Divisão de Crimes Cibernéticos fará sua primeira apresentação no CISO Forum Brazil 2022

Evento de Cibersegurança
Imagem:

Com o aumento de crimes cibernéticos no Brasil, medidas de proteção e de investigação são necessárias para contornar a ameaça; a DCCIBER estará presente no CISO Forum Brazil com o objetivo de alertar CISOs sobre as práticas

A onda de crimes cibernéticos vem crescendo nos últimos anos. O Brasil é o terceiro país com mais dispositivos infectados por ameaças, de acordo com pesquisa divulgada pela empresa de cibersegurança Norton. Mais da metade das vítimas, cerca de 58%, tiveram prejuízo financeiro e a estimativa é que 32 bilhões de reais tenham sido perdidos em 2021 por conta de crimes cibernéticos. 

Para enfrentar essa ameaça, no ano passado foi inaugurada a Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) como parte do Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo (DEIC-SP), setor responsável por realizar as investigações que envolvam organizações criminosas e a prática de crimes de alta complexidade em termos de redes de computadores. 

“Durante esse tempo de atuação, nós já promovemos mais de 1.600 investigações criminais. Atualmente, estamos desenvolvendo uma nova metodologia de investigação especialmente para vítimas que são grandes prestadoras de serviço, como instituições financeiras, tendo em vista que a lesão pode alcançar um grande número de pessoas”, relata o delegado da divisão, Carlos Afonso Gonçalves. 

Os especialistas da DCCIBER estarão no CISO Forum Brazil 2022, evento que reúne grandes líderes de cibersegurança e tomadores de decisões de todo o país para falar sobre políticas de segurança, tecnologia, padrões, certificação, cases de sucesso e programas para acelerar a adoção cuidadosa das melhores práticas de segurança cibernética em nível regional e até global. 

“Vamos convidar os CISOs a conhecer nossa forma de atuação e metodologia e estamos focados na troca de informações de inteligência. Para o poder público, essa atividade já ocorre em nível de defesa do Estado e institucional. Agora, a iniciativa privada está passando a conhecer sobre o nosso trabalho. Queremos que todos entendam que estamos abertos a atender quem precisa de investigação criminal nessa área”, destaca o delegado. 

O delegado também afirma que a DCCIBER tem uma atividade grande, realizando cerca de 15 operações por mês. Segundo ele, essa volumetria pode ser considerada extensa para uma unidade policial especializada. Entre as instituições que já procuraram o auxílio da divisão, destacam-se grandes empresas como a Meta e Twitter, além de todas as organizações bancárias e operadoras de cartão de crédito. 

Atualmente, a DCCIBER possui quatro delegacias de polícia com propósitos distintos: apurar fraude contra instituições financeiras, operações fraudulentas no e-commerce, crimes cometidos em dispositivos eletrônicos e investigação de lavagem de dinheiro. Além disso, a divisão também atua em um laboratório de análise de dispositivos móveis obtidos em apreensões. 

O networking gerado é um dos pontos importantes do evento. Carlos destaca que todos os setores, atualmente, trabalham com dados e informações que precisam ser protegidas dentro do ambiente online.

O evento acontece nos dias 18, 19 e 20 de outubro e as inscrições para o terceiro lote estão abertas até dia 10 de outubro.

Inscreva-se pelo site: https://cisoforum.com.br

*Imagem: Pexels


Leia também
Japan House São Paulo prorroga exposição “Convivendo com Robôs” até 19 de maio
Japan House São Paulo prorroga exposição “Convivendo com Robôs” até 19 de maio

Graças ao sucesso de visitação, a exposição “Convivendo com Robôs” ganha mais tempo em cartaz e terá seu período estendido […]

Hashtag Treinamentos promove curso 100% gratuito de Power BI com certificado
Hashtag Treinamentos promove curso 100% gratuito de Power BI com certificado

A Hashtag Treinamentos promove, entre os dias 19 e 22 de fevereiro, curso 100% gratuito de Power BI, plataforma de […]

Edge UOL realiza webinar gratuito para profissionais do setor de TI
Edge UOL realiza webinar gratuito para profissionais do setor de TI

Especialista da empresa vai explicar como uma solução de alta disponibilidade e recuperação de desastres pode ser uma excelente alternativa […]

MD2 Consultoria e Databricks promovem webinar sobre governança de dados em uma lakehouse
MD2 Consultoria e Databricks promovem webinar sobre governança de dados em uma lakehouse

Webinar Governança de Dados em uma Lakehouse pela MD2 e Databricks. Evento online e gratuito em 27/07, das 10h às 11h

Extraordinary Women in Tech debate liderança feminina com Google Cloud em SP
Extraordinary Women in Tech debate liderança feminina com Google Cloud em SP

Avenue Code realiza 3ª edição do Extraordinary Women in Tech no Brasil, reunindo líderes femininas em evento gratuito em São Paulo