PCs com IA representarão 43% das remessas globais até 2025, prevê Gartner
Remessas globais de PCs com IA devem crescer 165,5% em 2025, alcançando 114 milhões de unidades, segundo estudo do Gartner
Remessas globais de PCs com IA devem crescer 165,5% em 2025, alcançando 114 milhões de unidades, segundo estudo do Gartner
Segundo uma recente pesquisa do Gartner, as remessas mundiais de PCs equipados com Inteligência Artificial (IA) devem atingir 114 milhões de unidades em 2025, marcando um crescimento de 165,5% em comparação com 2024. Para 2024, o Gartner projeta que as remessas de PCs com IA alcancem 43 milhões de unidades, representando um aumento de 99,8% em relação a 2023.
O Gartner define PCs com Inteligência Artificial como aqueles que possuem uma unidade de processamento neural (NPU) embutida, e usa essa definição para suas previsões. PCs com IA abrangem modelos que têm NPUs integradas, compatíveis com sistemas Windows em ARM, macOS em ARM e x86 em PCs Windows.
“O debate mudou de especulações sobre quais PCs poderiam incluir funcionalidades de Inteligência Artificial para a expectativa de que a maioria dos PCs eventualmente integre recursos de unidade de processamento neural com IA”, diz Ranjit Atwal, analista do Gartner. “Como resultado, a unidade de processamento neural se tornará um recurso padrão para os fabricantes de PCs.”
O Gartner ainda prevê que os computadores pessoais equipados com Inteligência Artificial representarão 43% do total de remessas de PCs em 2025, um aumento significativo dos 17% projetados para 2024. Espera-se que a demanda por notebooks com IA supere a por desktops com Inteligência Artificial, com as remessas de notebooks com IA constituindo 51% do total desses dispositivos em 2025.
Como será o futuro dos Notebooks com IA?
O Gartner projeta que, até 2026, os notebooks equipados com inteligência artificial serão a única escolha disponível para as grandes corporações, ultrapassando a marca de menos de 5% registrada em 2023.
“À medida que o mercado de PCs migra de PCs sem Inteligência Artificial para PCs com IA, o domínio do x86 diminuirá ao longo do tempo, especialmente no mercado de laptops de Inteligência Artificial voltados para consumidores, pois os laptops com IA baseados em Arm ganharão mais participação em relação aos notebooks com e sem Inteligência Artificial com Windows x86”, diz Atwal. “No entanto, em 2025, os laptops com IA baseados em Windows x86 irão liderar o segmento corporativo.”
As empresas reconhecem o cenário tecnológico em evolução, prevendo que a IA e a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) serão componentes essenciais no futuro.
“A questão para as empresas é qual PC com IA devem comprar, e não se elas devem adquirir um”, diz Atwal. “Entretanto, é improvável que as empresas paguem um valor premium por recursos de Inteligência Artificial, mas irão comprar PCs com IA para se prepararem para o futuro e porque essa é a única opção que oferece um ambiente de computação mais seguro e privado.”
*Fonte: Gartner