GitHub disponibiliza Code Search e Code View para seus usuários

Código fonte
Imagem: Mohammad Rahmani / Unsplash

Uma das tarefas mais essenciais realizada por profissionais de desenvolvimento de software é ler e entender códigos. Seja planejando e implementando um novo recurso, investigando um bug ou revisando um pull request, o tempo gasto lendo e entendendo o código geralmente é maior do que realmente escrevendo. 

Por isso, o GitHub anunciou novas funcionalidades de pesquisa e visualização de código, o Code Search e o Code View, para aprimorar a experiência das pessoas desenvolvedoras na plataforma, e que agora estão disponíveis no GitHub.com. Esse é um trabalho que a empresa tem se dedicado nos últimos dois anos, ao apresentar planos para melhorias na busca de código e também divulgando a tecnologia por trás da ferramenta. 

De acordo com Colin Merkel, Engenheiro Senior do GitHub, o objetivo com a nova pesquisa e visualização de código é permitir que pessoas desenvolvedoras naveguem e entendam seu código de forma mais rápida, coloquem informações críticas em contexto e, principalmente, se tornem mais produtivas. 

Para conseguir aprimorar a ferramenta, o GitHub trouxe três novos recursos para a plataforma, começando por uma interface de pesquisa redesenhada, com sugestões, conclusões e a capacidade de segmentar os resultados. 

Em segundo lugar, a empresa desenvolveu do zero um novo mecanismo de pesquisa de código que apresenta resultados mais rapidamente (cerca de duas vezes mais rápido do que o antigo), muito mais capaz (suportando consultas de substring, expressões regulares e pesquisa de símbolos) e que entende o código, mostrando os resultados mais relevantes primeiro.

E, por fim, a visualização de código do GitHub foi totalmente redesenhada, integrando os recursos de busca, navegação e navegação de código. “Agora, a pesquisa de código do GitHub coloca o código do mundo ao alcance das pessoas desenvolvedoras e ajuda em diversas tarefas”, afirma Colin Merkel.

Uma nova era da inteligência de código

As funcionalidades Code View e Code Search ajudam a corrigir bugs, encontrar configurações e achar vulnerabilidades no código de forma mais rápida para que os profissionais possam resolver eventuais problemas, sem atrapalhar outras tarefas importantes. 

Em caso de bugs, por exemplo, sem a ferramenta de busca Code Search, talvez seja necessário clonar vários repositórios para examinar, ou então pedir ajuda para alguém da equipe, até encontrar um bug. Mas com a pesquisa de código, é possível pesquisar instantaneamente em todo o código de uma organização de uma vez só. Dessa forma, qualquer profissional poderá verificar onde está o erro e corrigir o problema.

“Nosso objetivo com a nova pesquisa e visualização de código é permitir que as equipes se tornem mais produtivas, e esse lançamento é apenas o começo já que o GitHub está aprimorando suas ferramentas e implementando inteligência a todos os aspectos do desenvolvimento de software“, reforça o Engenheiro Senior do GitHub. 

O GitHub incentiva a comunidade a contribuir com o avanço das ferramentas, alertarem em casos de bugs ou dar sugestões, e os interessados podem acessar o site

Fonte: GitHub


Leia também
Huawei diz que mineração remota será implantada na América Latina
Huawei diz que mineração remota será implantada na América Latina

Soluções inovadoras de mineração remota 5G para equipamentos não tripulados, uma realidade na China e em vários países da Ásia, […]

GitHub anuncia disponibilidade geral do Copilot Enterprise
GitHub anuncia disponibilidade geral do Copilot Enterprise

O GitHub anunciou a disponibilidade geral do Copilot Enterprise. A ferramenta de Inteligência Artificial (IA) pode ser personalizada de acordo […]

2024 – O ano da automação
2024 – O ano da automação

Estamos imersos em uma era de convergência digital, na qual a automação se consolida como o pilar central de nossa […]

Traduções incorretas fazem com que 40% dos brasileiros desistam de comprar de empresas estrangeiras online
Traduções incorretas fazem com que 40% dos brasileiros desistam de comprar de empresas estrangeiras online

Com cerca de 300 milhões de compradores on-line, a América Latina está rapidamente se tornando uma das regiões mais promissoras […]

Dynatrace anuncia inovações em observabilidade com foco em Inteligência Artificial e análise de dados
Dynatrace anuncia inovações em observabilidade com foco em Inteligência Artificial e análise de dados

A Dynatrace anuncia uma série de inovações e expansões em sua plataforma, incluindo recursos de observabilidade de Inteligência Artificial (AI […]