, o consumo de energia de um minicomputador é até cinco vezes menor que o de um aparelho tradicional, com dimensões maiores. Seus processadores são compactos e construídos com TDP (Thermal Design Power) reduzido. Assim, eles não necessitam de cooler (resfriador). “Tendo menos partes móveis, diminui-se ainda mais o consumo de energia. o que também vai ao encontro da responsabilidade com a sustentabilidade do planeta”, aponta Silvio. 

O mini PC também é bastante silencioso e quase não faz barulho, graças à construção do equipamento e à retirada do cooler, responsável pelo som constante que um computador costuma emitir. “O ambiente fica muito mais confortável e propício ao aumento da produtividade e da concentração do usuário. Especialmente em pequenas e médias empresas, onde o espaço físico costuma ser menor, esse também é um excelente diferencial.” 

Por último, com seus gabinetes ultracompactos, os mini PCs facilitam a organização das estações de trabalho, a disposição dos fios fica mais discreta e a limpeza é mais fácil. “São múltiplas possibilidades. As tarefas ficam mais rápidas e ágeis, além de oferecer uma vantagem visual, com espaços de trabalho bastante organizados”, diz Campos.

 

Mini PC Smart Client 4K

O Mini PC Smart Client 4K vem com quatro núcleos de processamento Quad Core Intel Celeron N4120 e é compatível com Windows 11 PRO, com Windows 10 Enterprise IOT e com Linux. O equipamento tem memória DDR4 com 4 GB ou 8 GB, além de oferecer capacidade de armazenamento de 120 GB ou 240 GB. Graças ao processador de vídeo Intel® UHD Graphics 600, o mini PC reproduz vídeos em resolução 4K. A conectividade é outro ponto forte do minicomputador da Positivo Servers & Solutions. Ele dispõe de quatro portas USB (3.0 e 2.0), uma porta USB tipo-C, expansão para HDD e SSD de 2,5 polegadas e um slot para cartão MicroSD. O equipamento ainda tem duas saídas de vídeo simultâneas (VGA e HDMI), wi-fi e bluetooth,uma porta lan RJ-45 e um conector de áudio. “Este é um produto muito versátil, que pode ser usado com sucesso em escritórios, call centers na automação comercial e em media centers”, afirma o CEO da Positivo Servers & Solutions. 

Fonte: Positivo Servers & Solutions


Leia também
Autocom 2024: Daten leva notebooks e PCs inovadores voltados para automação comercial
Autocom 2024: Daten leva notebooks e PCs inovadores voltados para automação comercial

Empresa brasileira ingressa no setor, com tecnologias de ponta para atender negócios de todos os tamanhos A Daten, empresa 100% brasileira […]

Kingston anuncia novo SSD em sua linha de produtos industriais
Kingston anuncia novo SSD em sua linha de produtos industriais

Novos SSDs SATA i-Temp estão disponíveis em capacidades de 128GB a 1TB, podendo operar em faixas de temperaturas extremas A […]

Comprar um computador novo ou fazer um upgrade no que já tem?
Comprar um computador novo ou fazer um upgrade no que já tem?

Em tempos de dólar alto e orçamentos apertados, a ideia de desembolsar uma quantia significativa em um novo PC ou […]

Dell lança nova workstation Precision 7875 com CPU de 96 núcleos para a GenAI
Dell lança nova workstation Precision 7875 com CPU de 96 núcleos para a GenAI

A Dell apresenta sua mais recente inovação nas workstations: a Torre Precision 7875, agora equipada com o poderoso processador AMD […]

Acer apresenta novos notebooks Swift, Predator e Nitro com Intel Core 13ª geração e NVIDIA GeForce RTX série 40
Acer apresenta novos notebooks Swift, Predator e Nitro com Intel Core 13ª geração e NVIDIA GeForce RTX série 40

Novos notebooks Acer Swift, Predator e Nitro no Brasil com potência para jogos e atividades exigentes como design e engenharia