Hand Talk agora traduz para a Língua Americana de Sinais

Aplicativo Hand Talk
Imagem:

O Hand Talk, aplicativo que faz a tradução de português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), também passa a realizar a tradução de textos e áudios em inglês para a Língua Americana de Sinais (ASL). 

A troca de idioma está disponível no menu superior esquerdo da tela inicial do aplicativo. Após selecionar a bandeirinha do Estados Unidos, todo o conteúdo que pesquisar em inglês será traduzido para a Língua Americana de Sinais. 

Segundo a Hand Talk, a escolha da ASL se deve por ser muito utilizada. Estima-se que só nos Estados Unidos a Língua Americana de Sinais está presente na comunicação de 500 mil à 2 milhões de pessoas. Países como Filipinas, Porto Rico, República Dominicana e em algumas partes do Canadá e México também fazem o uso dela. 

Além de toda a tecnologia, por trás da novidade está um time de especialistas em Língua Americana de Sinais. Por meio de um sistema colaborativo, eles gravam e etiquetam vídeos dos sinais e sentenças, melhorando a tradução do Hugo e construindo um vocabulário cada vez mais abrangente. Esses dados são o insumo essencial para que o sistema de inteligência artificial tenha um bom desempenho e,  assim, o aplicativo possa disponibilizar a tradução para uma língua tão rica e completa como é feito com a Libras. Nas palavras do CEO, Ronaldo Tenório: “Agora, estamos dando mais um passo em direção ao futuro, ajudando a tornar o mundo mais inclusivo e a língua de sinais ainda mais difundida.” 

O Hand Talk consiste em dois produtos principais: o Plugin de Acessibilidade para sites, uma ferramenta prática que resolve a falta de acessibilidade de uma forma simples: ao ativar o tradutor, o usuário é apresentado ao Hugo, um simpático intérprete, que traduz os textos dos websites para a língua de sinais. Contando já com mais de três milhões de downloads e mais de 12 milhões de traduções mensais, o segundo produto, que é o aplicativo para mobile, traduz texto e voz automaticamente do português para Libras. O app também conta com uma função dicionário para sinais educativos, o que é muito útil para estudantes surdos durante o processo de aprendizagem. 

A internacionalização do app sempre esteve nos planos da Hand Talk e esse grande passo foi impulsionado após a empresa fundada pelo alagoanos Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlna e Thadeu Luz participar do Desafio de Impacto em IA, em 2019. A iniciativa foi uma das 20 organizações selecionadas, dentre 2602 inscrições de 119 países, sendo a única brasileira, a receber um aporte milionário (US$ 750 mil) do Google.org para investir na melhoria da qualidade das traduções do Hugo, contando ainda com mentorias e auxílio dos profissionais de IA (inteligência artificial).  

O Desafio Google de Impacto em IA foi lançado como parte da iniciativa de Inteligência Artificial para o Bem Social para ajudar organizações sem fins lucrativos e ONGs a fazer uso prático da inteligência artificial para enfrentar grandes problemas da humanidade Ao empoderar organizações com o suporte que elas precisam para usar a Inteligência Artificial, o Google enxerga nessas iniciativas o poder de atingir seus objetivos de impacto social. Neste ano, o Google recebeu uma gama de propostas que abordavam temas que vão desde eficiência operacional até mudança climática. 

Os melhores projetos foram escolhidos com base na viabilidade, potencial de impacto, escalabilidade e uso responsável da IA. Foram vários meses e muitos pesquisadores, parceiros e especialistas em IA para analisar os aplicativos. 

Para mais informações sobre o Hand Talk, acesse: handtalk.me/ 

Fonte: Hand Talk


Leia também
Aplicativo do Sesc PR registra mais de 100 mil possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue
Aplicativo do Sesc PR registra mais de 100 mil possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue

Jogo interativo disponível pelo app foi desenvolvida para ajudar a eliminar focos do Aedes aegypti A servidora pública Vanessa Pontes […]

Strava lança recurso de mensagens entre atletas
Strava lança recurso de mensagens entre atletas

O Strava, principal plataforma entre atletas, anuncia hoje um novo recurso no seu aplicativo: o Messaging. Com base em pesquisa que […]

Lady Driver chega a Campos dos Goytacazes e destaca oportunidades de trabalho
Lady Driver chega a Campos dos Goytacazes e destaca oportunidades de trabalho

O app de transporte urbano Lady Driver chega à cidade de Campos dos Goytacazes como uma alternativa para mulheres que […]

Seis meses após onda de aporte, Glorify alcança cinco milhões de usuários no Brasil
Seis meses após onda de aporte, Glorify alcança cinco milhões de usuários no Brasil

O Glorify, aplicativo que possibilita que cristãos façam reflexões, meditações guiadas, orações e leiam passagens bíblicas – alcançou cinco milhões de usuários no Brasil, com 4 milhões de downloads somente em 2022.

A rede social Kwai lança recurso para usuário enviar “mimo” a criadores
A rede social Kwai lança recurso para usuário enviar “mimo” a criadores

Com o objetivo de incentivar os criadores a produzirem conteúdos de qualidade, o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, lança o recurso Mimo, que permite que os seguidores contribuam, em forma de dinheiro, para os vídeos de seus criador