555 Studios, em parceria com a O2 Filmes, inaugura o primeiro estúdio especializado em Produção Virtual do Brasil

Estúdio especializado em Produção Virtual já está em operação no complexo cinematográfico da O2 em Cotia, São Paulo
Imagem: Tomás di Spagna

Nova tecnologia chega ao país para elevar a qualidade de séries, filmes publicitários e longas-metragens

Após quase dois anos de pesquisas e desenvolvimento, em parceria com a O2 Filmes, maior produtora audiovisual do País, o 555 Studios, que nasce de uma iniciativa da Sétima, anuncia a chegada da Produção Virtual de forma definitiva no Brasil. Com a iniciativa, todo o mercado audiovisual, incluindo produtoras voltadas para o cinema, streaming e branded content, tem à disposição uma estrutura e um conjunto de serviços totalmente inédita na América Latina. 

A partir da combinação de painéis de LED, game engines de última geração, sistemas de tracking, ambientes virtuais e cenários práticos, as empresas apresentam um ambiente versátil e imersivo – em que a fusão do mundo físico e virtual possibilita a configuração de sets onde atores, apresentadores, diretores de fotografia, diretores de arte e toda a equipe de produção possam ver e interagir com o conteúdo que os envolve de maneira natural. 

O 555 Studios já está em operação em um dos estúdios do complexo cinematográfico da O2, em Cotia (SP), e conta com poderosos recursos que permitem criar qualquer tipo de cenário em um ambiente controlado com o máximo de realidade no resultado final da produção. 

“Chegamos no melhor design de um LED Volume somado ao arranjo ideal de tecnologias e ferramentas após um extenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento pautado nos padrões internacionais mais exigentes. Nossa solução entrega o que existe de mais avançado nos principais centros de produção virtual do mundo”, destaca Fernando Palermo, diretor executivo do 555 Studios. 

Recursos permitem criar qualquer tipo de cenário em um ambiente controlado, com o máximo de realidade no resultado final
Divulgação / O2

 

Hoje, o estúdio especializado dispõe de área de 650 metros quadrados e está equipado com dois ambientes de produção virtual, o 555 Volume 6K e o Stage 4K. As dependências contam ainda com estacionamento, espaços para reuniões, salas de produção, pre-viscatering, camarins e toda a estrutura para que as filmagens ocorram de forma otimizada e confortável. 

Para os atores, apresentadores, fotógrafos e diretores, a vantagem do uso da tecnologia está em entender como serão os resultados das filmagens a partir de toda a interação com o telão, incluindo imagens impressas e precisas. Já para o cliente, o recurso proporciona uma maior segurança na visualização do resultado final, oferecendo um padrão de realidade superior aos das filmagens. 

Em comparação à produção convencional, a Produção Virtual permite filmar até três vezes mais conteúdo ao mesmo tempo, o que leva a uma economia de 40% em deslocamento e logística. Outro ponto positivo é a otimização e equilíbrio do uso entre espaços físicos e virtuais – uma vez que a construção de um cenário físico pode ser substituída por um cenário virtual, reduzindo o deslocamento de equipes, toneladas de equipamentos e tempo. 

Paulo Barcellos, CEO da O2 Filmes, aponta a importância de investir em tecnologia e inovação e no acesso. “Acredito que a tecnologia tem o poder de transformar o audiovisual brasileiro e elevar as produções para um nível internacional. Estamos comprometidos em compartilhar o que aprendemos com as outras produtoras do mercado. Diante disso, o nosso estúdio está aberto para que outras empresas possam ter acesso à tecnologia da Produção Virtual. Queremos democratizar o audiovisual brasileiro e tornar a indústria mais forte e competitiva. Juntos, podemos aproveitar ao máximo a tecnologia disponível para criar conteúdos de alta qualidade”, afirma. 

 


Leia também
Vincent Martella, o Greg de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, está confirmado no Imagineland 2024
Vincent Martella, o Greg de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, está confirmado no Imagineland 2024

Ator Vincent Martella atendeu ao convite dos fãs brasileiros e do influenciador Peter Jordan para vir pela primeira vez ao […]

Serpro e Porto Digital lançam módulo ‘Rise Up’ para formar talentos em TI
Serpro e Porto Digital lançam módulo ‘Rise Up’ para formar talentos em TI

Estatal inaugura novo capítulo na formação tecnológica em Recife com a oferta de uma disciplina em curso promovido pelo Senac. […]

Uber inaugura ponto de embarque na Rodoviária do Rio
Uber inaugura ponto de embarque na Rodoviária do Rio

A concessionária que administra o terminal carioca e a Uber inauguram a primeira área para o embarque de passageiros em […]

A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia
A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia

Atualmente, não há como negar que o bom profissional é aquele que se adapta às transformações do mercado e adquire […]

Claro tem a 4ª marca mais valiosa do Brasil
Claro tem a 4ª marca mais valiosa do Brasil

A Claro está entre as Marcas Mais Valiosas do País, segundo o estudo Kantar Brandz, divulgado na quarta-feira (13). A […]