WhatsApp Business: saiba como torná-lo mais efetivo para o seu negócio

WhatsApp Business: saiba como torná-lo mais efetivo para o seu negócio
Imagem:

Tire o maior proveito possível dessa ferramenta inovadora e gratuita! 

As inovações da tecnologia são capazes de auxiliar ativamente na rotina das empresas, seja qual for seu porte ou segmento. Entre as últimas novidades, uma das que mais ganhou destaque foi o WhatsApp Business, também chamado de WhatsApp Corporativo.

O app reúne funcionalidades que antes eram restritas apenas a sistemas mais desenvolvidos (e caros), mas que agora podem ser utilizadas gratuitamente e trazer uma série de benefícios ao negócio, desde que utilizado da maneira correta.

Se você deseja otimizar o uso do app em sua empresa, veio ao lugar certo! Nós separamos uma definição do app e as melhores dicas para aumentar sua efetividade e, assim, desfrutar de tudo o que ele pode oferecer para melhorar a produtividade, a eficiência e também os resultados obtidos. 

O que é o WhatsApp Corporativo? 

É um aplicativo lançado pelo WhatsApp para empresas e negócios, seja qual for seu porte ou segmento, diferente da versão tradicional, que é voltada para usuários.

As formas de comunicação são as mesmas, com a diferença de que os perfis deixam de ser pessoais e passam a ser corporativos, com a opção de cadastrar endereço, horário de funcionamento e site, entre outras informações.

Ele também traz recursos interessantes, como mensagens automáticas e categorização de conversas por etiquetas, as quais podem ajudar sua empresa a ter uma comunicação profissional e de qualidade com clientes e potenciais clientes. O melhor de tudo é que ele é gratuito. 

Como aumentar a eficiência do WhatsApp Business em seu negócio 

Depois de seguir a todas as dicas, será praticamente inimaginável tocar as atividades da empresa sem esse app de comunicação! 

Se ainda não usa, comece hoje mesmo 

A primeira dica pode soar um pouco óbvia, mas merece ser destacada, já que seu negócio precisa estar presente no WhatsApp.

O IBGE divulgou em sua Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2016 que mais de 138 milhões de brasileiros tinham um celular para uso pessoal e que quase 95% das pessoas com pelo menos 10 anos acessaram a internet pelo celular nos três últimos meses daquele ano.

Soma-se a isso o fato de que o WhatsApp tem 120 milhões de usuários ativos no Brasil e o resultado é que a maioria das pessoas no Brasil possuem smartphone e usam o app de mensagens, ou seja, o público da sua empresa também está ali.

Outro ponto que merece destaque é que o WhatsApp Business tinha algo em torno de 5 milhões de empresas cadastradas em todo o mundo no início de 2019, ou seja, a concorrência ainda não está tão acirrada no app.

Isso deixa claro que a ferramenta corporativa não apenas pode como deve ser adotada em seu negócio, já que apresenta um potencial incrível de resultados e é um diferencial competitivo bem interessante. 

Configure todas as informações corretamente 

A maioria dos brasileiros está no WhatsApp, mas não adianta ter sua empresa ali se os dados cadastrados estiverem incorretos. Na verdade, isso tende a apresentar mais males do que benefícios.

É fundamental se assegurar de que todos os dados cadastrados na ferramenta estejam corretos: foto de perfil, endereço, categoria da empresa, descrição, horário de atendimento, e-mail e site devem ser inseridos com máxima atenção. Eles podem ser acessados em Configurações > Configurações da empresa > Perfil.

Caso a companhia não tenha alguma dessas informações, procure por outras alternativas. Se não tiver e-mail, crie um gratuito, mesmo que seja algo como “[email protected]”. Se não tiver site, indique o perfil de uma rede social.

Quanto maior o número de informações, mais opções os potenciais clientes podem encontrar, além de perceberem que a empresa realmente se empenhou em ter um perfil completo no WhatsApp Business. 

Configure mensagens automáticas 

O tempo é um artigo escasso, principalmente nos dias de hoje, em que cada minuto conta para ter mais produtividade e eficiência. Isso torna as mensagens automáticas verdadeiras aliadas do seu negócio.

No menu Configurações > Configurações da empresa, existe uma seção chamada de “Ferramentas de mensagem”, através da qual é possível configurar três opções: 

  • Mensagem de ausência: quando habilitada, é possível enviar mensagens automáticas para os clientes informando sua ausência naquele momento, que pode ser a qualquer hora do dia, em horários programados ou quando estiver fora do horário de atendimento configurado no app. 
  • Mensagem de saudação: se habilitada, envia uma mensagem de boas-vindas quando potenciais clientes enviarem algo pela primeira vez ou ficarem 14 dias em inatividade com o perfil. 
  • Respostas rápidas: nesta seção, ao clicar no botão “+” que fica no canto inferior direito, é possível escrever no campo “mensagem” o texto que você deseja salvar e em “atalho” o comando usado para o envio da mensagem. Por exemplo, ao configurar a mensagem “Bom dia! O que você deseja?” e o atalho “bd”, quando estiver em uma conversa normal, basta digitar o comando “/bd” e ela será inserida automaticamente. 

Faça bom uso das etiquetas 

O objetivo é que sua empresa tenha várias conversas produtivas com os clientes no WhatsApp Business, mas elas podem ficar desorganizadas quando o número for muito grande. Para ajudar, basta usar o recurso de etiquetas.

Quando estiver em alguma conversa, acesse as configurações e selecione o item “Nova etiqueta”. Ali, você pode criar todas as que quiser e, depois, clicar em “Salvar”. Posteriormente, é só acessar a conversa que quer categorizar, abrir o menu e escolher a melhor etiqueta.

Você pode criar etiquetas para clientes que fizeram o primeiro contato, os que estão interessados em adquirir algo, os que já compraram, aqueles que possuem débitos e os que tiveram atendimento concluído, todas separadas por cores, por exemplo. Assim, a organização ficará muito mais simples. 

Bônus: WhatsApp Web 

Assim como a versão pessoal, a corporativa também pode ser usada através de notebooks e computadores de mesa. O caminho é o mesmo: na tela inicial das conversas, clique no menu de configurações, selecione “WhatsApp Web” e escaneie o QR code na tela. 

WhatsApp Business: uma ferramenta e tanto para o seu negócio 

Os recursos da ferramenta são bem completos, principalmente por ela ser gratuita, ou seja, sua empresa precisa começar a utilizá-la agora mesmo, o que pode trazer impactos positivos e a curto prazo em seus resultados.

Aproveite que a maioria da população brasileira está conectada à internet e ao WhatsApp e faça com que seu negócio esteja disponível ali. Mesmo que não seja uma solução de consultoria em telecom propriamente dita, ela é fundamental para a comunicação de sua empresa em um mercado cada vez mais acirrado!


Leia também
Aplicativo do Sesc PR registra mais de 100 mil possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue
Aplicativo do Sesc PR registra mais de 100 mil possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue

Jogo interativo disponível pelo app foi desenvolvida para ajudar a eliminar focos do Aedes aegypti A servidora pública Vanessa Pontes […]

Strava lança recurso de mensagens entre atletas
Strava lança recurso de mensagens entre atletas

O Strava, principal plataforma entre atletas, anuncia hoje um novo recurso no seu aplicativo: o Messaging. Com base em pesquisa que […]

Lady Driver chega a Campos dos Goytacazes e destaca oportunidades de trabalho
Lady Driver chega a Campos dos Goytacazes e destaca oportunidades de trabalho

O app de transporte urbano Lady Driver chega à cidade de Campos dos Goytacazes como uma alternativa para mulheres que […]

Seis meses após onda de aporte, Glorify alcança cinco milhões de usuários no Brasil
Seis meses após onda de aporte, Glorify alcança cinco milhões de usuários no Brasil

O Glorify, aplicativo que possibilita que cristãos façam reflexões, meditações guiadas, orações e leiam passagens bíblicas – alcançou cinco milhões de usuários no Brasil, com 4 milhões de downloads somente em 2022.

A rede social Kwai lança recurso para usuário enviar “mimo” a criadores
A rede social Kwai lança recurso para usuário enviar “mimo” a criadores

Com o objetivo de incentivar os criadores a produzirem conteúdos de qualidade, o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, lança o recurso Mimo, que permite que os seguidores contribuam, em forma de dinheiro, para os vídeos de seus criador