Cotidiano

Dassault Systèmes e The Fab Foundation anunciam um novo laboratório de inovação Fab Lab planejado no Haiti

Um novo laboratório de inovação será lançado para beneficiar a criação de novas tecnologias ao redor do planeta

O ex-embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Paul Altidor; Sherry Lassiter, Presidente e CEO da The Fab Foundation; e Suchit Jain, Vice-Presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios de 3DEXPERIENCE WORKS da Dassault Systèmes, anunciam em conjunto um Fab Lab de última geração planejado no Haiti. Criado pela Dassault Systèmes em parceria com a The Fab Foundation, o Fab Lab estará localizado na cidade de Jérémie e preencherá a lacuna entre fabricantes locais e fornecedores de tecnologia com habilidades globais de fabricação digital. 

Continua após o anúncio

O Fab Lab Jérémie é o quinto de uma sequência de Fab Labs criados pela Dassault Systèmes em colaboração com a The Fab Foundation, depois de Ruanda, Butão, Chile e Nepal. Destina-se a estimular a fabricação digital e o ecossistema de tecnologia local. Os Fab Labs fornecem uma plataforma para capacitação, compartilhamento de conhecimento e integração de disciplinas de hardware e software para aproximar os inovadores haitianos de um futuro autossustentável. 

O novo Fab Lab será o primeiro de uma série de centros autorreplicáveis que visam fabricar máquinas que podem criar todo um conjunto de outras máquinas, componentes e utilitários necessários para configurar e operar laboratórios totalmente funcionais em uma segunda comunidade. 

"Nós fizemos uma parceria com o Center for Bits & Atoms do MIT em um projeto chamado 'Machines that Make' e agora podemos produzir as máquinas para um Fab Lab, em um Fab Lab, por cerca de um décimo do preço de uma tecnologia de prateleira", afirma Sherry Lassiter, Presidente e CEO da The Fab Foundation. "O Haiti testará o primeiro Fab Lab feito em um Fab Lab, permitindo que a comunidade de Jérémie construa novas oportunidades econômicas localmente e escale oportunidades em todo o país." 

"Fab Labs são lugares aonde os fabricantes vêm para acessar máquinas, know-how e orientação. Nós temos possibilitado esse renascimento, trabalhando em conjunto com nosso parceiro, The Fab Foundation, por quase uma década", diz Jain. "Este ano estamos mudando a escala da inovação ao introduzir o conceito de laboratórios 'autorreplicantes' que têm o potencial de definir a trajetória de um mundo melhor e sustentável. E estamos começando com o Haiti." 

"Este laboratório de fabricação digital inédito acelerará o processo de revitalização da economia local e elevará a cidade de Jérémie a um destino tecnológico para pensadores criativos, designers e empreendedores", diz Altidor. "Treinados no Fab Lab Jérémie e equipados com conhecimento e know-how de ponta, os talentos locais irão projetar e desenvolver novas tecnologias e, eventualmente, permitir que o Haiti dê um salto para uma economia emergente em um futuro próximo."  

*Imagem: Divulgação/Dassault Systèmes  

 


Leia também
Redes sociais focadas no desenvolvimento humano constroem a web 3.0

Redes sociais focadas no desenvolvimento humano constroem a web 3.0

A Web 3.0 já está entre nós, ela é uma nova tendência que está afetando o modo como as pessoas se...

Geração Z no Twitter: 7 em cada 10 jovens acessam o Twitter todos os dias

Geração Z no Twitter: 7 em cada 10 jovens acessam o Twitter todos os dias

É bem provável que você já tenha se deparado com algum Tweet explicando "como não ser cringe" e oferecendo dicas de...

GitHub faz a última adição ao Cofre de Códigos no Ártico, na Noruega, antes do trancamento final

GitHub faz a última adição ao Cofre de Códigos no Ártico, na Noruega, antes do trancamento final

Nas profundezas de uma montanha do Ártico, mais perto do Pólo Norte do que do Círculo Ártico, em uma câmara...

Home office: com a disseminação do trabalho remoto, empresas inovam em práticas de engajamento

Home office: com a disseminação do trabalho remoto, empresas inovam em práticas de engajamento

É fato que a possibilidade de trabalho remoto e híbrido se tornaram realidade para muitas empresas que, antes do isolamento social,...

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário