Código Aberto para Desenvolvedores

Código aberto
Imagem:

Que tal conhecer diversas ferramentas de código aberto para desenvolvedores e poder utilizá-las em seus projetos?

A plataforma Code for Development reúne e compartilha recursos e software de código aberto e conecta comunidades que apoiam a visão de software como bem público.

O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) é reconhecido internacionalmente pelas soluções na área da saúde, educação e infraestrutura. A instituição criou essa iniciativa e tem divulgado o programa para desenvolvedores.

Entre as ferramentas de código aberto disponíveis na plataforma estão algumas que usam dados espaciais e inteligência artificial como aliados no combate à pobreza. Monitoramento cidadão nos processos de urbanização de assentamentos e aprendizado de máquina podem ser encontrados. Além disso, há também ferramentas de dados colaborativos aplicados ao planejamento urbano. E outros como estimativa de mudanças na intensidade do tráfego durante a crise da Covid-19.

A iniciativa Code4Dev fornece acesso a um banco de dados de projetos, aplicativos, algoritmos e outras ferramentas que ajudam em soluções para problemas e desafios específicos.

LEIA TAMBÉM: Calculadora do Windows tem agora Open Source

A base do Código para o Desenvolvimento conta atualmente com 100 ferramentas digitais de acesso totalmente gratuito. Essas ferramentas têm entre os temas as áreas de desenvolvimento rural, urbano e habitação, saúde, transporte e agricultura. Entre outros assuntos, estão a área da indústria, mudanças climáticas, segurança viária, gestão fiscal, água e saneamento e desastres naturais.

Antes de compartilhar cada uma dessas soluções, o BID faz uma avaliação da qualidade do código. Além disso, verifica se o código permite sua reutilização e adaptação. Entre os contribuintes estão, além do próprio Banco, governos nacionais e locais da região e outras instituições públicas e privadas. A plataforma é aberta a qualquer pessoa que queira participar. A iniciativa fomenta a cooperação tecnológica e oferece oportunidades de troca de conhecimento e compartilhamento de projetos de sucesso implementados em outros países.

LEIA TAMBÉM: Linux lança Elisa: projeto open source para criar e certificar sistemas

Ferramenta de Código Aberto

No dia 28 de abril uma nova ferramenta de código aberto foi apresentada em um webinar exclusivo do BID em parceria com o iMasters.

A ferramenta Víasegura fornece um conjunto de modelos de código aberto desenvolvidos em Python pelo BID e iRAP (International Road Assessment Programme) que auxiliam na detecção de 16 elementos de segurança viária.

Os modelos foram treinados nas redes federais do Brasil, e estão sendo executados no Equador e na República Dominicana. 

INSCREVA-SE AQUI e ganhe pontos para um concurso que te levará ao Developers Week em São Francisco! Para saber mais sobre o concurso, clique aqui: https://code.iadb.org/pt/premiacao 

Fonte: iMasters 

*Imagem: Pexels 

 


Leia também
GitHub Copilot Chat já está disponível para organizações e indivíduos
GitHub Copilot Chat já está disponível para organizações e indivíduos

Todos os usuários do GitHub Copilot podem programar em linguagem natural com o Copilot Chat sem custo adicional Previamente anunciado […]

Truques básicos de CLI que toda pessoa desenvolvedora deveria saber para aumentar a produtividade
Truques básicos de CLI que toda pessoa desenvolvedora deveria saber para aumentar a produtividade

A CLI (interface de linha de comando) é uma ferramenta poderosa para desenvolvedores, oferecendo flexibilidade e controle

GitHub anuncia suporte para Swift e amplia segurança para apps móveis
GitHub anuncia suporte para Swift e amplia segurança para apps móveis

Os aplicativos móveis são essenciais no cotidiano, influenciando como trabalhamos, nos comunicamos e nos divertimos. Com o GitHub Mobile, desenvolvedores têm acesso fácil ao código de qualquer lugar

GitHub libera relatórios privados de vulnerabilidade para todos
GitHub libera relatórios privados de vulnerabilidade para todos

GitHub lança relatórios privados de vulnerabilidade para ajudar pesquisadores e mantenedores a relatar e corrigir vulnerabilidades em repositórios públicos

Veja as linguagens de programação mais usadas em 2022
Veja as linguagens de programação mais usadas em 2022

Em um mundo moderno cada vez mais dependente de plataformas digitais, profissionais de programação estão vendo crescer sua demanda e, com ela, a variedade de particularidades de cada projeto.