Aplicativos para youtubers: como melhorar sua produtividade no canal!

Por: Colaborador externo Leitura 5 min 23 Abr, 2019 Aplicativo 1 4.587

Youtuber. Esse termo, que era pouco conhecido há alguns anos, hoje é uma realidade no Brasil e também em outros países do mundo, tendo se tornado, inclusive, uma profissão dos sonhos para muitos.

Se você embarcou nessa trajetória e já tem um canal na plataforma de vídeos mais famosa do mundo, é importante saber o que pode ser feito para melhorar os níveis de produtividade e organização da atividade.

Isso pode ser feito através do uso de bons aplicativos para a sua rotina, mas você sabe quais são eles? Pois bem, chegou a hora de conhecer!

Continua após o anúncio

Quais são os melhores apps para criadores de conteúdo no YouTube?

Acredite: depois de pouco tempo de uso, você já poderá perceber os benefícios que cada um desses aplicativos pode trazer para o sucesso do seu canal!

#1 - YouTube Studio (Android e iOS)

Não poderíamos começar a lista com outro app que não esse, desenvolvido pelo próprio Google para ajudar os criadores de conteúdo. Ele funciona de maneira similar ao Google Analytics para os sites, ou seja, atua na análise de estatísticas do canal.

Visualizações, duração média das visualizações e número de inscritos são alguns dos dados disponíveis para consulta, os quais são atualizados e exibidos de maneira simples e prática em um painel. Também é possível responder a comentários dos usuários nos vídeos.

No recurso “Gerenciador de Vídeos”, é possível editar o conteúdo com recursos simples, mas que ajudam a ter um melhor resultado. Todos os recursos podem ser utilizados também no aplicativo para celular, o que é ótimo para manter a produtividade mesmo quando não estiver em casa ou no escritório.

#2 - Social Blade Statistics (Android e iOS)

O Social Blade pode ser utilizado pelos criadores para acompanhar o desempenho de seus canais e de concorrentes, bem como de perfis no Twitter, Instagram, Mixer, Daily Motion e Twitch.

O aplicativo é bem interessante, já que traz estimativas de renda para os canais e projeções para o futuro, tanto na forma de números quanto de gráficos, o que ajuda a ter uma ideia para como será o desempenho do canal no futuro.

Também é possível saber qual é a previsão de remuneração média de canais do YouTube, o que pode te motivar a querer melhorar cada vez mais a qualidade dos seus conteúdos para, um dia, poder conquistar essas cifras.

#3 - Adobe Premiere Clip (Android e iOS)

A Adobe é conhecida por seus programas para edição de imagens, e o Premiere Clip desponta como uma excelente opção para editar vídeos, com recursos que devem suprir todas as necessidades do seu canal.

Os vídeos podem ser editados diretamente do celular, com recursos bastante interessantes, como a capacidade de criação automática de vídeos através da junção das fotos ou gravações escolhidas em seu smartphone.

É possível cortar, adicionar transições, músicas, efeitos, filtros e afins no seu vídeo. O próprio app ajuda no compartilhamento de vídeos no YouTube, Facebook e Twitter, e caso você prefira opções mais avançadas de edição, pode exportar o arquivo para o Adobe Premiere Pro CC.

#4 - Trello (Android e iOS)

Os aplicativos de organização de tarefas estão entre os mais versáteis, já que podem ser utilizados por profissionais e estudantes de todas as áreas. Uma opção bastante conhecida (e gratuita) é o Trello, estimado a ter aproximadamente 25 milhões de usuários.

Com ele, você pode criar quadros com diferentes assuntos, como “Roteiro”, “Gravação”, “Publicação” e “Edição”, por exemplo. Dentro de cada assunto, é possível criar as tarefas relacionadas a ele, com a possibilidade de colocar descrições, prazos de entrega e checklists.

É possível até mesmo compartilhar as tarefas com outros usuários, como no caso da gravação de collabs. Assim, o participante também pode estar envolvido no planejamento.

#5 - TubeBuddy

Para ter sucesso no YouTube, gravar ótimos conteúdos pode não ser suficiente, já que é preciso investir também na otimização dos vídeos na plataforma, de modo que ele possa atingir um número ainda maior de usuários. O TubeBuddy ajuda muito nesse quesito.

Certificado pelo próprio YouTube, o app (que também pode ser usado como extensão do Google Chrome para navegadores) pode ser usado por criadores, marcas, agências e networks e possui um potencial que chama a atenção.

É possível rastrear a posição de seus vídeos e dos concorrentes, tanto no YouTube quanto na pesquisa do Google; copiar e colar palavras-chave e tags e saber quais são as melhores; encontrar vídeos não-monetizados em seu canal e submetê-los em massa para avaliação manual, entre outros recursos.

Outra funcionalidade interessante é a de promover um vídeo específico na descrição de todos os outros do canal, o que pode ajudar a catapultar o número de visualizações, além de atingir os inscritos do canal através de redes sociais.

Vale a pena aprender sobre otimização de vídeos em conjunto com esse app e extensão, o que pode fazer com que o desempenho supere suas expectativas.

Por que é importante que um youtuber tenha produtividade?

Porque essa é uma característica fundamental para praticamente todas as profissões, e não poderia ser diferente com os criadores de conteúdo do YouTube. Além disso, ela também se faz necessária para superar a concorrência.

De acordo com estatísticas do SocialBlade, há 27,7 milhões de criadores de conteúdo no YouTube, número que corresponde a quase 0,36% da população mundial.

Em outras palavras, a cada 2.000 pessoas, há 7 youtubers, número que pode parecer pequeno, mas que mostra o tamanho da concorrência, a qual deve aumentar com o passar do tempo.

Além disso, existe uma grande probabilidade de que o YouTube tenha na periodicidade de uploads um importante fator para o sucesso dos canais, o que pode ser mensurado pela variação no ganho de inscritos e no watch time (tempo que os usuários assistem aos vídeos).

Tenha um canal mais produtivo!

O aprendizado no YouTube vem de tentativas, testes e ferramentas que podem ajudar a ter mais sucesso, e investir nas soluções citadas pode te colocar em um patamar diferenciado, com resultados que podem gerar (ou aumentar) a remuneração.

Assim como a custódia de mídias em sala cofre  é essencial para armazenar mídias ópticas e magnéticas, as ferramentas citadas são fundamentais para trazer a produtividade (e o sucesso) que você tanto deseja em seu canal. Aproveite a oportunidade e veja como os resultados tendem a melhorar muito!

 

Compartilhar Deixar um comentário

Leia também


    1 Comentário

  • Nossa que conteúdo incrível, não conhecia boa parte desses apps e já estou indo testar todos eles.

Comentar

*O seu e-mail não será mostrado no comentário

© 2015 - 2022 - FalandoTech.com - Todos os Direitos Reservados

Movido com muito em Campos dos Goytacazes/RJ