Veja as linguagens de programação mais usadas em 2022

Veja as linguagens de programação mais usadas em 2022
Imagem: Divulgação / Unsplash

JavaScript e Python permaneceram mais populares, enquanto HCL, Rust, e Typescript aumentaram em uso, de acordo com o GitHub

Em um mundo moderno cada vez mais dependente de plataformas digitais, profissionais de programação estão vendo crescer sua demanda e, com ela, a variedade de particularidades de cada projeto. Em 2022, GitHub viu mais de 20 milhões de novas pessoas juntarem-se à plataforma, alcançando agora 100 milhões de pessoas desenvolvedoras em todo o mundo. O Brasil está entre os países com maior crescimento na plataforma e registrou quase um milhão de novas pessoas desenvolvedoras no último ano, ou seja, uma em cada 10 dessas que se juntaram ao GitHub em 2022 é brasileira.

Todas essas pessoas estão contribuindo em milhões de projetos open source usando diferentes linguagens de programação. Para entender melhor as preferências de quem usa a plataforma e as novas tendências, o relatório Octoverse 2022 do GitHub classificou as principais linguagens de programação do mundo e as que mais crescem.  

Veja as linguagens de programação mais usadas em 2022
Imagem: Divulgação / GitHub

 

Em 2022, o JavaScript permaneceu como a linguagem mais usada pelo oitavo ano consecutivo. Mantendo-se estável em segundo e terceiro lugares vieram Python e Java, enquanto Typescript e C# completaram o ranking das cinco principais linguagens de programação.

As linguagens que crescem mais rápido

Além das linguagens mais utilizadas, o ranking do GitHub também identificou as linguagens de programação que estão crescendo mais rápido. A primeira nesta lista é a Hashicorp Configuration Language (HCL), que cresceu 56% no ano passado, seguida pela Rust com mais de 50% de crescimento em sua comunidade, impulsionado em parte por sua segurança e confiabilidade.

TypeScript (37,8%), Lua (34,2%), e Go (28,3%) vêm em seguida na lista. Segundo Julio Viana, Gerente Regional do GitHub no Brasil, estes crescimentos estão ligados principalmente ao aumento do desenvolvimento de aplicações e ao trabalho baseado em nuvem. “A Lua, que inclusive foi criada por um brasileiro, é muito utilizada em domínios de aplicação e desenvolvimento de jogos, enquanto a Go viu um grande aumento no uso, provavelmente devido a sua facilidade de uso e poderosas funcionalidades no desenvolvimento em nuvem, espaços de scripting e interoperabilidade”, explica ele.

O GitHub listou abaixo as linguagens de programação que continuam mais populares e porquê:

1 – JavaScript
JavaScript é uma linguagem de programação universal e multiplataforma. Sua universalidade a torna especialmente procurada para machine learning (o aprendizado de máquina) e aplicações de inteligência artificial. Ela também permite um rápido tempo de desenvolvimento, fornecendo um loop iterativo para fácil depuração em uma estrutura sólida de desenvolvimento.

2 – Python

Python é uma linguagem de programação de “coleta de lixo” dinamicamente tipificada desenvolvida por Guido van Rossum no final dos anos 80, para substituir a ABC. Python foi projetado para ser facilmente lida por pessoas programadoras e continuou a ver ganhos em seu uso no GitHub, com um aumento de 22,5% em relação ao ano anterior, impulsionado em grande parte pela sua versatilidade em tudo, desde o desenvolvimento até a educação, machine learning e ciência dos dados.

3- Java

Longe de estar morta, a linguagem continuamente popular está atualizada e pronta para o futuro. Java tem estado entre as principais linguagens desde pouco depois de seu lançamento em 1995. Foi originalmente desenvolvida como uma alternativa às linguagens de programação C/C++, e agora é usada principalmente para construir aplicações web, desktop, mobile e embarcadas. Java é propriedade e licenciada através da Oracle, com implementações open source e gratuitas disponíveis.

4- Typescript

TypeScript é uma linguagem de programação de código aberto desenvolvida pela Microsoft e lançada pela primeira vez em 2012. Ela foi projetada para adicionare segurança de tipos ao JavaScript e, ao mesmo tempo, ser o mais próximo possível da sintaxe e semântica do padrão ECMAScript. É um super conjunto sintático da linguagem de programação JavaScript; todo código fonte JavaScript válido também é código-fonte TypeScript válido, mas não vice-versa.

5 – C# 

C# é uma linguagem de programação simples, moderna, orientada a objetos e com recursos de segurança. Suas raízes na família de linguagens C tornam o C# imediatamente familiar aos programadores C, C++, e Java. A facilidade de comunicação e desenvolvimento faz dela uma linguagem de programação importante e relativamente simples de aprender. Pode ser usada de muitas maneiras, desde plataformas web até aplicações desktop e mobile. 

Ranking das 5 linguagens de programação mais usadas e das 5 de mais rápido crescimento em 2022: 

As 5 linguagens mais usadas 

1 – JavaScript 

2 – Python 

3 – Java

4 – Typescript 

As 5 linguagens que crescem mais rápido 

1 – HCL 

2 – Rust 

3 – Typescript 

4 – Lua 

5 – Go

 

Fonte:GitHub

 


Leia também
GitHub Copilot Chat já está disponível para organizações e indivíduos
GitHub Copilot Chat já está disponível para organizações e indivíduos

Todos os usuários do GitHub Copilot podem programar em linguagem natural com o Copilot Chat sem custo adicional Previamente anunciado […]

Truques básicos de CLI que toda pessoa desenvolvedora deveria saber para aumentar a produtividade
Truques básicos de CLI que toda pessoa desenvolvedora deveria saber para aumentar a produtividade

A CLI (interface de linha de comando) é uma ferramenta poderosa para desenvolvedores, oferecendo flexibilidade e controle

GitHub anuncia suporte para Swift e amplia segurança para apps móveis
GitHub anuncia suporte para Swift e amplia segurança para apps móveis

Os aplicativos móveis são essenciais no cotidiano, influenciando como trabalhamos, nos comunicamos e nos divertimos. Com o GitHub Mobile, desenvolvedores têm acesso fácil ao código de qualquer lugar

GitHub libera relatórios privados de vulnerabilidade para todos
GitHub libera relatórios privados de vulnerabilidade para todos

GitHub lança relatórios privados de vulnerabilidade para ajudar pesquisadores e mantenedores a relatar e corrigir vulnerabilidades em repositórios públicos

GitHub atinge a marca de 100 milhões de desenvolvedores na plataforma
GitHub atinge a marca de 100 milhões de desenvolvedores na plataforma

Desde outubro de 2007, quando a primeira linha de código foi enviada para o GitHub, muita coisa mudou no mundo da programação.