Aplicativo do Sesc PR registra mais de 100 mil possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue

Sesc PR entra no combate ao mosquito transmissor da dengue
Créditos: Bruno Tadashi / divulgação / Sesc PR

Jogo interativo disponível pelo app foi desenvolvida para ajudar a eliminar focos do Aedes aegypti

A servidora pública Vanessa Pontes Wastner, de Almirante Tamandaré, é uma das três mil pessoas que aderiram à 4ª edição da “Aqui o Mosquito Não Entra”, uma iniciativa do Sesc PR em parceria ao Governo do Estado para driblar os altos índices relacionados a doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Ela participa da campanha desde outras edições e, neste ano, estimulou seus colegas de trabalho a competir na categoria equipe, por meio do jogo interativo disponibilizado pelo aplicativo do Sesc PR. “Baixamos o aplicativo no dia seguinte ao lançamento e já estamos com uma boa pontuação”, comentou.

Pelo app do Sesc PR, o usuário pode registrar, por meio de fotos, o possível foco de água parada (antes) e sua eliminação (depois). As fotos são compartilhadas no próprio aplicativo e somam pontos ao participante. Desde que foi lançado, no dia 1º de fevereiro, mais de 106 mil focos foram identificados e eliminados pelos paranaenses que aderiram à competição.

O cadastro é gratuito e não há restrições de idade para entrar na competição, sendo possível participar nas categorias individual ou por equipes. A ideia é juntar forças para reduzir a proliferação do mosquito no Paraná!

Dinâmica de pontos 

Ao longo da campanha, missões serão divulgadas para aumentar o engajamento da população. As missões são atividades especiais, com data e hora para começar e terminar, que vão multiplicar os pontos dos participantes que realizarem aquela ação específica durante o período.

Premiação 

A premiação será feita aos seis primeiros colocados da categoria individual estadual, que ganharão hospedagens no Hotel Sesc Caiobá.

O regulamento completo está disponível no site www.sescpr.com.br/contradengue e também no aplicativo, disponível na versão Android e iOS.

Histórico

Na primeira edição da iniciativa, realizada em 2021, 3.128 paranaenses de 249 municípios participaram e eliminaram 108.551 possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Já na segunda edição, em 2022, 259.227 possíveis criadouros do mosquito foram eliminados por 5.764 participantes de 284 municípios.  Na terceira edição, realizada em 2023, foram 11.309 participantes e 325.625 focos eliminados.

A Campanha Aqui o Mosquito Não Entra é uma realização do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em parceria com o Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Defesa Civil, a Casa Civil, a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios, os Sindicatos filiados e as Prefeituras do estado.

Cenário estadual

De acordo com o informe epidemiológico, divulgado nesta terça-feira (12) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná contabiliza mais de 222 mil notificações, em 397 municípios, sendo 90.972 casos confirmados da doença, totalizando 49 óbitos.  Os dados são muito preocupantes e fazem parte do período epidemiológico atual 2023/2024, iniciado em 30 de julho do ano passado. 

O estado permanece na 4ª posição em coeficiente de incidência no país. O Ministério da Saúde registrou em seu último informe, 1.585.385 casos prováveis da doença, 450 óbitos confirmados e outras 849 mortes ainda em investigação.

*Fonte: Sesc Paraná


Leia também
Strava lança recurso de mensagens entre atletas
Strava lança recurso de mensagens entre atletas

O Strava, principal plataforma entre atletas, anuncia hoje um novo recurso no seu aplicativo: o Messaging. Com base em pesquisa que […]

Lady Driver chega a Campos dos Goytacazes e destaca oportunidades de trabalho
Lady Driver chega a Campos dos Goytacazes e destaca oportunidades de trabalho

O app de transporte urbano Lady Driver chega à cidade de Campos dos Goytacazes como uma alternativa para mulheres que […]

Seis meses após onda de aporte, Glorify alcança cinco milhões de usuários no Brasil
Seis meses após onda de aporte, Glorify alcança cinco milhões de usuários no Brasil

O Glorify, aplicativo que possibilita que cristãos façam reflexões, meditações guiadas, orações e leiam passagens bíblicas – alcançou cinco milhões de usuários no Brasil, com 4 milhões de downloads somente em 2022.

A rede social Kwai lança recurso para usuário enviar “mimo” a criadores
A rede social Kwai lança recurso para usuário enviar “mimo” a criadores

Com o objetivo de incentivar os criadores a produzirem conteúdos de qualidade, o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, lança o recurso Mimo, que permite que os seguidores contribuam, em forma de dinheiro, para os vídeos de seus criador

4 dicas práticas para utilizar o Google Business Messages a favor dos negócios
4 dicas práticas para utilizar o Google Business Messages a favor dos negócios

Essa tendência contribuiu para o lançamento do Google Business Messages (GBM), canal de mensagem conversacional do Google. “O Business Messages é uma ferramenta que conecta facilmente marcas e clientes por meio dos recursos do buscador e do Maps.