5 aplicativos que são alternativas ao Twitter

Twitter
Imagem: natanaelginting / Freepik

Com a compra do Twitter, o novo proprietário, Elon Musk, já anuncia mudanças que serão implementadas na rede social. O aumento de 280 caracteres para 4 mil é só o começo. Outra novidade à vista corresponde ao uso de paywall em vídeos e à cobrança do selo de verificado. 

O Twitter conta com mais de 436 milhões de usuários. Parte dessas pessoas não está nada satisfeita com as alterações previstas para acontecer. Para elas, a rede social irá perder sua essência.  

Porém, existem outras plataformas parecidas com o Twitter. Pensando nisso, separamos uma lista com cinco aplicativos que podem ser alternativas à rede social de Musk. 

1 – App Universo (Android e iOS)  

O aplicativo é a primeira rede social para amantes de leitura e foi lançado recentemente no Brasil para Android e iOS. O app Universo foi desenvolvido para conectar toda a cadeia do mercado literário e trazer títulos com insights dos escritores. Ainda permite a publicação de textos e compartilhamentos durante todo o processo de criação por qualquer usuário.  

O App Universo conta com um novo recurso que se chama VERSO, esse sistema é um “microblog”, que serve para você escrever seu texto com apenas 160 caracteres. Além dos textos longos, o Universo também é a rede social onde você pode “tuitar” seus textos curtos, exibindo-os no feed.  

2 – Reddit (Android e iOS)  

O Reddit é uma plataforma baseada em fóruns em que os usuários podem engajar diferentes discussões sobre os mais variados assuntos. Ao usar o app pela primeira vez, é possível escolher alguns temas de interesse e participar de comunidades. As publicações devem ser feitas diretamente nesses fóruns. Assim, os usuários podem distribuir votos positivos e negativos para o conteúdo. Caso o impacto seja majoritariamente positivo, o Reddit faz a distribuição para outras pessoas, aumentando o alcance da publicação. 

É possível também seguir usuários e iniciar conversas em bate-papos privados, mas o foco principal do serviço está nas interações das publicações nos fóruns. O Reddit vai ao encontro do sistema Android e iOS, mas só está disponível em inglês, o que pode ser um problema para quem não é fluente no idioma. 

3 – Tumblr (Android e iOS)  

Com 135 milhões de usuários, o Tumblr é uma opção para quem não quer redes sociais gigantes, como Facebook, Instagram ou TikTok. No app, é possível postar textos, fotos, vídeos e áudios no perfil, também chamado pela plataforma de blog. 

O aplicativo do Tumblr é bem-parecido com o Twitter: é possível navegar em um feed e acompanhar os assuntos em alta entre os usuários. A rede social também permite seguir perfis e assuntos, além de enviar mensagens privadas para outras pessoas. 

4 – Koo App (Android e iOS) 

O Koo App é um aplicativo lançado em 2020, na Índia, que pode ser utilizado no mundo todo. A ferramenta ganhou destaque após os rumores do fim do Twitter. O aplicativo indiano conseguiu conquistar muitos usuários devido à facilidade de uso e ao design semelhante à rede social de Elon Musk. 

5 – Plurk (Android e iOS) 

Ainda pouco conhecido, o Plurk funciona com mensagens curtas, assim como o Twitter. A rede social permite que os usuários publiquem até 360 caracteres em cada postagem. Porém, há um diferencial focado em facilitar a expressão. Os verbos utilizados nas postagens aparecem com cores diferentes, como as palavras “amar” e “odiar”. Além disso, ao utilizar o verbo “sussurrar”, o nome do autor da mensagem desaparece para proteger sua identidade.


Leia também
A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia
A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia

Atualmente, não há como negar que o bom profissional é aquele que se adapta às transformações do mercado e adquire […]

Claro tem a 4ª marca mais valiosa do Brasil
Claro tem a 4ª marca mais valiosa do Brasil

A Claro está entre as Marcas Mais Valiosas do País, segundo o estudo Kantar Brandz, divulgado na quarta-feira (13). A […]

ChatGPT: Brasil sobe uma posição e alcança o 4º lugar entre os países que mais visitam o site
ChatGPT: Brasil sobe uma posição e alcança o 4º lugar entre os países que mais visitam o site

Estados Unidos segue no topo do ranking, seguido de Índia e Indonésia. Acessos globais ao site da OpenAI aumentaram 178,10% […]

Qual é o potencial de manipulação dos consumidores pela inteligência artificial?
Qual é o potencial de manipulação dos consumidores pela inteligência artificial?

Para o professor Ali Makhdoumi, empresas podem estar aptas a explorar uma crescente vantagem informacional sobre consumidores O crescimento da […]

Huawei diz que mineração remota será implantada na América Latina
Huawei diz que mineração remota será implantada na América Latina

Soluções inovadoras de mineração remota 5G para equipamentos não tripulados, uma realidade na China e em vários países da Ásia, […]