Clientes PicPay estão entre os primeiros a utilizar o Pix por aproximação

PicPay lança Pix por aproximação via Google Wallet antes do previsto, inovando com maquininha própria que já aceita o método

Pagamento
Imagem: divulgação / Falando Tech

O PicPay começa a liberar nesta segunda-feira (4) o uso do Pix por aproximação para seus usuários, por meio da carteira do Google, e se antecipa ao mercado, que só estabeleceria essa funcionalidade em fevereiro de 2025. A liberação aos clientes será feita em fases. A maquininha própria do PicPay também é a primeira do mercado habilitada a transacionar com o novo método — uma parte dos aparelhos já começou a aceitar, e todas estarão aptas até o fim deste mês.

A nova funcionalidade exige uma maquininha habilitada e um dispositivo com suporte a NFC, como celular ou smartwatch, com o Pix por aproximação instalado em uma carteira digital. Inicialmente, o Google Pay é a única wallet que oferece suporte ao Pix por aproximação.

Para Pedro Romero, diretor de Wallet&Banking no PicPay, o Pix por aproximação marca um avanço significativo na inclusão e conveniência dos pagamentos. “Esse método elimina barreiras ao permitir que todos os brasileiros, independentemente de possuírem cartão, realizem pagamentos com rapidez e segurança”, avalia.

A funcionalidade também traz um novo dinamismo ao comércio, prevendo um aumento no número de transações feitas para empresas. “A popularização do Pix por aproximação deve impulsionar a adesão do sistema entre estabelecimentos comerciais, onde a proporção de transações para empresas ainda é menor que entre pessoas físicas. Ao possibilitar uma experiência de pagamento mais fluida, o Pix também se torna uma ferramenta ainda mais competitiva, capaz de rivalizar com métodos tradicionais, enquanto amplia sua capilaridade”, destaca Romero.

Open Finance no dia a dia

A Jornada sem Redirecionamento (JSR) do Open Finance é a tecnologia que possibilita o Pix por aproximação nas carteiras, ampliando a experiência do usuário. Com essa funcionalidade, a transação é feita diretamente na wallet, sem redirecionamento para o app bancário, simplificando o processo.

Com uma longa trajetória de inovação no setor de pagamentos, o PicPay, pioneiro nas transações digitais entre pessoas desde 2012, e sendo responsável por 11% das transações Pix no país, a companhia mantém o compromisso com a evolução do setor, agora com a adesão ao Pix por aproximação e ao avanços proporcionados pelo Open Finance.

*Fonte: PicPay


Leia também