5 motivos para adotar um relógio de ponto digital na sua empresa
Relógio de ponto digital: tecnologia aliada para otimizar processos empresariais, garantindo qualidade e redução de custos.
Relógio de ponto digital: tecnologia aliada para otimizar processos empresariais, garantindo qualidade e redução de custos.
Com o mundo empresarial em constante evolução, cada vez mais competitivo e com os desafios das rápidas e constantes mudanças tecnológicas, é imprescindível ter a tecnologia como aliada, investindo continuamente na inovação. Pensando nisso, a tecnologia que um relógio de ponto digital oferece, surge para otimizar os processos de uma empresa, permitindo maior qualidade do trabalho e redução de custos e prejuízos. Além de ser uma maneira muito mais fácil de registrar a jornada de trabalho dos funcionários e contabilizar todas as informações necessárias durante esse processo.
“A implementação de um relógio de ponto digital em uma empresa tem por finalidade simplificar o registro de horários de trabalho e intervalos visando facilitar a gestão empresarial”, explica Suelen Evangelista, gerente geral da MADIS, empresa focada na comercialização de produtos e serviços que oferecem soluções completas de controle e acesso, com hardwares e softwares próprios ede alta tecnologia.
Pensando nisso, a especialista enumera cinco benefícios em adquirir soluções de ponto em empresas. Confira, a seguir:
1. O processo de marcação de ponto torna-se mais fácil para os colaboradores
Na marcação tradicional, os funcionários precisam fazer uma fila, esperar os colegas de trabalho baterem o ponto, ou seja, é um processo que acaba sendo demorado, comprometendo a rotina das pessoas. “Neste sentido, o software de marcação permite que os funcionários possam realizar a marcação de ponto de qualquer lugar, lembrando que essa marcação é delimitada pelo gestor. Portanto, o processo será mais rápido, fácil e otimizado”, declara Suelen.
2. Maior segurança no armazenamento dos pontos e redução de erros e fraudes
“O software também permite maior segurança no armazenamento das marcações, pois registra todas as informações na nuvem e utiliza tecnologia de ponta para assegurar que não haverão erros ou fraudes dos dados”, relata a especialista.
3. Maior transparência e precisão dos dados armazenados
A possibilidade de erros dos horários registrados é muito maior se a gestão e controle de ponto são feitos manualmente pela equipe de RH. A imprecisão no registro de dados pode causar prejuízos financeiros para a empresa. “A tecnologia permite o registro de horários exatos, além de fazer com que o colaborador registre com mais facilidade e evite o esquecimento. Sem contar que o uso da tecnologia representa um avanço para a empresa, impactando positivamente sua imagem”, informa.
4. Permite flexibilidade, autonomia e mobilidade nas marcações
Empresas que trabalham em formato home office ou híbrido ou que possuem trabalhadores que precisam estar fora do escritório, viajando ou visitando clientes, por exemplo, não conseguem registrar o ponto na empresa. “O aplicativo de marcação permite que esses colaboradores possam registrar o ponto de qualquer lugar, horário ou dispositivo, sem nenhuma falha ou dano durante o registro das informações. O gestor só precisa determinar a região onde o colaborador poderá registrar o seu ponto online”, ressalta a gerente geral da MADIS.
5. Otimização do trabalho dos profissionais de RH
Com o uso de um software de gestão de ponto, a equipe de RH terá acesso a dados em tempo real, já reunidos em gráficos fáceis de serem lidos, sem depender de inúmeros papéis e planilhas para realizar a gestão e controle dos pontos dos colaboradores, garantindo que não haja erros durante o registro do ponto. “Além de evitar prejuízos por falta de organização e diminuir gastos desnecessários com o pagamento de horas extras e possibilitar um melhor controle das escalas e férias dos funcionários”, finaliza Suelen Evangelista.