Inteligência Artificial em constante evolução

processamento de linguagem natural (PLN)
Imagem: piranka / Getty Images Signature / Canva

A inteligência artificial (IA) é um campo em constante evolução, com perspectivas instigantes para um futuro próximo. Uma das áreas mais importantes da IA é o aprendizado da máquina, que está em constante desenvolvimento.  

O processamento de linguagem natural (PLN) é uma subárea da IA que lida com a interação entre computadores e linguagem humana natural. O objetivo do PLN é permitir que os computadores entendam, interpretem e gerem linguagem humana natural em suas formas falada e escrita. Isso é possível graças ao uso de algoritmos e técnicas de processamento de dados que analisam o texto ou o discurso e identificam as estruturas gramaticais e semânticas subjacentes. 

Atualmente, o PLN é utilizado em diversas aplicações, tais como reconhecimento de fala, tradução automática, resumo automático de texto, chatbots, assistentes virtuais e mineração de texto. Nesta última aplicação, os dados são extraídos de grandes conjuntos de texto, como documentos corporativos ou conteúdo de mídia social, para obter informações úteis. 

O PLN é uma área de pesquisa em constante evolução, e os avanços mais recentes em técnicas de aprendizado de máquina, levaram a melhorias na precisão e eficiência das aplicações. Entre os autores influentes que escrevem sobre processamento de linguagem natural na IA, destaca-se o cientista da computação e professor Christopher Manning, juntamente com outros autores importantes no campo, como Dan Jurafsky, Emily Bender, Jason Eisner, entre outros. 

Como resultado é possível vislumbrar um futuro próximo em que a IA e o PLN serão ainda mais integrados em nossas vidas, trazendo avanços em áreas como assistência médica, automação de processos e até mesmo na tomada de decisões, podendo aumentar a eficiência e produtividade nas e das empresas. 

Esse avanço tecnológico também necessitará de profissionais capacitados que desenvolvam novas competências e habilidades para trabalhar de forma eficaz, nesse sentido, para atender o mercado de trabalho que está se desenhando podem ser necessárias competências em áreas como análise de dados e programação, entre outras. 

Embora o processamento de linguagem natural (PLN) aparente ter muitas vantagens e oportunidades para melhorar a eficiência e a inovação em várias áreas, precisamos ficar atentos há alguns pontos. Um deles é a privacidade e segurança dos dados, pois à medida que o PLN é usado para analisar grandes volumes de dados, é importante garantir que as informações pessoais dos usuários sejam protegidas. Como o PLN tem aprendizagem nas mais diversas áreas, outro ponto de atenção, é uso na análise de sentimentos, para identificar as emoções das pessoas em relação a um produto ou serviço. É importante avaliar cuidadosamente os possíveis impactos sociais e éticos do uso do PLN e garantir que seja usado de maneira responsável e em benefício para toda a sociedade. 

*Por Elenita de Oliveira é pedagoga, mestranda em Teorias Literárias e tutora dos cursos de pós-graduação do Centro Universitário Uninter. 


Leia também
Como medir o ganho de produtividade com Inteligência Artificial
Como medir o ganho de produtividade com Inteligência Artificial

Em um mundo onde a inteligência artificial (IA) tem avançado a passos largos, economistas norte-americanos se encontram divididos quanto ao […]

Conferência Gartner Data & Analytics: Desbloqueando o Potencial da Inteligência Artificial Generativa
Conferência Gartner Data & Analytics: Desbloqueando o Potencial da Inteligência Artificial Generativa

Na era da transformação digital, a capacidade de extrair insights significativos dos dados é uma competência essencial para as organizações […]

Inteligência artificial: 5 novidades para smartphones que estão no radar
Inteligência artificial: 5 novidades para smartphones que estão no radar

Seja pela capacidade de ouvir, ver e gerar textos, áudios e imagens a partir de comandos em linguagem natural, a […]

Nova lei sobre uso da IA aprovada na Europa vai impactar o mundo – inclusive o Brasil
Nova lei sobre uso da IA aprovada na Europa vai impactar o mundo – inclusive o Brasil

A União Europeia (UE) aprovou no último dia 13 de março a Lei da Inteligência Artificial (IA) – ou Artificial […]

O papel das APIs na conexão entre dados e IA
O papel das APIs na conexão entre dados e IA

Tendência do momento, a Inteligência Artificial, especialmente a generativa, é fundamentalmente orientada por dados, uma vez que o seu conhecimento […]