Dynatrace anuncia inovações em observabilidade com foco em Inteligência Artificial e análise de dados

Dynatrace
Imagem: divulgação / Dynatrace

A Dynatrace anuncia uma série de inovações e expansões em sua plataforma, incluindo recursos de observabilidade de Inteligência Artificial (AI observability) e observabilidade de dados (data observability), além de novas opções de automação. As inovações estão sendo anunciadas globalmente nesta semana, incluindo a extensão da sua plataforma de análise e automação com a Dynatrace AI Observability para fornecer observabilidade e segurança abrangentes para grandes modelos de linguagem (LLMs) e aplicações baseadas em Inteligência Artificial Generativa. Essa melhoria permite que empresas em todo o mundo adotem a Inteligência Artificial Generativa com confiança e eficiência como parte de seu foco em inovação, produtividade e receita. 

Bernd Greifeneder - Dynatrace
*Na foto: Bernd Greifeneder, Diretor de Tecnologia da Dynatrace – Imagem: divulgação / Dynatrace

A empresa também anuncia a Dynatrace Data Observability, um novo recurso de observabilidade de dados baseada em Inteligência Artificial. Com a Dynatrace Data Observability, as equipes podem confiar plenamente em todos os dados de eventos de observabilidade, segurança e negócios na plataforma Dynatrace para alimentar o mecanismo IA Davis, ajudando a eliminar falsos positivos e fornecer análises de negócios confiáveis e automações consistentes. Outra novidade é o lançamento do OpenPipeline, uma nova tecnologia central que oferece aos clientes um único pipeline para gerenciar a ingestão de dados em escala de petabytes na plataforma Dynatrace para impulsionar análises, Inteligência Artificial e automação seguras e econômicas. 

“A Dynatrace está na vanguarda do uso de Inteligência Artificial em observabilidade para permitir que empresas de todos os segmentos usem seus dados de forma efetiva para obter melhores resultados de negócios. A Inteligência Artificial vem trazendo inúmeros benefícios para as companhias, ao mesmo tempo em que também apresenta muito desafios. As novidades que estamos trazendo vão transformar a maneira como as empresas veem e usam suas informações, e conduzem suas operações para alcançar um nível ainda maior de eficiência”, afirma Roberto de Carvalho, Vice-Presidente Regional para a América do Sul da Dynatrace. 

Os principais destaques de desenvolvimento e lançamentos da Dynatrace são: 

1 Dynatrace AI Observability – A Dynatrace AI Observability é uma solução abrangente que permite que as empresas adotem a Inteligência Artificial com confiança, fornecendo insights incomparáveis em todas as camadas das aplicações baseadas em Inteligência Artificial, ajudando a garantir segurança, confiabilidade, desempenho e eficiência de custos. A solução cobre todo o stack de Inteligência Artificial, incluindo infraestrutura, como GPUs Nvidia, modelos de fundação, como GPT4, caches semânticos e bancos de dados vetoriais, como Weaviate, e estruturas de orquestração, como LangChain. 

Também oferece suporte às principais plataformas para construção, treinamento e entrega de modelos de Inteligência Artificial, incluindo Microsoft Azure OpenAI Service, Amazon SageMaker e Google AI Platform. A Dynatrace AI Observability utiliza a IA Davis da plataforma da Dynatrace e outras tecnologias centrais para oferecer uma perspectiva valiosa e completa de aplicações baseadas em Inteligência Artificial. Como resultado, as empresas podem fornecer ótimas experiências de usuário enquanto identificam automaticamente gargalos de desempenho e causas raiz. A Dynatrace AI Observability com IA Davis também ajuda as empresas a cumprirem regulamentações de privacidade e segurança e padrões de governança, rastreando a origem da saída criada por seus aplicativos com precisão. Além disso, ajuda a prever e controlar custos monitorando o consumo de tokens, que são as unidades básicas que os modelos de Inteligência Artificial Generativa usam para processar consultas. 

Empresas precisam de observabilidade de Inteligência Artificial que cubra todos os aspectos de suas soluções de Inteligência Artificial Generativa para superar desafios na adoção da tecnologia, como segurança, transparência, confiabilidade, experiência e gerenciamento de custos. A Dynatrace está expandindo sua liderança em observabilidade e Inteligência Artificial para atender essa necessidade, ajudando os clientes a adotar a IA com confiança e segurança. 

2 – Dynatrace Data Observability: A Dynatrace Data Observability permite que equipes de análise de negócios, ciência de dados, DevOps, SRE, segurança e outras garantam que todos os dados na plataforma Dynatrace sejam de alta qualidade. Isso complementa as capacidades existentes de limpeza e enriquecimento de dados fornecidas pelo Dynatrace OneAgent para garantir alta qualidade de dados coletados por outras fontes externas, incluindo padrões de código aberto, como OpenTelemetry, e instrumentação personalizada, como logs e APIs da Dynatrace. 

Ao adotar técnicas de observabilidade de dados, as empresas podem melhorar a disponibilidade, confiabilidade e qualidade dos dados ao longo do ciclo de vida dessas informações, desde a ingestão até a análise e automação. A Dynatrace Data Observability trabalha com outras tecnologias centrais da plataforma Dynatrace, incluindo a Inteligência Artificial hipermodal Davis, que combina capacidades preditivas, causais e generativas de Inteligência Artificial para fornecer os seguintes benefícios às equipes, ajudando a reduzir ou eliminar a necessidade de ferramentas adicionais de limpeza de dados: 

  • Atualização: Ajuda a garantir que os dados usados para análises e automação estejam atualizados e disponíveis em momento oportuno, alertando sobre quaisquer problemas. 
  • Volume: Monitora aumentos, diminuições ou lacunas inesperados nos dados, que podem indicar problemas não detectados. 
  • Distribuição: Monitora padrões, desvios ou valores atípicos em relação à forma esperada como os valores de dados estão distribuídos em um conjunto de dados, o que pode indicar problemas na coleta ou processamento de informações. 
  • Esquema: Rastreia a estrutura de dados e emite alertas sobre alterações anormais, como campos adicionados ou excluídos, para evitar resultados inesperados como relatórios e painéis errados. 
  • Linhagem: Fornece detalhes precisos da causa raiz sobre a origem dos dados e quais serviços serão impactados, ajudando equipes a identificar e resolver proativamente problemas de dados antes que afetem usuários ou clientes. 
  • Disponibilidade: Alavanca as capacidades de observabilidade de infraestrutura da plataforma Dynatrace para monitorar o uso de serviços digitais em servidores, redes e armazenamento, alertando sobre anomalias como tempo de inatividade e latência, garantindo um fluxo constante de dados dessas fontes para análises e automação saudáveis. 

3 – OpenPipeline: Possibilita controle total dos dados na ingestão e avalia fluxos de dados de forma cinco a dez vezes mais rápida do que tecnologias legadas, auxiliando a impulsionar a segurança, facilitar o gerenciamento e maximizar o valor dos dados. O OpenPipeline da Dynatrace fornece às equipes de negócios, desenvolvimento, segurança e operações total visibilidade e controle dos dados que estão sendo injetados na plataforma Dynatrace, preservando o contexto dos dados e dos ecossistemas de nuvem de onde se originam. 

Como avalia fluxos mais rapidamente do que tecnologias legadas, ajuda as empresas a gerenciarem melhor o volume e a variedade crescentes de dados provenientes de seus ambientes híbridos e multicloud, capacitando mais equipes a acessar as respostas e automações baseadas em Inteligência Artificial da plataforma Dynatrace sem a necessidade de ferramentas adicionais.  

O OpenPipeline trabalha com outras tecnologias centrais da plataforma Dynatrace, incluindo Grail™ Data Lakehouse, Smartscape Topology e Davis Hypermodal AI, oferecendo os seguintes benefícios: 

  • Análise de dados em escala de petabytes: Utiliza algoritmos de processamento de fluxo pendentes de patente para atingir aumentos significativos no fluxo de dados em escala de petabytes. 
  • Ingestão unificada de dados: Permite que equipes ingiram e roteiem eventos de dados de observabilidade, segurança e negócios – incluindo Qualidade de Serviço (QoS) dedicada para eventos de negócios – de qualquer fonte e em qualquer formato, como Dynatrace OneAgent, APIs Dynatrace e OpenTelemetry, com tempos de retenção personalizáveis para casos de uso individuais. 
  • Análise de dados em tempo real na ingestão: Permite que equipes convertam dados não estruturados em formatos estruturados e utilizáveis no momento da ingestão – por exemplo, transformando dados brutos em dados de séries temporais ou dados de métricas e criando eventos de negócios a partir de linhas de log. 
  • Contexto completo dos dados: Enriquece e mantém o contexto de pontos de dados heterogêneos – incluindo métricas, rastros, logs, comportamento do usuário, eventos de negócios, vulnerabilidades, ameaças, eventos do ciclo de vida e muitos outros – refletindo as diversas partes do ecossistema de nuvem de onde se originaram. 
  • Controles para privacidade e segurança de dados: Fornece aos usuários controle sobre quais dados eles analisam, armazenam ou excluem da análise e inclui controles de privacidade e segurança totalmente personalizáveis, como mascaramento automático e baseado em funções de informações pessoalmente identificáveis (PII), para atender às necessidades específicas e requisitos regulamentares dos clientes. 
  • Gerenciamento de dados rentável: Ajuda equipes a evitar a ingestão de dados duplicados e reduzir as necessidades de armazenamento transformando dados em formatos utilizáveis e permitindo que equipes removam campos desnecessários sem perder insights, contexto ou flexibilidade de análise. 

*Fonte: Dynatrace


Leia também
Vincent Martella, o Greg de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, está confirmado no Imagineland 2024
Vincent Martella, o Greg de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, está confirmado no Imagineland 2024

Ator Vincent Martella atendeu ao convite dos fãs brasileiros e do influenciador Peter Jordan para vir pela primeira vez ao […]

Serpro e Porto Digital lançam módulo ‘Rise Up’ para formar talentos em TI
Serpro e Porto Digital lançam módulo ‘Rise Up’ para formar talentos em TI

Estatal inaugura novo capítulo na formação tecnológica em Recife com a oferta de uma disciplina em curso promovido pelo Senac. […]

Uber inaugura ponto de embarque na Rodoviária do Rio
Uber inaugura ponto de embarque na Rodoviária do Rio

A concessionária que administra o terminal carioca e a Uber inauguram a primeira área para o embarque de passageiros em […]

A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia
A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia

Atualmente, não há como negar que o bom profissional é aquele que se adapta às transformações do mercado e adquire […]

Claro tem a 4ª marca mais valiosa do Brasil
Claro tem a 4ª marca mais valiosa do Brasil

A Claro está entre as Marcas Mais Valiosas do País, segundo o estudo Kantar Brandz, divulgado na quarta-feira (13). A […]