Threads, o novo aplicativo do Meta, promete desafiar o Twitter e abrir novas oportunidades para marcas

Threads Meta
Imagem: Dave Adamson / Unsplash

Phelipe Barros, gerente de estratégia da Sioux, analisa as semelhanças, diferenças e impacto do lançamento do Threads nas redes sociais

O Threads, novo aplicativo do Meta, dona de três das maiores redes sociais do mundo, foi lançado na última quarta-feira e promete ser uma ameaça direta ao Twitter, do bilionário Elon Musk. Apresentando semelhanças entre si, o  novo microblog, criado por Mark Zuckerberg, já atraiu uma grande expectativa do público, alcançando a impressionante marca de 100 milhões de usuários em apenas cinco dias e já vem ameaçando seu concorrente mais direto, que até indicou que iria abrir um processo judicial contra a empresa.

Num contexto mais atual, é perceptível que as redes sociais têm apresentado um crescimento cada vez mais rápido, impulsionado principalmente por estratégias na adoção de novos usuários.  Para se ter uma ideia, segundo um estudo divulgado pelo Data Reportal e o Opinion Box, em 2020, 56% dos brasileiros inicialmente não consideravam utilizar o TikTok por considerá-lo uma rede social voltada para adolescentes. No entanto, atualmente a plataforma possui mais de 74 milhões de usuários ativos no país. 

Esses dados mostram que a rápida adoção de novas redes sociais é uma tendência entre os usuários. Estrategicamente, o Threads foi lançado já vinculado ao Instagram, o que tem ampliado ainda mais seu potencial de crescimento e fazendo com que a rede apresente um crescimento vertiginoso.

“É difícil apostar contra o grupo Meta. Principalmente se levarmos em consideração que eles possuem três das redes sociais mais populares do mundo em seu portfólio. Em termos de experiência, pode ser que seja um marco para ameaçar a existência do Twitter. Mesmo que ainda seja muito cedo para dizer.”, comenta Phelipe Barros, gerente de estratégia da Sioux, agência consultiva focada em melhorar a performance de seus clientes por meio de estratégias digitais integradas de marketing, design e tecnologia.

Nesse contexto, o desenvolvimento do Threads e seu impacto no cenário das redes sociais são aspectos a serem observados. Uma vez que a constante inovação e competição no setor moldam o futuro das plataformas, a presença estratégica das marcas no Threads pode ser um diferencial importante para o sucesso e o engajamento do público.

“Uma presença estratégica no Threads pode trazer benefícios aos negócios, desde que alinhada ao perfil do público e à jornada de compra dos usuários. Estar presente no aplicativo não deve ser apenas uma questão de estar lá por estar, mas sim fazer sentido para a marca e para o público-alvo.”, comenta Barros.

Por meio de uma estratégia de comunicação eficaz, as empresas podem aproveitar muitas oportunidades oferecidas pela nova rede social, o que nos resta aguardar para ver como o Threads se desenvolverá e qual será o seu verdadeiro impacto no cenário das redes sociais. Uma coisa é certa: a presença estratégica das marcas nessa nova plataforma pode ser um diferencial importante para garantir o sucesso e o engajamento do público. 

 


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