ENGIE inicia operação comercial do Conjunto Eólico Serra do Assuruá, na Bahia
Conjunto Eólico Serra do Assuruá da ENGIE inicia operação em Gentio do Ouro, Bahia, com 15 unidades geradoras ativas, após aprovação da Aneel
Conjunto Eólico Serra do Assuruá da ENGIE inicia operação em Gentio do Ouro, Bahia, com 15 unidades geradoras ativas, após aprovação da Aneel
O Conjunto Eólico Serra do Assuruá, um investimento da ENGIE Brasil Energia em Gentio do Ouro, Bahia, entrou em operação comercial. As primeiras 15 unidades geradoras começaram a operar comercialmente nesta terça-feira, 6 de agosto, após a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A primeira ativação comercial representa 8% da capacidade instalada total. O Conjunto Serra do Assuruá terá 24 parques eólicos, com 188 aerogeradores e uma capacidade total instalada de 846 MW.
“Com investimento total da ordem de R$ 6 bilhões e geração de cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos, o início da operação comercial das primeiras unidades de Serra do Assuruá é resultado da combinação entre disciplina financeira e capacidade de execução dos projetos da Companhia”, comentou Eduardo Takamori, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores.
“O início antecipado da operação comercial de Serra do Assuruá é um marco na implantação de um dos maiores projetos de energia eólica já construídos em fase única pelo Grupo ENGIE no Brasil e no mundo, com conclusão prevista até o final de 2025. Seguimos entregando a nossa estratégia de crescimento em energia renovável no país e o nosso compromisso de geração de valor para acionistas e clientes”, destaca o Diretor-Presidente da Companhia, Eduardo Sattamini.
O desenvolvimento do Conjunto Eólico Serra do Assuruá começou em março de 2023. Este é o quarto projeto eólico da ENGIE na Bahia, onde a empresa já opera os Conjuntos Eólicos Umburanas, Campo Largo 1 e Campo Largo 2, localizados em Sento Sé e Umburanas. Juntos, esses conjuntos têm uma potência instalada que ultrapassa 1 GW.