Revolução da IA: ChatGPT e o futuro do trabalho

ChatGPT e o futuro do trabalho
Imagem: Pixabay

A história da humanidade é marcada por revoluções, momentos em que um evento, uma invenção ou um movimento popular causam uma mudança de rota na sociedade que nos leva a uma nova dinâmica de existência, como a Revolução Industrial.

Atualmente, com o avanço e disseminação da tecnologia do ChatGPT e outras inteligências artificiais (IA) semelhantes, tenho convicção de estarmos passando por um destes momentos revolucionários.

O ChatGPT é uma IA baseada em um modelo avançado de linguagem capaz de entender, aprender e gerar textos em diversos idiomas, produzir trabalhos de alta qualidade em poucos segundos. Esta tecnologia pode desenvolver documentos, escrever artigos, elaborar estruturas de trabalho, checklists de atividades, otimizações de processos e muito mais. As possibilidades de uso são incontáveis e muito de seu potencial ainda é inexplorado.

Na minha opinião, ela é exatamente o tipo de tecnologia que nos dá a oportunidade de mudar a dinâmica de trabalho como conhecemos atualmente. Veja!

Com a Revolução Agrícola, nós, homo sapiens, deixamos de ser caçadores-coletores para nos tornarmos agricultores. Desde então, a correlação entre produção e tempo de trabalho era direta e linearmente proporcional. Ou seja, quanto mais queríamos produzir, mais tempo precisávamos trabalhar. Com a Revolução Industrial e diversas evoluções tecnológicas, ao longo dos anos essa ligação entre produção e tempo de trabalho foi se dissolvendo. 

Hoje, com tecnologias de inteligência artificial, a quebra desta correlação nunca esteve tão evidente. Vivemos em um novo mundo no qual os meios de produção se tornaram tão eficientes que pode-se produzir cada vez mais com menos tempo de trabalho humano.

Considerando que entre 50% e 80% do nosso tempo é gasto com comunicação, a criação de uma tecnologia (ChatGPT) que tem a capacidade de otimizar essa comunicação por meio de um modelo de aprendizado e aprimoramento constante tem o potencial de elevar nossa produtividade a patamares nunca antes atingidos.

Algumas empresas já utilizam o ChatGPT em sistemas de atendimento ao cliente, gerenciamento de agendas, processamento de dados e automação de processos, tornando as atividades mais eficientes e ágeis. Isso quer dizer que a IA já é uma realidade e que diversas empresas estão economizando tempo e recursos graças a inteligências artificiais. Isso possibilita que os funcionários se concentrem em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado. 

Mas, é apenas o início, e as possibilidades a serem exploradas são inúmeras. É por isso que, como disse o especialista em inovação Walter Longo em uma de suas palestras, acredito que “no futuro, as pessoas serão pagas para estudar e aprender, e não para trabalhar”. 

*Por: Victor de Almeida Moreira


Leia também
10 vantagens do uso da IA na formação de alunos
10 vantagens do uso da IA na formação de alunos

A integração da Inteligência Artificial (IA) na educação tem revolucionado a forma como os alunos aprendem e se desenvolvem. Com […]

IA evita prejuízos para empresas na alta de compras de fim de ano com avaliação de crédito mais precisa
IA evita prejuízos para empresas na alta de compras de fim de ano com avaliação de crédito mais precisa

Com a chegada das festas de fim de ano e da temporada de férias, o varejo e as instituições financeiras […]

IA Generativa avança e já impacta algumas profissões: é motivo para nos preocuparmos?
IA Generativa avança e já impacta algumas profissões: é motivo para nos preocuparmos?

Que o ChatGPT é, talvez, o grande fenômeno midiático de 2023, e não só na tecnologia, todo mundo já sabe. […]

IA no varejo: 5 dicas de como tornar o ChatGPT mais eficiente no dia a dia
IA no varejo: 5 dicas de como tornar o ChatGPT mais eficiente no dia a dia

Nos últimos anos, o desempenho da tecnologia teve um papel crucial na transformação do setor varejista. Com a ascensão da […]

NVIDIA BioNeMo permite IA generativa para descoberta de medicamentos no AWS
NVIDIA BioNeMo permite IA generativa para descoberta de medicamentos no AWS

Os pesquisadores e desenvolvedores das principais empresas farmacêuticas e de tecnologia podem agora implementar facilmente o software e os serviços NVIDIA […]