O futuro do trabalho na Era Digital

O futuro do trabalho na Era Digital
Imagem:

Ao longo de nossa história, a tecnologia sempre causou profundas transformações sociais e culturais. O surgimento de uma Era Digital cada vez mais complexa tem assumido um caráter desafiador para muitas companhias e seus profissionais, já que a forma como gerenciam os negócios está sendo marcada por alterações significativas que resultarão em um modelo de trabalho diferente nos próximos anos.

Estamos diante de um ambiente altamente automatizado, em que as empresas precisam investir em novas plataformas, ferramentas e serviços baseados em inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem. Isso impacta as funções e os empregos que conhecemos hoje, criando novas oportunidades para os profissionais que estiverem preparados para essa nova mentalidade digital.

Nesse sentido, o envolvimento dos líderes mostra-se imprescindível nessa transição do modelo de trabalho. Os CIOs (Chiefs Information Officer) precisam abandonar as fronteiras tradicionais e ampliar sua percepção sobre a mudança de cultura dentro da organização, entendendo que, muitas vezes, os negócios digitais acontecem fora da área de TI. Como detentores do conhecimento das tecnologias mais adequadas ao negócio, esses gestores devem aprimorar a destreza digital, promovendo a integração entre a TI e as demais equipes da empresa.

Toda a organização está envolvida no processo de transformação do modelo de trabalho. Isso exige a atuação colaborativa de equipes multidisciplinares, que considerem as prioridades e os recursos necessários para o alcance dos objetivos do negócio. Assim, é importante estimular grupos ágeis que percebam as mudanças de cenário e promovam as transformações e adaptações exigidas pelo mercado.     

Outro papel da liderança é afastar os receios sobre os impactos da Transformação Digital na quantidade de postos de trabalho. É uma excelente oportunidade para demonstrar que a reformulação das estruturas organizacionais possibilitará o surgimento de novas atividades. Por exemplo, pesquisas indicam que, até 2020, a inteligência artificial criará mais empregos do que eliminará. Por isso, é recomendável que os profissionais busquem aprimoramento constante, de forma a estarem preparados para as oportunidades da Era Digital.

O conceito de “futuro do trabalho” possui, portanto, dois aspectos principais: compreender como a tecnologia está transformando as experiências profissionais e envolver todos os departamentos na definição de um novo modelo de atuação.

Cabe ao CIO observar esses dois fatores para liderar com sucesso a jornada rumo à Transformação Digital. Os líderes que souberem tirar proveito da tecnologia irão guiar, de forma segura, inovadora e positiva, a mudança cultural necessária para que suas empresas prosperem na Era Digital.

* Claudio Neiva é Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner e chairman do Gartner Symposium/ITxpo 2018, que acontecerá nos dias 22 a 25 de outubro em São Paulo.


Leia também
5 motivos para adotar um relógio de ponto digital na sua empresa
5 motivos para adotar um relógio de ponto digital na sua empresa

Com o mundo empresarial em constante evolução, cada vez mais competitivo e com os desafios das rápidas e constantes mudanças […]

Vincent Martella, o Greg de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, está confirmado no Imagineland 2024
Vincent Martella, o Greg de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, está confirmado no Imagineland 2024

Ator Vincent Martella atendeu ao convite dos fãs brasileiros e do influenciador Peter Jordan para vir pela primeira vez ao […]

Serpro e Porto Digital lançam módulo ‘Rise Up’ para formar talentos em TI
Serpro e Porto Digital lançam módulo ‘Rise Up’ para formar talentos em TI

Estatal inaugura novo capítulo na formação tecnológica em Recife com a oferta de uma disciplina em curso promovido pelo Senac. […]

Uber inaugura ponto de embarque na Rodoviária do Rio
Uber inaugura ponto de embarque na Rodoviária do Rio

A concessionária que administra o terminal carioca e a Uber inauguram a primeira área para o embarque de passageiros em […]

A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia
A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia

Atualmente, não há como negar que o bom profissional é aquele que se adapta às transformações do mercado e adquire […]