Tecnologia deve impulsionar adoção de hidrogênio verde, diz especialista

adoção de hidrogênio
Imagem: Freepik

A transição energética rumo a fontes renováveis tem se beneficiado dos avanços tecnológicos e a computação em nuvem desponta como uma peça fundamental nesse processo. Para o economista Roberto Giannetti da Fonseca, investidor da dataRain — uma das principais parceiras da AWS no Brasil —, uma promissora fonte de energia limpa é o hidrogênio verde. Segundo o especialista, a novidade tem se apresentado como uma solução para transformar a matriz energética global, com potencial para se tornar popular em um prazo de 10 a 15 anos, principalmente por conta da aceleração da transformação digital. 

“A transição para o hidrogênio verde e outras fontes de energia renovável está ocorrendo em um ritmo impressionante, impulsionada não apenas pela preocupação ambiental, mas também pelos esforços das empresas em adotar práticas sustentáveis. A tecnologia desempenha um papel crucial nesse processo, permitindo avanços contínuos na eficiência e redução de custos dos dispositivos relacionados ao hidrogênio verde, como eletrolisadores, placas fotovoltaicas e turbinas eólicas”, disse Giannetti. 

Para o economista, a agenda ESG (Environmental, Social and Governance) no mundo corporativo também desempenha um papel importante. Metas de redução de pegada de carbono e a pressão dos investidores levam as empresas a adotarem soluções de energia renovável, buscando atender às demandas e expectativas dos consumidores conscientes. “O público final tem sido muito importante nas questões de sustentabilidade. Supermercados, lojas, shoppings e outros estabelecimentos comerciais estão anunciando seu compromisso com a energia renovável e a redução da pegada de carbono, demonstrando a importância de atender às expectativas dos consumidores”, disse. 

Ainda sobre a colaboração entre a tecnologia de computação em nuvem e a transição energética, Giannetti descreve como um casamento perfeito, com inovação tecnológica e modernização digital guiando a eficiência, a sustentabilidade e a adoção do hidrogênio verde. “Com o uso de dados e análise em tempo real, a computação em nuvem se torna uma ferramenta indispensável para alcançar uma transição energética mais rápida, eficiente e tangível, trazendo benefícios significativos para o meio ambiente e para a sociedade”. 

O economista destaca ainda o uso de aplicativos específicos para cada setor da economia, com a finalidade de aprimorar a eficiência energética. “Através da telemetria e dos controles de consumo e geração, é possível monitorar de forma precisa o desempenho e a eficiência dos sistemas de energia renovável, permitindo ajustes e melhorias contínuas”, ressaltou. 

Vantagens do hidrogênio verde

Para Giannetti, a vantagem competitiva do hidrogênio verde, tanto em termos econômicos quanto ambientais, também contribuiu para acelerar a adoção desta matriz energética. O economista destacou quatro vertentes principais para sua aplicação. 

A primeira é como combustível, substituindo os combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, para fornecer mobilidade urbana. “Os veículos elétricos movidos a hidrogênio geram eletricidade a partir da eletrólise da água, separando o H2 do O. Esse combustível altamente energético e potente permite a geração de eletricidade em motores de veículos urbanos, locomotivas e, potencialmente, até mesmo em aviões”. 

Além disso, também pode ser utilizado como matéria-prima para a produção de fertilizantes, substituindo o coque siderúrgico e outros materiais de carbono na indústria siderúrgica, petroquímica, refinarias, papel e celulose, entre outros setores. 

A terceira aplicação é na geração de energia, com o hidrogênio verde queimado para produzir eletricidade, tornando-se uma solução para a intermitência das energias renováveis. “O hidrogênio gerado pela energia solar e eólica pode ser usado para produzir energia 24 horas por dia”, disse. 

Por fim, o hidrogênio verde pode ser injetado em forma gasosa juntamente com o gás natural, reduzindo significativamente a pegada de carbono em indústrias e no fornecimento de gás urbano e doméstico. “Com essa ampla gama de aplicações na geração de eletricidade, combustível e matéria-prima industrial, o hidrogênio verde está revolucionando o setor energético”, finalizou.


Leia também
Vincent Martella, o Greg de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, está confirmado no Imagineland 2024
Vincent Martella, o Greg de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, está confirmado no Imagineland 2024

Ator Vincent Martella atendeu ao convite dos fãs brasileiros e do influenciador Peter Jordan para vir pela primeira vez ao […]

Serpro e Porto Digital lançam módulo ‘Rise Up’ para formar talentos em TI
Serpro e Porto Digital lançam módulo ‘Rise Up’ para formar talentos em TI

Estatal inaugura novo capítulo na formação tecnológica em Recife com a oferta de uma disciplina em curso promovido pelo Senac. […]

Uber inaugura ponto de embarque na Rodoviária do Rio
Uber inaugura ponto de embarque na Rodoviária do Rio

A concessionária que administra o terminal carioca e a Uber inauguram a primeira área para o embarque de passageiros em […]

A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia
A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia

Atualmente, não há como negar que o bom profissional é aquele que se adapta às transformações do mercado e adquire […]

Claro tem a 4ª marca mais valiosa do Brasil
Claro tem a 4ª marca mais valiosa do Brasil

A Claro está entre as Marcas Mais Valiosas do País, segundo o estudo Kantar Brandz, divulgado na quarta-feira (13). A […]