Comunidade brasileira está entre as top 10 criadoras de projetos de IA generativa no GitHub, aponta relatório anual

Pesquisa destaca impacto do GitHub Copilot Chat na qualidade do código
Imagem: divulgação / GitHub

GitHub, a principal plataforma de pessoas desenvolvedoras impulsionada por IA do mundo, anunciou hoje que a comunidade brasileira está entre as principais colaboradoras de projetos de IA generativa no GitHub, ocupando o sexto lugar no ranking global. Em sua 11ª edição, o relatório State of the Octoverse do GitHub revelou que o Brasil tem agora mais de 4,3 milhões de desenvolvedores na plataforma, sendo a quarta maior comunidade do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China. O State of the Octoverse é o relatório anual do GitHub que explora a escala e o crescimento do desenvolvimento de software em toda a plataforma, com o foco deste ano em como a IA, a nuvem e o git impactaram a experiência do desenvolvedor em 2023.

O Brasil registrou um aumento de 30% de usuários no GitHub em 2023. Ao realizar uma projeção das 10 principais comunidades de pessoas desenvolvedoras para os próximos cinco anos, o relatório prevê que o Brasil se tornará a terceira maior comunidade no GitHub até 2028. O resultado é fruto da expansão do GitHub Sponsors na região, um programa que permite que a comunidade apoie financeiramente as pessoas e organizações que projetam, constroem e mantêm projetos open source, bem como o investimento contínuo do governo em inclusão digital e conectividade no Brasil. Outros países da América Latina também apresentaram um forte crescimento de desenvolvedores na plataforma, com a Argentina e a Bolívia registrando 33% cada, a Colômbia 31% e o Chile crescendo 26% ano a ano.

Em 2023, a IA generativa evoluiu rapidamente de um campo especializado para se tornar uma tecnologia convencional. Esse movimento levou a uma explosão de atividades de open source, que é um modelo de desenvolvimento de software que permite que pessoas desenvolvedoras colaborem coletivamente para aprimorar um projeto, promovendo trocas e aprendizado entre os membros da comunidade. O GitHub se tornou um centro para quem desenvolve software criar e experimentar projetos open source de IA generativa em 2023, com 65.000 projetos públicos criados na plataforma – um crescimento de 248% em comparação a 2022.

“No GitHub, sabemos que as pessoas desenvolvedoras aprendem fazendo, e o open source oferece a elas a chance de explorar novas tecnologias. Como a principal plataforma de pessoas desenvolvedoras impulsionada por IA do mundo, estamos em uma posição única para ajudar a preparar o terreno para o que está por vir no desenvolvimento de software. É fascinante ver cada vez mais desenvolvedores brasileiros na plataforma trabalhando com IA e experimentando a criação de aplicativos baseados em IA, contribuindo para a próxima era de inovação global de software”, diz Kyle Daigle, COO (Chief Operating Officer) do GitHub.

Assim como as comunidades de open source, os desenvolvedores individuais e as empresas também estão criando software no GitHub. A plataforma registrou um aumento de 26% em novos usuários e um aumento de 38% no número de repositórios privados em 2023. Neste ano, a plataforma totalizou 420 milhões de projetos e 4,5 bilhões de contribuições.

Comunidades de desenvolvedores ao redor do mundo

Outros destaques do relatório incluem: 

  • Com 20,2 milhões de desenvolvedores e um aumento de 21% no crescimento de desenvolvedores em relação ao ano passado, os Estados Unidos continuam sendo a maior comunidade de desenvolvedores do mundo.
  • Até 2027, espera-se que o número de desenvolvedores na Índia ultrapasse o dos Estados Unidos, que até então lidera a classificação da comunidade de desenvolvedores mais populosa do mundo.
  • Os países da África tiveram as populações de desenvolvedores que mais cresceram globalmente: a Nigéria aumentou em 45% ano a ano, enquanto Gana e Quênia aumentaram em 41% ano a ano. 


Leia também
Como medir o ganho de produtividade com Inteligência Artificial
Como medir o ganho de produtividade com Inteligência Artificial

Em um mundo onde a inteligência artificial (IA) tem avançado a passos largos, economistas norte-americanos se encontram divididos quanto ao […]

Conferência Gartner Data & Analytics: Desbloqueando o Potencial da Inteligência Artificial Generativa
Conferência Gartner Data & Analytics: Desbloqueando o Potencial da Inteligência Artificial Generativa

Na era da transformação digital, a capacidade de extrair insights significativos dos dados é uma competência essencial para as organizações […]

Inteligência artificial: 5 novidades para smartphones que estão no radar
Inteligência artificial: 5 novidades para smartphones que estão no radar

Seja pela capacidade de ouvir, ver e gerar textos, áudios e imagens a partir de comandos em linguagem natural, a […]

Nova lei sobre uso da IA aprovada na Europa vai impactar o mundo – inclusive o Brasil
Nova lei sobre uso da IA aprovada na Europa vai impactar o mundo – inclusive o Brasil

A União Europeia (UE) aprovou no último dia 13 de março a Lei da Inteligência Artificial (IA) – ou Artificial […]

O papel das APIs na conexão entre dados e IA
O papel das APIs na conexão entre dados e IA

Tendência do momento, a Inteligência Artificial, especialmente a generativa, é fundamentalmente orientada por dados, uma vez que o seu conhecimento […]