Pesquisa da TeamViewer realizada no segundo semestre de 2022 aponta ainda que a RA melhora resultados de treinamentos, diminui erros das equipes de trabalho e aumenta a satisfação do cliente
Um projeto de pesquisa iniciado pela TeamViewer, provedora líder global de soluções de conectividade remota e digitalização de ambientes de trabalho, com cerca de 300 líderes norte-americanos de onboarding e treinamento em diversos setores, revelou que enquanto 67% dos entrevistados reportam que o mercado atual tornou mais difícil o processo de integração de novos colaboradores à equipe, à cultura e à forma de operação das empresas, 86% das companhias que utilizam tecnologias de realidade aumentada, como smart glasses, apontam melhorias tanto na ambientação quanto na qualidade dos treinamentos.
Segundo o estudo, as empresas têm mostrado interesse em aumentar continuamente a produtividade dos trabalhadores novos e seniores por meio de tecnologias mais inteligentes de onboarding e treinamento. Dos executivos participantes, 71% disseram que suas empresas se beneficiariam mais rapidamente com a chegada de novos funcionários, mas apenas 25% dos participantes afirmaram ter certeza de que podem fazer isso.
“A tecnologia de RA surgiu como uma ferramenta multiúso para melhorar treinamentos e processos de integração de funcionários, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade e reduz os erros dos trabalhadores”, diz Patricia Nagle, Presidente da TeamViewer Américas. “A RA ajuda a desbloquear todo o potencial do metaverso industrial para os trabalhadores da linha de frente, exibindo dados em tempo real de sistemas backend e workflows de treinamentos interativos e imersivos, fornecendo instruções passo-a-passo hands-free enquanto as equipes treinam e executam tarefas e trabalhos”. Para a executiva, os mercados de trabalho estão mais restritos e promover a otimização de onboarding, treinamentos e fluxos de trabalhos nunca foi tão essencial como agora.”
Treinamento e Onboarding: Desafios e Estratégias
Mais da metade (53%) dos líderes ouvidos na pesquisa também disseram que os trabalhadores da linha de frente são mais difíceis de treinar do que os trabalhadores profissionais/gerenciais. E isso por uma variedade de razões. Já que estão frequentemente em contato com os clientes, eles têm menos experiência e normalmente precisam agir instantaneamente e com mais precisão em uma gama bem mais ampla de responsabilidades. Por outro lado, as empresas já começaram a se adaptar para compensar tais desafios. Os líderes de onboarding relataram que nos últimos 12 meses, o processo de integração de novos colaboradores tem passado por uma série de aprimoramentos, com inclusão de mais vídeos, períodos de ambientação ajustados, expectativas mais fáceis e realistas de adaptação, questionários mais interativos e envio de mensagens inspiradoras dos líderes da empresa.
Outras descobertas importantes
- Empresas que adotam RA estão se tornando mais competitivas
67% dos líderes que treinam suas equipes com realidade aumentada afirmam que a abordagem está se tornando uma vantagem competitiva chave, dando às empresas o dobro de probabilidade de ter um processo de onboarding realmente efetivo. Os entrevistados foram ainda bastante incisivos sobre os benefícios do uso de RA nas corporações, apontando elevação de 50% nos níveis de resultados de treinamentos, diminuição de 49% nos erros dos trabalhadores e aumento de 56% na satisfação do cliente.
- Atingindo as metas de onboarding
As empresas que treinam com RA têm 2,5 vezes mais chances de alcançar consistentemente suas metas de onboarding, obtendo benefícios elevados em tópicos como conformidade, acompanhamento de progresso, redução de erros, experiência dos funcionários e retenção de memória das equipes. Devido a esta série de vantagens, outros líderes estão começando a prestar atenção e 62% das organizações já planejam aumentar os investimentos em tecnologias de RA para apoiar os trabalhadores da linha de frente em 2023. - Ganhos de produtividade
80% dos executivos de onboarding esperam que a produtividade dos trabalhadores da linha de frente aumente em 2023. Para eles, entre os principais ganhos que o uso de novas tecnologias podem promover aos seus negócios e equipes para o próximo ano estão; maior retenção de talentos, rapidez de treinamentos, redução de erros e aumento de novas contratações.
*Imagem: Divulgação / TeamViewer