GitHub disponibiliza Code Search e Code View para seus usuários

Código fonte
Imagem: Mohammad Rahmani / Unsplash

Uma das tarefas mais essenciais realizada por profissionais de desenvolvimento de software é ler e entender códigos. Seja planejando e implementando um novo recurso, investigando um bug ou revisando um pull request, o tempo gasto lendo e entendendo o código geralmente é maior do que realmente escrevendo. 

Por isso, o GitHub anunciou novas funcionalidades de pesquisa e visualização de código, o Code Search e o Code View, para aprimorar a experiência das pessoas desenvolvedoras na plataforma, e que agora estão disponíveis no GitHub.com. Esse é um trabalho que a empresa tem se dedicado nos últimos dois anos, ao apresentar planos para melhorias na busca de código e também divulgando a tecnologia por trás da ferramenta. 

De acordo com Colin Merkel, Engenheiro Senior do GitHub, o objetivo com a nova pesquisa e visualização de código é permitir que pessoas desenvolvedoras naveguem e entendam seu código de forma mais rápida, coloquem informações críticas em contexto e, principalmente, se tornem mais produtivas. 

Para conseguir aprimorar a ferramenta, o GitHub trouxe três novos recursos para a plataforma, começando por uma interface de pesquisa redesenhada, com sugestões, conclusões e a capacidade de segmentar os resultados. 

Em segundo lugar, a empresa desenvolveu do zero um novo mecanismo de pesquisa de código que apresenta resultados mais rapidamente (cerca de duas vezes mais rápido do que o antigo), muito mais capaz (suportando consultas de substring, expressões regulares e pesquisa de símbolos) e que entende o código, mostrando os resultados mais relevantes primeiro.

E, por fim, a visualização de código do GitHub foi totalmente redesenhada, integrando os recursos de busca, navegação e navegação de código. “Agora, a pesquisa de código do GitHub coloca o código do mundo ao alcance das pessoas desenvolvedoras e ajuda em diversas tarefas”, afirma Colin Merkel.

Uma nova era da inteligência de código

As funcionalidades Code View e Code Search ajudam a corrigir bugs, encontrar configurações e achar vulnerabilidades no código de forma mais rápida para que os profissionais possam resolver eventuais problemas, sem atrapalhar outras tarefas importantes. 

Em caso de bugs, por exemplo, sem a ferramenta de busca Code Search, talvez seja necessário clonar vários repositórios para examinar, ou então pedir ajuda para alguém da equipe, até encontrar um bug. Mas com a pesquisa de código, é possível pesquisar instantaneamente em todo o código de uma organização de uma vez só. Dessa forma, qualquer profissional poderá verificar onde está o erro e corrigir o problema.

“Nosso objetivo com a nova pesquisa e visualização de código é permitir que as equipes se tornem mais produtivas, e esse lançamento é apenas o começo já que o GitHub está aprimorando suas ferramentas e implementando inteligência a todos os aspectos do desenvolvimento de software“, reforça o Engenheiro Senior do GitHub. 

O GitHub incentiva a comunidade a contribuir com o avanço das ferramentas, alertarem em casos de bugs ou dar sugestões, e os interessados podem acessar o site

Fonte: GitHub


Leia também
5 motivos para adotar um relógio de ponto digital na sua empresa
5 motivos para adotar um relógio de ponto digital na sua empresa

Com o mundo empresarial em constante evolução, cada vez mais competitivo e com os desafios das rápidas e constantes mudanças […]

Vincent Martella, o Greg de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, está confirmado no Imagineland 2024
Vincent Martella, o Greg de ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, está confirmado no Imagineland 2024

Ator Vincent Martella atendeu ao convite dos fãs brasileiros e do influenciador Peter Jordan para vir pela primeira vez ao […]

Serpro e Porto Digital lançam módulo ‘Rise Up’ para formar talentos em TI
Serpro e Porto Digital lançam módulo ‘Rise Up’ para formar talentos em TI

Estatal inaugura novo capítulo na formação tecnológica em Recife com a oferta de uma disciplina em curso promovido pelo Senac. […]

Uber inaugura ponto de embarque na Rodoviária do Rio
Uber inaugura ponto de embarque na Rodoviária do Rio

A concessionária que administra o terminal carioca e a Uber inauguram a primeira área para o embarque de passageiros em […]

A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia
A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia

Atualmente, não há como negar que o bom profissional é aquele que se adapta às transformações do mercado e adquire […]