Um projeto de pesquisa iniciado pela TeamViewer, provedora líder global de soluções de conectividade remota e digitalização de ambientes de trabalho, com cerca de 300 líderes norte-americanos de onboarding e treinamento em diversos setores, revelou que enquanto 67% dos entrevistados reportam que o mercado atual tornou mais difícil o processo de integração de novos colaboradores à equipe, à cultura e à forma de operação das empresas, 86% das companhias que utilizam tecnologias de realidade aumentada, como smart glasses, apontam melhorias tanto na ambientação quanto na qualidade dos treinamentos.
Segundo o estudo, as empresas têm mostrado interesse em aumentar continuamente a produtividade dos trabalhadores novos e seniores por meio de tecnologias mais inteligentes de onboarding e treinamento. Dos executivos participantes, 71% disseram que suas empresas se beneficiariam mais rapidamente com a chegada de novos funcionários, mas apenas 25% dos participantes afirmaram ter certeza de que podem fazer isso.
“A tecnologia de RA surgiu como uma ferramenta multiúso para melhorar treinamentos e processos de integração de funcionários, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade e reduz os erros dos trabalhadores”, diz Patricia Nagle, Presidente da TeamViewer Américas. “A RA ajuda a desbloquear todo o potencial do metaverso industrial para os trabalhadores da linha de frente, exibindo dados em tempo real de sistemas backend e workflows de treinamentos interativos e imersivos, fornecendo instruções passo-a-passo hands-free enquanto as equipes treinam e executam tarefas e trabalhos”. Para a executiva, os mercados de trabalho estão mais restritos e promover a otimização de onboarding, treinamentos e fluxos de trabalhos nunca foi tão essencial como agora.”
Treinamento e Onboarding: Desafios e Estratégias
Mais da metade (53%) dos líderes ouvidos na pesquisa também disseram que os trabalhadores da linha de frente são mais difíceis de treinar do que os trabalhadores profissionais/gerenciais. E isso por uma variedade de razões. Já que estão frequentemente em contato com os clientes, eles têm menos experiência e normalmente precisam agir instantaneamente e com mais precisão em uma gama bem mais ampla de responsabilidades. Por outro lado, as empresas já começaram a se adaptar para compensar tais desafios. Os líderes de onboarding relataram que nos últimos 12 meses, o processo de integração de novos colaboradores tem passado por uma série de aprimoramentos, com inclusão de mais vídeos, períodos de ambientação ajustados, expectativas mais fáceis e realistas de adaptação, questionários mais interativos e envio de mensagens inspiradoras dos líderes da empresa.
Outras descobertas importantes
*Imagem: Divulgação / TeamViewer