Decorações natalinas se modernizam e ganham cada vez mais elementos tecnológicos

Luzes de Natal
Imagem: Freepik

Não há dúvidas de que o Natal é uma das datas mais importantes do calendário ocidental. O festival de luzes e cores que ornamentam ruas, casas e empresas dão o tom do que o período pede, além de encantar pessoas de todas as idades. A atmosfera de celebração e confraternização, ganha, a cada ano, um toque de criatividade para que tudo fique ainda mais bonito e encantador.

A tecnologia, que já se faz indispensável no nosso cotidiano há um certo tempo, vem contribuindo para deixar as festas de final de ano mais automatizadas e modernas, incorporando e misturando elementos tradicionais com o que temos de mais inovador. Marco Giroto, fundador da SuperGeeks, primeira escola de computação e robótica do país, amante e entusiasta do universo Geek, aponta o que está em alta para uma decoração natalina com muita tecnologia. 

Tendências para o Natal de 2023

“Quando falamos em led lembramos logo de grandes painéis, mas ele também pode ser visto nos pisca-piscas que enfeitam árvores montadas nos mais variados ambientes. É possível encontrar modelos com dispositivos para programar o momento em que as lâmpadas serão acesas e por quanto tempo ficarão em funcionamento, por exemplo. Além disso, podem ser controlados via assistentes virtuais ou pelo smartphone”, explica.

“Uma outra tendência é a projeção mapeada, recurso que cria ilusões de ótica em superfícies variadas, seja em 2D ou 3D, projetando imagens e animações, deixando tudo mais dinâmico, intenso e realista, bastante usado em decorações de rua de grandes cidades. Imagine o impacto que causa um grande trenó em movimento, puxado por renas e comandado por um Papai Noel gigante emitindo sons em plena Avenida Paulista”, complementa.

“Já as tradicionais árvores, feitas dos mais variados materiais, ganhou a versão em fibra óptica, com recursos que vão desde mudar de cor até ser possível comandá-las via controle remoto ou celular. Elas podem aumentar ou diminuir de tamanho, fazendo a festa da criançada”, conclui.

A interatividade aportou em 2023 trazendo muito mais magia às decorações típicas dessa época do ano. Independente da tecnologia escolhida, o mais importante é que o período seja lembrado e celebrado pelo que é, ou seja, uma temporada de amor e união.


Leia também
Huawei diz que mineração remota será implantada na América Latina
Huawei diz que mineração remota será implantada na América Latina

Soluções inovadoras de mineração remota 5G para equipamentos não tripulados, uma realidade na China e em vários países da Ásia, […]

GitHub anuncia disponibilidade geral do Copilot Enterprise
GitHub anuncia disponibilidade geral do Copilot Enterprise

O GitHub anunciou a disponibilidade geral do Copilot Enterprise. A ferramenta de Inteligência Artificial (IA) pode ser personalizada de acordo […]

2024 – O ano da automação
2024 – O ano da automação

Estamos imersos em uma era de convergência digital, na qual a automação se consolida como o pilar central de nossa […]

Traduções incorretas fazem com que 40% dos brasileiros desistam de comprar de empresas estrangeiras online
Traduções incorretas fazem com que 40% dos brasileiros desistam de comprar de empresas estrangeiras online

Com cerca de 300 milhões de compradores on-line, a América Latina está rapidamente se tornando uma das regiões mais promissoras […]

Dynatrace anuncia inovações em observabilidade com foco em Inteligência Artificial e análise de dados
Dynatrace anuncia inovações em observabilidade com foco em Inteligência Artificial e análise de dados

A Dynatrace anuncia uma série de inovações e expansões em sua plataforma, incluindo recursos de observabilidade de Inteligência Artificial (AI […]