Aplicações móveis crescem no Brasil: especialista destaca vantagens de soluções personalizadas

Uso de aplicativos no cotidiano cresce e acelera processos. De bancos a tarefas, eles otimizam operações e facilitam a gestão de dados nos negócios

Apps
Imagem: Freepik

CEO da Pottmayer explica que além de trazer mais produtividade para a operação, aplicações utilizadas para o relacionamento com o cliente garantem mais engajamento e fidelização do consumidor

Basta uma breve consulta ao seu smartphone para constatar: o uso de apps para as mais variadas tarefas é cada vez mais comum. Do acesso ao banco até anotações de tarefas, eles aceleram processos, garantem mais eficiência operacional e são, também, um caminho assertivo para a gestão de dados e processos nos negócios.

De acordo com Lucas Pottmayer, CEO da Pottmayer, empresa especializada em tecnologia e desenvolvimento de aplicações, o sucesso no ambiente digital depende de como as empresas conseguem integrar a tecnologia ao seu modelo de negócios. “A tecnologia deve ser uma extensão do propósito da empresa, e os aplicativos móveis personalizados são uma peça fundamental nessa estratégia. Nosso foco é entender as necessidades específicas de cada negócio e traduzir isso em soluções que realmente fazem a diferença para o cliente final e para a eficiência operacional da empresa”, destaca.

Segundo um relatório da Statista, o número de downloads de aplicativos móveis em todo o mundo atingiu 230 bilhões em 2023, um aumento significativo em relação aos 218 bilhões de 2020. Além disso, só em 2021 a receita gerada por aplicativos móveis ultrapassou 693 bilhões de dólares, evidenciando o impacto econômico desse mercado.

Para o especialista, soluções personalizadas são essenciais e se consolidam em duas frentes: no contato direto com o cliente, integradas a áreas como comercial, estoque, vendas, logística e área financeira; e internamente, proporcionando às empresas um controle mais ágil de dados, além de melhoria na produtividade. “Um fator crucial da aplicação móvel é que é possível acessar a operação de qualquer lugar do mundo, de forma segura. Para a gestão da empresa, por exemplo, a tomada de decisão fica muito mais ágil e assertiva. Os colaboradores também podem, por exemplo, ter mais visibilidade sobre suas demandas, seu desempenho e outros detalhes. A personalização eleva esses benefícios, porque o aplicativo inclui as particularidades do negócio, tornando-se 100% funcional”, reforça.

Entre os cuidados na hora de desenvolver uma aplicação personalizada, Lucas elenca: “Ter uma consultoria prévia sobre as reais necessidades e desafios do negócio, alinhar expectativas para um projeto eficiente e contar com a expertise de profissionais do mercado de desenvolvimento dessa tecnologia”.

Com a expansão da conectividade 5G, a expectativa é de que o mercado de aplicações siga crescendo exponencialmente em todo o mundo. Aprendizado de máquina, inteligência artificial e experiência imersiva são outros pontos a serem considerados, segundo o especialista da Pottmayer, para experiências bem-sucedidas com essas soluções. 


Leia também