Saiba como se proteger de panes elétricas

André Mafra - Engehall Elétrica
*Na foto: André Mafra – Imagem: divulgação / Engehall Elétrica

Especialista explica que, além de raios, diversos outros motivos podem causar o problema, mas eles podem ser evitados 

As chuvas fortes e raios, tão comuns entre o final e início de ano, podem gerar panes elétricas e causar uma série de prejuízos. Porém, eles não são os únicos culpados por esse tipo de situação. 

De acordo com André Mafra, engenheiro eletricista e sócio co-fundador da Engehall Elétrica, empresa referência em treinamento neste segmento e que já impactou a vida de mais de 300 mil alunos, as panes elétricas também podem ser causadas por surtos elétricos (raios, por exemplo) e apagões. “Elas podem ter várias causas, por isso é importante realizar a manutenção nos sistemas elétricos.  Certifique-se de que os fios, tomadas e disjuntores estejam em boas condições e, se necessário, contrate um eletricista para fazer inspeções regulares”, orienta. 

Uma das causas para uma possível pane elétrica é a falta de aterramento adequado, que também pode causar choques. “É muito importante se certificar de que toda instalação da casa está aterrada corretamente. Use também dispositivos de proteção contra surtos “DPS” no quadro de luz e principalmente em equipamentos eletrônicos mais caros e sensíveis”, sugere Mafra. 

Outro risco mencionado pelo engenheiro é relacionado à sobrecarga, que acontece quando há muitos dispositivos conectados a uma única tomada ou circuito elétrico. “Isso pode causar superaquecimento dos fios e até incêndios. Para se proteger, evite conectar muitos dispositivos a uma única tomada (uso de três, benjamins) ou use filtros de linha com proteção de sobrecarga”, avisa. 

Os picos de tensão na rede elétrica também podem danificar equipamentos, por isso, segundo o especialista, é importante usar dispositivos de proteção contra surtos em equipamentos sensíveis, como computadores e televisores. “Além disso, usar adaptadores inadequados ou plugues em más condições pode causar problemas elétricos. Substitua o que for necessário para proteger os equipamentos”, recomenda. 

De forma geral, a realização da instalação elétrica de forma adequada e com manutenção regular pode ajudar muito a diminuir os riscos de panes elétricas em qualquer lugar, por isso é importante contar com profissionais especializados e seguir as normas de segurança para evitar possíveis grandes prejuízos. 


Leia também