Inteligência Artificial em constante evolução

processamento de linguagem natural (PLN)
Imagem: piranka / Getty Images Signature / Canva

A inteligência artificial (IA) é um campo em constante evolução, com perspectivas instigantes para um futuro próximo. Uma das áreas mais importantes da IA é o aprendizado da máquina, que está em constante desenvolvimento.  

O processamento de linguagem natural (PLN) é uma subárea da IA que lida com a interação entre computadores e linguagem humana natural. O objetivo do PLN é permitir que os computadores entendam, interpretem e gerem linguagem humana natural em suas formas falada e escrita. Isso é possível graças ao uso de algoritmos e técnicas de processamento de dados que analisam o texto ou o discurso e identificam as estruturas gramaticais e semânticas subjacentes. 

Atualmente, o PLN é utilizado em diversas aplicações, tais como reconhecimento de fala, tradução automática, resumo automático de texto, chatbots, assistentes virtuais e mineração de texto. Nesta última aplicação, os dados são extraídos de grandes conjuntos de texto, como documentos corporativos ou conteúdo de mídia social, para obter informações úteis. 

O PLN é uma área de pesquisa em constante evolução, e os avanços mais recentes em técnicas de aprendizado de máquina, levaram a melhorias na precisão e eficiência das aplicações. Entre os autores influentes que escrevem sobre processamento de linguagem natural na IA, destaca-se o cientista da computação e professor Christopher Manning, juntamente com outros autores importantes no campo, como Dan Jurafsky, Emily Bender, Jason Eisner, entre outros. 

Como resultado é possível vislumbrar um futuro próximo em que a IA e o PLN serão ainda mais integrados em nossas vidas, trazendo avanços em áreas como assistência médica, automação de processos e até mesmo na tomada de decisões, podendo aumentar a eficiência e produtividade nas e das empresas. 

Esse avanço tecnológico também necessitará de profissionais capacitados que desenvolvam novas competências e habilidades para trabalhar de forma eficaz, nesse sentido, para atender o mercado de trabalho que está se desenhando podem ser necessárias competências em áreas como análise de dados e programação, entre outras. 

Embora o processamento de linguagem natural (PLN) aparente ter muitas vantagens e oportunidades para melhorar a eficiência e a inovação em várias áreas, precisamos ficar atentos há alguns pontos. Um deles é a privacidade e segurança dos dados, pois à medida que o PLN é usado para analisar grandes volumes de dados, é importante garantir que as informações pessoais dos usuários sejam protegidas. Como o PLN tem aprendizagem nas mais diversas áreas, outro ponto de atenção, é uso na análise de sentimentos, para identificar as emoções das pessoas em relação a um produto ou serviço. É importante avaliar cuidadosamente os possíveis impactos sociais e éticos do uso do PLN e garantir que seja usado de maneira responsável e em benefício para toda a sociedade. 

*Por Elenita de Oliveira é pedagoga, mestranda em Teorias Literárias e tutora dos cursos de pós-graduação do Centro Universitário Uninter. 


Leia também
10 vantagens do uso da IA na formação de alunos
10 vantagens do uso da IA na formação de alunos

A integração da Inteligência Artificial (IA) na educação tem revolucionado a forma como os alunos aprendem e se desenvolvem. Com […]

IA evita prejuízos para empresas na alta de compras de fim de ano com avaliação de crédito mais precisa
IA evita prejuízos para empresas na alta de compras de fim de ano com avaliação de crédito mais precisa

Com a chegada das festas de fim de ano e da temporada de férias, o varejo e as instituições financeiras […]

IA Generativa avança e já impacta algumas profissões: é motivo para nos preocuparmos?
IA Generativa avança e já impacta algumas profissões: é motivo para nos preocuparmos?

Que o ChatGPT é, talvez, o grande fenômeno midiático de 2023, e não só na tecnologia, todo mundo já sabe. […]

IA no varejo: 5 dicas de como tornar o ChatGPT mais eficiente no dia a dia
IA no varejo: 5 dicas de como tornar o ChatGPT mais eficiente no dia a dia

Nos últimos anos, o desempenho da tecnologia teve um papel crucial na transformação do setor varejista. Com a ascensão da […]

NVIDIA BioNeMo permite IA generativa para descoberta de medicamentos no AWS
NVIDIA BioNeMo permite IA generativa para descoberta de medicamentos no AWS

Os pesquisadores e desenvolvedores das principais empresas farmacêuticas e de tecnologia podem agora implementar facilmente o software e os serviços NVIDIA […]