A base está na construção de sites e aplicativos de maneira habilidosa, atraente e acessível, para que não haja
A esta altura de 2022, definitivamente, não basta colocar seus produtos à venda de qualquer jeito, seja em qual for o lugar da internet. Tem muito conhecimento e estratégia de UX Design por trás dos maiores players do mercado digital, e integrar estas tecnologias a qualquer negócio é indispensável.
Para não haver dúvidas, a área de UX Design é a grande entendedora da experiência do usuário, então a abreviação de UX: User Experience. Empatia é a máxima dos profissionais deste ramo. A todo tempo eles se colocam no lugar do cliente para entender as expectativas, dificuldades e motivações para a aquisição ou utilização de determinados produtos e serviços.
A finalidade é que os usuários não desistam de comprar nos sites e aplicativos e, mais ainda, convertê-los em multiplicadores satisfeitos, o que também diminui o direcionamento de budget e pessoal para o serviço de atendimento aos clientes e promove o reconhecimento e contentamento pela marca.
O UX Design analisa o perfil dos usuários e do mercado concorrente, pensa em como estas pessoas vão buscar um site, em qual formato desejam encontrar o serviço ou produto, quais informações devem estar disponíveis, e como devem estar acessíveis. Estuda qual é o melhor desenho, onde devem estar os botões, quais são as cores ideais e os textos que mais chamam a atenção e, acima de tudo, que facilitam a experiência de navegação com êxito.
Para o designer David Arty, fundador do blog Chief of Design, “Melhorar as interações dos consumidores com um produto ou aplicativo também significa melhorar sua qualidade de vida. Dessa forma, usar o Design UX é ouvir as necessidades e problemas dos usuários, e pesquisar as melhores soluções para tais dificuldades”.
Logo, o comportamento das pessoas ao acessar um site ou aplicativo e, especialmente, ao finalizar suas ações e sair satisfeitas é o foco do UX Design.
Neste contexto, David destaca que “a área de UX Design está em amplo crescimento, com bastante oportunidades e salários acima da média para o trabalhador brasileiro e também acima da média de ganhos de designers gráficos”.
Uma dica para se aperfeiçoar ou migrar para a área de UX Design é fazer uma imersão sobre o tema por meio do blog Chief of Design, onde há a publicação regular de vídeos, e-books e artigos, além do podcast Pitacos do Chief, transmitido no Youtube e em plataformas de Streaming, onde David Arty também avalia e dá dicas sobre portfólio ao vivo.
*Imagem: pressfoto no Freepik