5 benefícios de implementar o reconhecimento facial nas empresas

Reconhecimento facial
Imagem: Jinli Guo / Canva

Há alguns anos, bloquear ou desbloquear dispositivos eletrônicos apenas com a leitura de traços do rosto seria coisa de ficção científica. Mas, na era digital, o reconhecimento facial desponta como uma das ferramentas mais eficazes de autenticação biométrica para proteger o acesso a informações sigilosas, tanto de pessoas comuns quanto de empresas.   

A segurança aprimorada é a principal vantagem em pauta. Veja por quê: 

É praticamente impossível replicar ou roubar os dados biométricos de alguém, por mais que duas pessoas sejam parecidas. Alguns softwares apresentam análises que impedem até mesmo o uso de fotografias. Na prática das organizações, isso significa que, mesmo que um hacker obtenha acesso à senha de um usuário, ou colaborador, ele não conseguirá acessar os dados confidenciais sem a autenticação biométrica.   

No entanto, os benefícios não se limitam apenas à eficiência na proteção e gestão de informações. Conheça cinco vantagens de implementar essa tecnologia na sua empresa: 

1.   O reconhecimento facial ajuda a reduzir os riscos associados ao gerenciamento de senhas, já que não é preciso se lembrar de sequências complexas e alterá-las frequentemente. 

2.   Maior eficiência – liberar o acesso e agilizar o desbloqueio de um equipamento fica muito mais rápido e prático com o reconhecimento facial. Integrado à tecnologia de softwares, o sistema realiza a identificação de forma instantânea, já que os dados estão salvos em um sistema virtual. 

3.   Facilidade da integração – os softwares usados podem ser adaptados aos que são utilizados pela empresa de maneira ágil e personalizada. Assim, a tecnologia passa a ser complementar para diferentes dispositivos, como portas e catracas. 

4.   Melhora a experiência do usuário – com um processo mais rápido e automatizado, é possível ter mais autonomia sobre o próprio acesso, sem perder tempo com cadastros demorados ou registro de informações já fornecidas. 

5.   Aumento da capacidade produtiva – com tecnologias que favorecem processos no dia a dia das empresas, os colaboradores podem desenvolver visão mais analítica e estratégica para outras áreas. 

*Por Otto Pohlmann, CEO Centric 

 


Leia também