Dassault Systèmes e The Fab Foundation anunciam um novo laboratório de inovação Fab Lab planejado no Haiti

Logo Dassault Systèmes
Imagem:

Um novo laboratório de inovação será lançado para beneficiar a criação de novas tecnologias ao redor do planeta

O ex-embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Paul Altidor; Sherry Lassiter, Presidente e CEO da The Fab Foundation; e Suchit Jain, Vice-Presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios de 3DEXPERIENCE WORKS da Dassault Systèmes, anunciam em conjunto um Fab Lab de última geração planejado no Haiti. Criado pela Dassault Systèmes em parceria com a The Fab Foundation, o Fab Lab estará localizado na cidade de Jérémie e preencherá a lacuna entre fabricantes locais e fornecedores de tecnologia com habilidades globais de fabricação digital. 

O Fab Lab Jérémie é o quinto de uma sequência de Fab Labs criados pela Dassault Systèmes em colaboração com a The Fab Foundation, depois de Ruanda, Butão, Chile e Nepal. Destina-se a estimular a fabricação digital e o ecossistema de tecnologia local. Os Fab Labs fornecem uma plataforma para capacitação, compartilhamento de conhecimento e integração de disciplinas de hardware e software para aproximar os inovadores haitianos de um futuro autossustentável. 

O novo Fab Lab será o primeiro de uma série de centros autorreplicáveis que visam fabricar máquinas que podem criar todo um conjunto de outras máquinas, componentes e utilitários necessários para configurar e operar laboratórios totalmente funcionais em uma segunda comunidade. 

“Nós fizemos uma parceria com o Center for Bits & Atoms do MIT em um projeto chamado ‘Machines that Make’ e agora podemos produzir as máquinas para um Fab Lab, em um Fab Lab, por cerca de um décimo do preço de uma tecnologia de prateleira”, afirma Sherry Lassiter, Presidente e CEO da The Fab Foundation. “O Haiti testará o primeiro Fab Lab feito em um Fab Lab, permitindo que a comunidade de Jérémie construa novas oportunidades econômicas localmente e escale oportunidades em todo o país.” 

“Fab Labs são lugares aonde os fabricantes vêm para acessar máquinas, know-how e orientação. Nós temos possibilitado esse renascimento, trabalhando em conjunto com nosso parceiro, The Fab Foundation, por quase uma década”, diz Jain. “Este ano estamos mudando a escala da inovação ao introduzir o conceito de laboratórios ‘autorreplicantes’ que têm o potencial de definir a trajetória de um mundo melhor e sustentável. E estamos começando com o Haiti.” 

“Este laboratório de fabricação digital inédito acelerará o processo de revitalização da economia local e elevará a cidade de Jérémie a um destino tecnológico para pensadores criativos, designers e empreendedores”, diz Altidor. “Treinados no Fab Lab Jérémie e equipados com conhecimento e know-how de ponta, os talentos locais irão projetar e desenvolver novas tecnologias e, eventualmente, permitir que o Haiti dê um salto para uma economia emergente em um futuro próximo.”  

*Imagem: Divulgação/Dassault Systèmes  

 


Leia também
A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia
A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia

Atualmente, não há como negar que o bom profissional é aquele que se adapta às transformações do mercado e adquire […]

Claro tem a 4ª marca mais valiosa do Brasil
Claro tem a 4ª marca mais valiosa do Brasil

A Claro está entre as Marcas Mais Valiosas do País, segundo o estudo Kantar Brandz, divulgado na quarta-feira (13). A […]

ChatGPT: Brasil sobe uma posição e alcança o 4º lugar entre os países que mais visitam o site
ChatGPT: Brasil sobe uma posição e alcança o 4º lugar entre os países que mais visitam o site

Estados Unidos segue no topo do ranking, seguido de Índia e Indonésia. Acessos globais ao site da OpenAI aumentaram 178,10% […]

Qual é o potencial de manipulação dos consumidores pela inteligência artificial?
Qual é o potencial de manipulação dos consumidores pela inteligência artificial?

Para o professor Ali Makhdoumi, empresas podem estar aptas a explorar uma crescente vantagem informacional sobre consumidores O crescimento da […]

Huawei diz que mineração remota será implantada na América Latina
Huawei diz que mineração remota será implantada na América Latina

Soluções inovadoras de mineração remota 5G para equipamentos não tripulados, uma realidade na China e em vários países da Ásia, […]