GitHub financiará pessoas desenvolvedoras com US$ 20 mil no novo programa Accelerator

GitHub Accelerator vai financiar desenvolvedores com 20 mil dólares
Imagem:

As inscrições para a primeira turma de bolsistas estão abertas até 31 de dezembro e qualquer pessoa que seja colaboradora ou mantenedora de um projeto open source no GitHub pode se inscrever

O mundo moderno funciona com open source, desde nossas descobertas científicas até as casas que construímos. De acordo com o relatório anual Octoverse do GitHub, estima-se que cerca de 90% das empresas do mundo usam algum tipo de software open source em suas operações. E nada disso seria possível sem a equipe global de pessoas colaboradoras dedicadas a alimentar essa infraestrutura digital compartilhada. É por isso que, com o programa GitHub Accelerator, a empresa quer ser pioneira no suporte a novas formas de pessoas desenvolvedoras trabalharem de forma simples e sustentável com open source em tempo integral.

As carreiras em open source  não seguem um caminho previsível hoje e, de acordo com Naytri Sramek, diretora sênior de estratégia do GitHub e líder do programa GitHub Accelerator, muitas pessoas desenvolvedoras de open source costumam equilibrar o trabalho corporativo durante o dia e os projetos individuais à noite. “O open source  está evoluindo. Com novos modelos de financiamento como o GitHub Sponsors e mais empresas participando do open source , as pessoas não precisam escolher entre sua paixão ou um contracheque. O GitHub Accelerator dará início a novas carreiras em open source  com financiamento inicial e orientação para quem deseja migrar para o open source  em tempo integral”, explica ela.

Como será o GitHub Accelerator

Por meio do GitHub Accelerator, o GitHub financiará diretamente 20 pessoas desenvolvedoras em todo o mundo que mantêm projetos open source. Ao longo de dez semanas, a empresa fornecerá aos bolsistas do programa uma remuneração em dinheiro de $ 20.000 – US $ 2.000 por semana, além de orientação de líderes open source  e parceiros de negócios sobre como desenvolver seus projetos e criar fluxos de financiamento duradouros.

Durante o programa, especialistas em open source discutirão como criar projetos bem-sucedidos em tópicos que vão desde o Licenciamento 101 até o trabalho com patrocinadores corporativos. Além disso, os bolsistas também receberão suporte e orientação dedicados no uso da plataforma, incluindo créditos para usar o GitHub Codespaces e o Copilot.

Além de pessoas contribuidoras individuais ou mantenedoras de um projeto open source no GitHub, também será possível se registrar como uma equipe (máximo de 3 pessoas) para um determinado projeto. Candidatos devem ter um perfil online ativo no GitHub, estarem em uma das regiões suportadas pelo GitHub Sponsors e não ser funcionário atual do GitHub e/ou de qualquer uma de suas empresas controladoras/subsidiárias.

Para Naytri, é fundamental investir nas pessoas mantenedoras de hoje. “Queremos tornar mais fácil para qualquer pessoa desenvolvedora buscar uma carreira viável em open source, independentemente de renda ou localização, e isso começa com dando a cada desenvolvedor a opção de contribuir em tempo integral”.

A primeira turma de bolsistas será anunciada no início de fevereiro de 2023, e o programa em si, acontecerá de 6 de março de 2023 a 12 de maio de 2023. As inscrições para o programa vão até 31 de dezembro de 2022 e podem ser feitas em https://accelerator.github.com/ 

*Imagem: Divulgação / GitHub Accelerator


Leia também