5 funções que o ChatGPT pode ter nas empresas

5 funções que o ChatGPT pode ter nas empresas
Imagem: AlpakaVideo / Canva

De acordo com o especialista da Harness, ferramenta não deve substituir as pessoas, mas aprimorar sua forma de trabalhar

A Inteligência Artificial vai substituir as pessoas? Bom, na verdade, a IA não funciona bem sem o capital humano. Uma pesquisa feita pela Resume Builder aponta que o ChatGPT, nova febre no mercado, está sendo usado pelas empresas como uma forma de ajudar os profissionais no desempenho de suas tarefas. Segundo os dados, 66% usam a ferramenta para apoiar na escrita de códigos para software, 58% a usa para criação de conteúdo e 57% para suporte ao consumidor. 

De acordo com Luis Redda, Field Sales Engineering Manager da Harness, unicórnio americano que atua em todo o mundo entregando uma solução completa de softwares, para usar o ChatGPT em empresas é preciso ensinar os colaboradores como inserir a ferramenta no fluxo de trabalho. “Algumas soft skills são fundamentais para usar o ChatGPT, como ter habilidades de comunicação e pensamento crítico, para propor soluções junto com a Inteligência Artificial generativa”, aponta Redda. 

Com potencial para agregar no dia a dia de diversos profissionais, o ChatGPT pode ser integrado ao trabalho em diversos setores. De acordo com Luis Redda, esses são as 5 principais atividades que a ferramenta pode ajudar atualmente: 

  • Geração de códigos e desenvolvimento de software

Sem o olhar do desenvolvedor e uma solução robusta de entrega de software, a IA pode ser um risco para a geração de códigos. No entanto, a ferramenta pode ser uma aliada na correção e detecção dos “bugs”, além de auxiliar na geração de códigos de forma mais rápida. “O ChatGPT acelera a curva de aprendizado e produtividade de desenvolvimento em cerca de 10x. Sem uma solução robusta e escalável de entrega de software, os riscos de segurança, qualidade e velocidade da entrega em si aumentam. O próprio processo da empresa pode virar um gargalo.”, explica o especialista.

  • Análise de dados

Em um processo de análise de grande quantidade de dados, o ChatGPT pode ser usado para organizar informações de forma mais rápida. “A IA pode combinar os dados com as tendências do mercado, inclusive, melhorando o processo de tomada de decisão”, Explica o Manager da Harness. 

  • Atendimento ao cliente

O ChatGPT pode ser a primeira porta para clientes de uma empresa. Com ele, é possível lidar com consultas comuns, informando sobre produtos e tirando dúvidas. Em paralelo, a ferramenta também pode ser configurada para o suporte técnico dos produtos, ajudando os clientes a resolver problemas. “Essa entrega é ágil e melhora a satisfação do consumidor. Vale ressaltar, isso não elimina a necessidade do atendimento humano, mas direciona melhor a operação e organiza os canais de atendimento, colocando o profissional em um lugar de monitoramento das ações”.

  • Geração de Leads

Interagindo com visitantes  no site ou acompanhando tendências, o ChatGPT pode ser um importante aliado do Marketing Digital. “A ferramenta pode ajudar na coleta de dados e no cruzamento de informações, o que permite um atendimento personalizado. Desta forma, a IA pode direcionar uma campanha diferente para cada tipo de usuário de acordo com suas preferências”.

  • Feedbacks

Por fim, o ChatGPT pode ser um aliado no acompanhamento da qualidade do serviço oferecido ao consumidor. Ele pode ser programado para pesquisar na base de clientes um feedback sobre o produto ou serviço e entregar informações com análises sobre os resultados para o tomador de decisão. “Esse processo é simples e permite que a empresa atue corrigindo com eficiência seus principais erros, impactando diretamente na experiência do consumidor”, finaliza Luis Redda. 


Leia também
10 vantagens do uso da IA na formação de alunos
10 vantagens do uso da IA na formação de alunos

A integração da Inteligência Artificial (IA) na educação tem revolucionado a forma como os alunos aprendem e se desenvolvem. Com […]

IA evita prejuízos para empresas na alta de compras de fim de ano com avaliação de crédito mais precisa
IA evita prejuízos para empresas na alta de compras de fim de ano com avaliação de crédito mais precisa

Com a chegada das festas de fim de ano e da temporada de férias, o varejo e as instituições financeiras […]

IA Generativa avança e já impacta algumas profissões: é motivo para nos preocuparmos?
IA Generativa avança e já impacta algumas profissões: é motivo para nos preocuparmos?

Que o ChatGPT é, talvez, o grande fenômeno midiático de 2023, e não só na tecnologia, todo mundo já sabe. […]

IA no varejo: 5 dicas de como tornar o ChatGPT mais eficiente no dia a dia
IA no varejo: 5 dicas de como tornar o ChatGPT mais eficiente no dia a dia

Nos últimos anos, o desempenho da tecnologia teve um papel crucial na transformação do setor varejista. Com a ascensão da […]

NVIDIA BioNeMo permite IA generativa para descoberta de medicamentos no AWS
NVIDIA BioNeMo permite IA generativa para descoberta de medicamentos no AWS

Os pesquisadores e desenvolvedores das principais empresas farmacêuticas e de tecnologia podem agora implementar facilmente o software e os serviços NVIDIA […]