Desenvolvedor

Código Aberto para Desenvolvedores

Que tal conhecer diversas ferramentas de código aberto para desenvolvedores e poder utilizá-las em seus projetos?

A plataforma Code for Development reúne e compartilha recursos e software de código aberto e conecta comunidades que apoiam a visão de software como bem público.

O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) é reconhecido internacionalmente pelas soluções na área da saúde, educação e infraestrutura. A instituição criou essa iniciativa e tem divulgado o programa para desenvolvedores.

Continua após o anúncio

Entre as ferramentas de código aberto disponíveis na plataforma estão algumas que usam dados espaciais e inteligência artificial como aliados no combate à pobreza. Monitoramento cidadão nos processos de urbanização de assentamentos e aprendizado de máquina podem ser encontrados. Além disso, há também ferramentas de dados colaborativos aplicados ao planejamento urbano. E outros como estimativa de mudanças na intensidade do tráfego durante a crise da Covid-19.

A iniciativa Code4Dev fornece acesso a um banco de dados de projetos, aplicativos, algoritmos e outras ferramentas que ajudam em soluções para problemas e desafios específicos.

LEIA TAMBÉM: Calculadora do Windows tem agora Open Source

A base do Código para o Desenvolvimento conta atualmente com 100 ferramentas digitais de acesso totalmente gratuito. Essas ferramentas têm entre os temas as áreas de desenvolvimento rural, urbano e habitação, saúde, transporte e agricultura. Entre outros assuntos, estão a área da indústria, mudanças climáticas, segurança viária, gestão fiscal, água e saneamento e desastres naturais.

Antes de compartilhar cada uma dessas soluções, o BID faz uma avaliação da qualidade do código. Além disso, verifica se o código permite sua reutilização e adaptação. Entre os contribuintes estão, além do próprio Banco, governos nacionais e locais da região e outras instituições públicas e privadas. A plataforma é aberta a qualquer pessoa que queira participar. A iniciativa fomenta a cooperação tecnológica e oferece oportunidades de troca de conhecimento e compartilhamento de projetos de sucesso implementados em outros países.

LEIA TAMBÉM: Linux lança Elisa: projeto open source para criar e certificar sistemas

Ferramenta de Código Aberto

No dia 28 de abril uma nova ferramenta de código aberto foi apresentada em um webinar exclusivo do BID em parceria com o iMasters.

A ferramenta Víasegura fornece um conjunto de modelos de código aberto desenvolvidos em Python pelo BID e iRAP (International Road Assessment Programme) que auxiliam na detecção de 16 elementos de segurança viária.

Os modelos foram treinados nas redes federais do Brasil, e estão sendo executados no Equador e na República Dominicana. 

INSCREVA-SE AQUI e ganhe pontos para um concurso que te levará ao Developers Week em São Francisco! Para saber mais sobre o concurso, clique aqui: https://code.iadb.org/pt/premiacao 

Fonte: iMasters 

*Imagem: Pexels 

 


Leia também
Veja as linguagens de programação mais usadas em 2022

Veja as linguagens de programação mais usadas em 2022

Em um mundo moderno cada vez mais dependente de plataformas digitais, profissionais de programação estão vendo crescer sua...

GitHub atinge a marca de 100 milhões de desenvolvedores na plataforma

GitHub atinge a marca de 100 milhões de desenvolvedores na plataforma

Em 2019, o GitHub havia definido a meta de atingir 100 milhões de desenvolvedores usando a plataforma até 2025, mas acabou conseguindo...

Por que o JavaScript ainda é uma tendência de mercado?

Por que o JavaScript ainda é uma tendência de mercado?

A linguagem de programação JavaScript foi criada durante os anos de 1990, mas ainda segue como uma forte tendência no mercado....

GitHub financiará pessoas desenvolvedoras com US$ 20 mil no novo programa Accelerator

GitHub financiará pessoas desenvolvedoras com US$ 20 mil no novo programa Accelerator

O mundo moderno funciona com open source, desde nossas descobertas científicas até as casas que construímos. De acordo com o...

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário