7 tendências das APIs em 2022

Código fonte e APIs
Imagem:

O modelo de negócios open está se transformando num modelo de negócios tradicional. E é aqui que as APIs entram!

Como construir negócios que estejam preparados para mudanças e o que isso tem a ver com APIs (interface de programação de aplicação)? Um estudo desenvolvido pelo analista independente da indústria de software e especialista em APIs, Randy Heffner, em parceria com Kleber Bacili, fundador e CEO da Sensedia, traz uma análise importante sobre o cenário dos negócios nos dias de hoje, profundamente impactados pelas transformações impulsionadas pela pandemia da Covid-19 e, também, pelo avanço da digitalização. 

Segundo o estudo, o futuro é virtualmente imprevisível e a verdadeira transformação digital pressupõe “estar preparado para a rápida mudança em modelos de negócios e operações”. Para Kleber Bacili, “na era digital, o melhor planejamento é aquele que habilita com que o negócio mude rapidamente. E para construir uma estrutura que esteja preparada para mudanças, é preciso que seu software seja pensado para mudar também”.  

Outra constatação é que o mercado anda a passos largos em direção a um caminho sem volta: o modelo de negócios abertos está, cada vez mais, se tornando um modelo de negócios tradicional. E é aqui que entram  as APIs, que viabilizam com que o mundo open e todas essas transformações aconteçam. 

As 7 tendências líderes

Logo no início, o analista Randy Heffner explica que as tendências apresentadas no material são “as que chamamos tendências líderes. Ou seja, não são aquelas que o maior número de empresas estão fazendo, mas sim as que estão sendo colocadas em prática por aqueles que estão mostrando ao mundo como é que se faz”. 

Por isso, a proposta do estudo é trazer as estratégias mais importantes de serem colocadas em prática em 2022, não necessariamente porque terão ampla adoção pelas companhias ainda este ano, mas, porque seu pensamento, planejamento e ações devem estar à frente da onda do mercado. E quais são elas?

1 – Negócios abertos estão se tornando negócios normais

Para muitos executivos, o open banking foi o primeiro sinal de que um novo modelo de negócios estava se desenvolvendo. Por mais que algumas empresas tenham suas APIs abertas há mais de dez anos, como Google e Twitter, por exemplo, o senso comum entre grande parte dos gestores, até o momento, era de que APIs seriam algo tecnológico demais, específico para startups ou companhias de tecnologia. 

Ledo engano! À medida que o número de APIs abertas de grandes empresas cresce, é possível assimilar o fato de que os negócios abertos estão se tornando negócios normais.

Quando você torna o negócio aberto como seu modo normal de negócios, as APIs disponíveis permitem que sua organização prospere à medida que as cadeias de valor, os modelos de negócios e a concorrência mudam e evoluem continuamente. 

2 – De negócios abertos para negócios open-ended 

Open-ended business (em português, Negócios em abertos), além de criar valor para a empresa como um todo, também contribuem para identificar oportunidades com base nas competências, capacidades e ativos individuais do negócio (digitais ou físicos). 

Um negócio aberto se beneficia muito de uma arquitetura de software forte, que o torna aberto para conexões diretas e dinâmicas com vários ecossistemas, e permite que o negócio seja rapidamente reconfigurado para atender às oportunidades. 

3 – Plataformas de negócios e produtos de APIs se tornam centrais

Apesar dos produtos de APIs serem importantes para negócios abertos, a mudança para negócios abertos aumenta a visibilidade dos produtos de API à medida que você começa a pensar em seus negócios como uma plataforma para uma gama de modelos e oportunidades de negócios. 

4 – DevOps se expande para governança adaptativa

Plataformas de negócios e produtos de API deixam claro um ponto muito importante: o seu software é o seu negócio. Com isso, a importância do design e da governança de software baseados em domínio, aumenta. 

5 – O gerenciamento de API se expande além do REST

As empresas interagem por meio de processos e fluxos orientados a eventos, bem como trocando dados e transações. Portanto, as plataformas de negócios abertas precisarão de modelos de interconexão baseados em eventos e outros, além do modelo de solicitação-resposta das REST APIs. 

6 – Low-code e cloud-native conferem agilidade na implementação

Para lidar com a escassez de habilidades e permitir com que as APIs atendam à cenários variados, sua arquitetura deve permitir uma implementação contínua e completa de API, de low-code até microsserviços em cloud e, tudo o que estiver entre eles. 

7 – As arquiteturas de segurança de APIs ficam mais seguras e fortes

À medida que as APIs ganham visibilidade, produtos e estratégias para protegê-las recebem cada vez mais investimento e inovação. Por isso, a criação de uma arquitetura Zero Trust (modelo de segurança de rede, baseado num rigoroso processo de verificação de identidade), garante proteção contra-ataques, uso não autorizado e violação de privacidade. 

Intitulado “Tendências em APIs para 2022: Melhores práticas para construir negócios que estejam preparados para mudanças”, o estudo completo está disponível, de forma gratuita, em inglês, aqui.  

 

*Foto de Anete Lusina no Pexels 

 


Leia também
GitHub avança na segurança do desenvolvimento de software com a introdução do Code Scanning Autofix
GitHub avança na segurança do desenvolvimento de software com a introdução do Code Scanning Autofix

Novo recurso abrange mais de 90% dos tipos de alerta em JavaScript, TypeScript, Java e Python, que são linguagens de […]

GitHub Copilot Chat já está disponível para organizações e indivíduos
GitHub Copilot Chat já está disponível para organizações e indivíduos

Todos os usuários do GitHub Copilot podem programar em linguagem natural com o Copilot Chat sem custo adicional Previamente anunciado […]

Truques básicos de CLI que toda pessoa desenvolvedora deveria saber para aumentar a produtividade
Truques básicos de CLI que toda pessoa desenvolvedora deveria saber para aumentar a produtividade

A CLI (interface de linha de comando) é uma ferramenta poderosa para desenvolvedores, oferecendo flexibilidade e controle

GitHub anuncia suporte para Swift e amplia segurança para apps móveis
GitHub anuncia suporte para Swift e amplia segurança para apps móveis

Os aplicativos móveis são essenciais no cotidiano, influenciando como trabalhamos, nos comunicamos e nos divertimos. Com o GitHub Mobile, desenvolvedores têm acesso fácil ao código de qualquer lugar

GitHub libera relatórios privados de vulnerabilidade para todos
GitHub libera relatórios privados de vulnerabilidade para todos

GitHub lança relatórios privados de vulnerabilidade para ajudar pesquisadores e mantenedores a relatar e corrigir vulnerabilidades em repositórios públicos