Código Aberto para Desenvolvedores

Código aberto
Imagem:

Que tal conhecer diversas ferramentas de código aberto para desenvolvedores e poder utilizá-las em seus projetos?

A plataforma Code for Development reúne e compartilha recursos e software de código aberto e conecta comunidades que apoiam a visão de software como bem público.

O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) é reconhecido internacionalmente pelas soluções na área da saúde, educação e infraestrutura. A instituição criou essa iniciativa e tem divulgado o programa para desenvolvedores.

Entre as ferramentas de código aberto disponíveis na plataforma estão algumas que usam dados espaciais e inteligência artificial como aliados no combate à pobreza. Monitoramento cidadão nos processos de urbanização de assentamentos e aprendizado de máquina podem ser encontrados. Além disso, há também ferramentas de dados colaborativos aplicados ao planejamento urbano. E outros como estimativa de mudanças na intensidade do tráfego durante a crise da Covid-19.

A iniciativa Code4Dev fornece acesso a um banco de dados de projetos, aplicativos, algoritmos e outras ferramentas que ajudam em soluções para problemas e desafios específicos.

LEIA TAMBÉM: Calculadora do Windows tem agora Open Source

A base do Código para o Desenvolvimento conta atualmente com 100 ferramentas digitais de acesso totalmente gratuito. Essas ferramentas têm entre os temas as áreas de desenvolvimento rural, urbano e habitação, saúde, transporte e agricultura. Entre outros assuntos, estão a área da indústria, mudanças climáticas, segurança viária, gestão fiscal, água e saneamento e desastres naturais.

Antes de compartilhar cada uma dessas soluções, o BID faz uma avaliação da qualidade do código. Além disso, verifica se o código permite sua reutilização e adaptação. Entre os contribuintes estão, além do próprio Banco, governos nacionais e locais da região e outras instituições públicas e privadas. A plataforma é aberta a qualquer pessoa que queira participar. A iniciativa fomenta a cooperação tecnológica e oferece oportunidades de troca de conhecimento e compartilhamento de projetos de sucesso implementados em outros países.

LEIA TAMBÉM: Linux lança Elisa: projeto open source para criar e certificar sistemas

Ferramenta de Código Aberto

No dia 28 de abril uma nova ferramenta de código aberto foi apresentada em um webinar exclusivo do BID em parceria com o iMasters.

A ferramenta Víasegura fornece um conjunto de modelos de código aberto desenvolvidos em Python pelo BID e iRAP (International Road Assessment Programme) que auxiliam na detecção de 16 elementos de segurança viária.

Os modelos foram treinados nas redes federais do Brasil, e estão sendo executados no Equador e na República Dominicana. 

INSCREVA-SE AQUI e ganhe pontos para um concurso que te levará ao Developers Week em São Francisco! Para saber mais sobre o concurso, clique aqui: https://code.iadb.org/pt/premiacao 

Fonte: iMasters 

*Imagem: Pexels 

 


Leia também