WhatsApp Business: saiba como torná-lo mais efetivo para o seu negócio

WhatsApp Business: saiba como torná-lo mais efetivo para o seu negócio
Imagem:

Tire o maior proveito possível dessa ferramenta inovadora e gratuita! 

As inovações da tecnologia são capazes de auxiliar ativamente na rotina das empresas, seja qual for seu porte ou segmento. Entre as últimas novidades, uma das que mais ganhou destaque foi o WhatsApp Business, também chamado de WhatsApp Corporativo.

O app reúne funcionalidades que antes eram restritas apenas a sistemas mais desenvolvidos (e caros), mas que agora podem ser utilizadas gratuitamente e trazer uma série de benefícios ao negócio, desde que utilizado da maneira correta.

Se você deseja otimizar o uso do app em sua empresa, veio ao lugar certo! Nós separamos uma definição do app e as melhores dicas para aumentar sua efetividade e, assim, desfrutar de tudo o que ele pode oferecer para melhorar a produtividade, a eficiência e também os resultados obtidos. 

O que é o WhatsApp Corporativo? 

É um aplicativo lançado pelo WhatsApp para empresas e negócios, seja qual for seu porte ou segmento, diferente da versão tradicional, que é voltada para usuários.

As formas de comunicação são as mesmas, com a diferença de que os perfis deixam de ser pessoais e passam a ser corporativos, com a opção de cadastrar endereço, horário de funcionamento e site, entre outras informações.

Ele também traz recursos interessantes, como mensagens automáticas e categorização de conversas por etiquetas, as quais podem ajudar sua empresa a ter uma comunicação profissional e de qualidade com clientes e potenciais clientes. O melhor de tudo é que ele é gratuito. 

Como aumentar a eficiência do WhatsApp Business em seu negócio 

Depois de seguir a todas as dicas, será praticamente inimaginável tocar as atividades da empresa sem esse app de comunicação! 

Se ainda não usa, comece hoje mesmo 

A primeira dica pode soar um pouco óbvia, mas merece ser destacada, já que seu negócio precisa estar presente no WhatsApp.

O IBGE divulgou em sua Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2016 que mais de 138 milhões de brasileiros tinham um celular para uso pessoal e que quase 95% das pessoas com pelo menos 10 anos acessaram a internet pelo celular nos três últimos meses daquele ano.

Soma-se a isso o fato de que o WhatsApp tem 120 milhões de usuários ativos no Brasil e o resultado é que a maioria das pessoas no Brasil possuem smartphone e usam o app de mensagens, ou seja, o público da sua empresa também está ali.

Outro ponto que merece destaque é que o WhatsApp Business tinha algo em torno de 5 milhões de empresas cadastradas em todo o mundo no início de 2019, ou seja, a concorrência ainda não está tão acirrada no app.

Isso deixa claro que a ferramenta corporativa não apenas pode como deve ser adotada em seu negócio, já que apresenta um potencial incrível de resultados e é um diferencial competitivo bem interessante. 

Configure todas as informações corretamente 

A maioria dos brasileiros está no WhatsApp, mas não adianta ter sua empresa ali se os dados cadastrados estiverem incorretos. Na verdade, isso tende a apresentar mais males do que benefícios.

É fundamental se assegurar de que todos os dados cadastrados na ferramenta estejam corretos: foto de perfil, endereço, categoria da empresa, descrição, horário de atendimento, e-mail e site devem ser inseridos com máxima atenção. Eles podem ser acessados em Configurações > Configurações da empresa > Perfil.

Caso a companhia não tenha alguma dessas informações, procure por outras alternativas. Se não tiver e-mail, crie um gratuito, mesmo que seja algo como “[email protected]”. Se não tiver site, indique o perfil de uma rede social.

Quanto maior o número de informações, mais opções os potenciais clientes podem encontrar, além de perceberem que a empresa realmente se empenhou em ter um perfil completo no WhatsApp Business. 

Configure mensagens automáticas 

O tempo é um artigo escasso, principalmente nos dias de hoje, em que cada minuto conta para ter mais produtividade e eficiência. Isso torna as mensagens automáticas verdadeiras aliadas do seu negócio.

No menu Configurações > Configurações da empresa, existe uma seção chamada de “Ferramentas de mensagem”, através da qual é possível configurar três opções: 

  • Mensagem de ausência: quando habilitada, é possível enviar mensagens automáticas para os clientes informando sua ausência naquele momento, que pode ser a qualquer hora do dia, em horários programados ou quando estiver fora do horário de atendimento configurado no app. 
  • Mensagem de saudação: se habilitada, envia uma mensagem de boas-vindas quando potenciais clientes enviarem algo pela primeira vez ou ficarem 14 dias em inatividade com o perfil. 
  • Respostas rápidas: nesta seção, ao clicar no botão “+” que fica no canto inferior direito, é possível escrever no campo “mensagem” o texto que você deseja salvar e em “atalho” o comando usado para o envio da mensagem. Por exemplo, ao configurar a mensagem “Bom dia! O que você deseja?” e o atalho “bd”, quando estiver em uma conversa normal, basta digitar o comando “/bd” e ela será inserida automaticamente. 

Faça bom uso das etiquetas 

O objetivo é que sua empresa tenha várias conversas produtivas com os clientes no WhatsApp Business, mas elas podem ficar desorganizadas quando o número for muito grande. Para ajudar, basta usar o recurso de etiquetas.

Quando estiver em alguma conversa, acesse as configurações e selecione o item “Nova etiqueta”. Ali, você pode criar todas as que quiser e, depois, clicar em “Salvar”. Posteriormente, é só acessar a conversa que quer categorizar, abrir o menu e escolher a melhor etiqueta.

Você pode criar etiquetas para clientes que fizeram o primeiro contato, os que estão interessados em adquirir algo, os que já compraram, aqueles que possuem débitos e os que tiveram atendimento concluído, todas separadas por cores, por exemplo. Assim, a organização ficará muito mais simples. 

Bônus: WhatsApp Web 

Assim como a versão pessoal, a corporativa também pode ser usada através de notebooks e computadores de mesa. O caminho é o mesmo: na tela inicial das conversas, clique no menu de configurações, selecione “WhatsApp Web” e escaneie o QR code na tela. 

WhatsApp Business: uma ferramenta e tanto para o seu negócio 

Os recursos da ferramenta são bem completos, principalmente por ela ser gratuita, ou seja, sua empresa precisa começar a utilizá-la agora mesmo, o que pode trazer impactos positivos e a curto prazo em seus resultados.

Aproveite que a maioria da população brasileira está conectada à internet e ao WhatsApp e faça com que seu negócio esteja disponível ali. Mesmo que não seja uma solução de consultoria em telecom propriamente dita, ela é fundamental para a comunicação de sua empresa em um mercado cada vez mais acirrado!


Leia também