As ações de Data e Analytics são fundamentais para a transformação digital, diz Gartner

As ações de Data & Analytics são fundamentais para a transformação digital, diz Gartner
Imagem:

Gartner Inc., prevê uma grande mudança de Data & Analytics dentro das empresas nos próximos anos. O uso da informação como um ativo de negócios ainda está em sua fase de “adoção inicial”, que representa um diferencial competitivo único para as grandes organizações que estão focadas na transformação digital. Como resultado, a área de Data & Analytics deverá se consolidar cada vez mais como uma prioridade estratégica das companhias. Até 2022, 90% das estratégias corporativas mencionarão explicitamente a informação como um ativo corporativo crítico e a análise como uma competência essencial.

Dados e análises são o principal acelerador dos esforços de digitalização e transformação de uma organização. No entanto, hoje, menos de 50% das estratégias corporativas documentadas mencionam as iniciativas para Data & Analytics como componentes fundamentais para o fornecimento de valor corporativo.

“A capacidade de uma empresa de competir na emergente economia digital exigirá decisões mais rápidas e orientadas para o futuro”, diz Andrew White, Vice-Presidente e Analista Diferenciado do Gartner, destacando que o tema será amplamente debatido durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2019, que ocorrerá de 29 a 30 de maio em São Paulo. “Os líderes de Data & Analytics precisam se afirmar no planejamento estratégico corporativo para garantir que as competências de coleta de dados e de análise das informações sejam incorporadas nos planos corporativos voltados para o público de alto nível”, afirma White.

Segundo o Gartner as ações de Data & Analytics são fundamentais para a transformação digital e os executivos deveriam:

Amplificar a discussão de dados e análises – As organizações devem transformar as estratégias de Data & Analytics em um tópico rotineiro de discussão na diretoria. Empresas líderes, em todos os setores, estão utilizando dados e análises como armas competitivas, aceleradores operacionais e catalisadores de inovação. Ainda assim, muitas empresas continuam a lutar sob o peso de modelos de negócios tradicionais e processos de operação analógicos, que diminuem o potencial do uso de dados e das análises. Outros reconhecem seu potencial, mas não podem fazer a mudança cultural ou se comprometer com o gerenciamento de informações e com as habilidades avançadas de Analytics sem ter os investimentos em tecnologia necessários para realizar esse potencial.

Adotar estratégias para elevar o valor da empresa – À medida que o papel do Chief Data Officer (CDO) assume a autoridade e a influência junto de outros executivos, as organizações deixarão de usar a análise de dados apenas como recurso de suporte a relatórios e tomada de decisões. Dados e análises se tornarão a peça central da estratégia, foco e investimento da empresa. Para o analista do Gartner, as empresas deveriam:

– Coletar e socializar exemplos dos benefícios econômicos internos e externos que sua companhia (ou outras organizações ou setores similares) gerou a partir das ações de Data & Analytics.

– Insistir em estar envolvido no planejamento estratégico corporativo para garantir que as competências necessárias para a gestão e análise de dados sejam incorporadas dentro dos planos. Comunique essas informações publicamente, em relatórios anuais, conferências com investidores etc.

– Medir e comunicar o valor dos ativos de informação da organização para ajudar a transformar a cultura em acreditar e agir como se a informação fosse um ativo real.

– Construir, comprar e utilizar competências analíticas avançadas (como ciência de dados ou aprendizado de máquina), além da inteligência de negócios tradicional, e incorpore-as em toda a empresa.

 

Conferência Gartner Data & Analytics 2019

Os analistas do Gartner fornecerão análises adicionais sobre as tendências de dados durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2019, que ocorrerá de 29 a 30 de maio em São Paulo. Interessados em participar do evento devem contatar o Gartner pelo e-mail [email protected], pelos telefones (11) 5632-3109 e 0800 774 1440, ou pelo site https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/data-analytics-brazil


Leia também
A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia
A era das digital skills: desenvolvimento de habilidades tech em profissionais que não são de tecnologia

Atualmente, não há como negar que o bom profissional é aquele que se adapta às transformações do mercado e adquire […]

Claro tem a 4ª marca mais valiosa do Brasil
Claro tem a 4ª marca mais valiosa do Brasil

A Claro está entre as Marcas Mais Valiosas do País, segundo o estudo Kantar Brandz, divulgado na quarta-feira (13). A […]

ChatGPT: Brasil sobe uma posição e alcança o 4º lugar entre os países que mais visitam o site
ChatGPT: Brasil sobe uma posição e alcança o 4º lugar entre os países que mais visitam o site

Estados Unidos segue no topo do ranking, seguido de Índia e Indonésia. Acessos globais ao site da OpenAI aumentaram 178,10% […]

Qual é o potencial de manipulação dos consumidores pela inteligência artificial?
Qual é o potencial de manipulação dos consumidores pela inteligência artificial?

Para o professor Ali Makhdoumi, empresas podem estar aptas a explorar uma crescente vantagem informacional sobre consumidores O crescimento da […]

Huawei diz que mineração remota será implantada na América Latina
Huawei diz que mineração remota será implantada na América Latina

Soluções inovadoras de mineração remota 5G para equipamentos não tripulados, uma realidade na China e em vários países da Ásia, […]