Implantação revolucionará a conectividade digital, apoiando as principais indústrias do país, como transporte, energia e mineração
A Nokia e a Claro anunciaram hoje a conclusão bem-sucedida da primeira fase da maior implantação de 5G da Colômbia, cobrindo mais de 1000 sites em todo o país. O projeto, que foi concluído apenas quatro meses após as autoridades colombianas emitirem licenças de 5G, fornecerá tecnologias de rádio, core e transporte de última geração, oferecendo cobertura e conectividade de primeira linha. O acordo estabelecerá as bases para futuras inovações em setores como transporte, mineração, energia e petróleo e gás, entre outros.
Sob o contrato, a Nokia fornecerá equipamentos de seu portfólio abrangente e de alta eficiência energética ,Nokia AirScale para ambientes internos e externos. Isso inclui estações rádio base, antenas Massive MIMO de alta capacidade e soluções de cabeça de rádio remoto (RRH). A Nokia também assinou um novo contrato para implantar mais 400 sites 5G. A Nokia também fornecerá sua solução MantaRay Network Management para gerenciamento contínuo de rede e MantaRay SON para operações automatizadas, bem como serviços de otimização de rede e suporte técnico.
O acordo oferece cobertura 5G nas seis principais cidades da Colômbia, com planos de expansão para outras 14 cidades em 2024.
A Nokia está fornecendo uma variedade de soluções de software, incluindo seu Core 5G totalmente automatizado para desempenho de latência ultrabaixa que permite a entrega de serviços avançados e novas fontes de receita, como FWA; o Nokia Assurance Center, que facilita a tomada de decisões automatizadas na rede ao aproveitar diversos conjuntos de dados e inteligência operacional; o NetGuard Cybersecurity Dome e o NetGuard Endpoint Detection and Response (EDR), softwares de detecção de ameaças e incidentes oferecida em um modelo de assinatura Software as a Service (SaaS) para melhorar a eficiência e os tempos de resposta a ameaças cibernéticas novas e existentes.
A solução IP Anyhaul da Nokia também fornecerá backhaul e fronthaul móveis escaláveis, contínuos e de baixa latência, baseados em roteadores de serviço 7750 com base em FP5 e roteadores de interconexão 7250, com automação operacional altamente eficiente fornecida pela Network Services Platform (NSP). Além disso, a Claro implantará a plataforma carro-chefe 1830 Photonic Service Switch (PSS) da Nokia para fornecer conectividade multisserviço de alta velocidade em sua rede de transporte metropolitano para suportar o tráfego das camadas de Agregação para Concentração. A rede óptica da Claro será gerenciada pelos aplicativos de software de automação óptica WaveSuite para gerenciamento de rede de ponta a ponta e controle de recursos.
A Nokia tem sido a parceira de confiança da Claro por mais de 20 anos, cobrindo 2G, 3G, 4G e agora 5G. Recentemente, a Nokia e a Claro Colômbia implantaram uma rede sem fio privada industrial 4.9G de grau industrial e uma solução de edge computing no terminal portuário da Sociedad Portuaria Puerto Bahía em Cartagena, Colômbia.
Rodrigo de Gusmão, CEO da Claro Colômbia, disse: “Estamos encantados em ter nossa rede 5G operando em tempo recorde. A conectividade 5G é um divisor de águas e suas velocidades incríveis, segurança e capacidade oferecem a plataforma para fornecer serviços de próximo nível aos nossos clientes, bem como a uma variedade de indústrias. Estamos entusiasmados em continuar nossa parceria de longa data com a Nokia, que nos ajudará a liderar esta revolução 5G.”
Tommi Uitto, Presidente de Redes Móveis da Nokia, disse: “Estamos orgulhosos emcontinuar nossa parceria de longa data com a Claro Colômbia na era do 5G. A estreita colaboração de ambas as empresas foi fundamental para concluir este projeto em tempo recorde. Juntos, construímos as bases para liderar a transformação digital na Colômbia, que beneficiará a sociedade, seus cidadãos e seus negócios. Nosso portfólio líder de mercado AirScale sustentará essa mudança com capacidade, desempenho e cobertura de qualidade premium. Estou ansioso para continuar essa parceria nos próximos anos.”
*Fonte: Nokia