Decorações natalinas se modernizam e ganham cada vez mais elementos tecnológicos

Luzes de Natal
Imagem: Freepik

Não há dúvidas de que o Natal é uma das datas mais importantes do calendário ocidental. O festival de luzes e cores que ornamentam ruas, casas e empresas dão o tom do que o período pede, além de encantar pessoas de todas as idades. A atmosfera de celebração e confraternização, ganha, a cada ano, um toque de criatividade para que tudo fique ainda mais bonito e encantador.

A tecnologia, que já se faz indispensável no nosso cotidiano há um certo tempo, vem contribuindo para deixar as festas de final de ano mais automatizadas e modernas, incorporando e misturando elementos tradicionais com o que temos de mais inovador. Marco Giroto, fundador da SuperGeeks, primeira escola de computação e robótica do país, amante e entusiasta do universo Geek, aponta o que está em alta para uma decoração natalina com muita tecnologia. 

Tendências para o Natal de 2023

“Quando falamos em led lembramos logo de grandes painéis, mas ele também pode ser visto nos pisca-piscas que enfeitam árvores montadas nos mais variados ambientes. É possível encontrar modelos com dispositivos para programar o momento em que as lâmpadas serão acesas e por quanto tempo ficarão em funcionamento, por exemplo. Além disso, podem ser controlados via assistentes virtuais ou pelo smartphone”, explica.

“Uma outra tendência é a projeção mapeada, recurso que cria ilusões de ótica em superfícies variadas, seja em 2D ou 3D, projetando imagens e animações, deixando tudo mais dinâmico, intenso e realista, bastante usado em decorações de rua de grandes cidades. Imagine o impacto que causa um grande trenó em movimento, puxado por renas e comandado por um Papai Noel gigante emitindo sons em plena Avenida Paulista”, complementa.

“Já as tradicionais árvores, feitas dos mais variados materiais, ganhou a versão em fibra óptica, com recursos que vão desde mudar de cor até ser possível comandá-las via controle remoto ou celular. Elas podem aumentar ou diminuir de tamanho, fazendo a festa da criançada”, conclui.

A interatividade aportou em 2023 trazendo muito mais magia às decorações típicas dessa época do ano. Independente da tecnologia escolhida, o mais importante é que o período seja lembrado e celebrado pelo que é, ou seja, uma temporada de amor e união.


Leia também
Vincent Martella, o Greg de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, está confirmado no Imagineland 2024
Vincent Martella, o Greg de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, está confirmado no Imagineland 2024

Ator Vincent Martella atendeu ao convite dos fãs brasileiros e do influenciador Peter Jordan para vir pela primeira vez ao […]

Serpro e Porto Digital lançam módulo ‘Rise Up’ para formar talentos em TI
Serpro e Porto Digital lançam módulo ‘Rise Up’ para formar talentos em TI

Estatal inaugura novo capítulo na formação tecnológica em Recife com a oferta de uma disciplina em curso promovido pelo Senac. […]

Uber inaugura ponto de embarque na Rodoviária do Rio
Uber inaugura ponto de embarque na Rodoviária do Rio

A concessionária que administra o terminal carioca e a Uber inauguram a primeira área para o embarque de passageiros em […]

A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia
A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia

Atualmente, não há como negar que o bom profissional é aquele que se adapta às transformações do mercado e adquire […]

Claro tem a 4ª marca mais valiosa do Brasil
Claro tem a 4ª marca mais valiosa do Brasil

A Claro está entre as Marcas Mais Valiosas do País, segundo o estudo Kantar Brandz, divulgado na quarta-feira (13). A […]